Comportamento Informacional de pais de crianças com Síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15049 |
Resumo: | Resumo: Este estudo teve como objeto de investigação o comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down (anomalia genética do cromossomo 21 que pode trazer alterações intelectuais e de habilidades funcionais que comprometem a adequação social do indivíduo), com base nas teorias dos estudos de usuários da informação e do aspecto social da Ciência da Informação Foram analisados as necessidades, a busca e o uso da informação em diferentes contextos, considerando-se a abordagem cognitiva, os aspectos de acesso à informação e do significado cultural atribuído pelos participantes às pessoas com deficiência, decorrentes das influências ideológicas e sociais A pesquisa compreendeu a fase inicial da constatação do diagnóstico e a conduta dos pais em diferentes aspectos para manutenção e qualidade de vida dos filhos com Síndrome de Down O estudo foi de natureza exploratória e qualitativa A amostra foi delineada com base nos prontuários do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), composta por dois grupos de pais de filhos com Síndrome de Down, crianças nascidas nas décadas de 196 a 198 e outro grupo com crianças nascidas nos anos de 29 a 213 Foram usados como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental e entrevista semiestruturada, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para tratamento dos dados coletados nas entrevistas Os resultados encontrados nesta pesquisa permitem afirmar que o comportamento informacional dos pais decorre da interveniência do significado cultural atribuído à deficiência e do acesso à informação, na transferência do conhecimento para a condução das práticas cotidianas dos pais, frente à realidade Quanto ao acesso à informação, nota-se importante diferença ocorrida no intervalo de tempo proposto no estudo em virtude de novos sistemas de informação, entre eles, internet e campanhas educativas de divulgação das potencialidades das pessoas com Síndrome de Down, além da participação delas em diferentes contextos, o que é resultante de novas posturas sociais Foi constatado que o fator determinante para as mudanças ocorridas no comportamento dos pais em relação ao reconhecimento das necessidades, a busca e ao uso da informação e a significação dessas necessidades, está localizado no significado cultural atribuído à deficiência, que perpassa as relações sociais, históricas e culturais marcadas na individualidade dos participantes |
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Comportamento Informacional de pais de crianças com Síndrome de DownCiência da InformaçãoSíndrome de DownServiços de informaçãoEstudos de usuáriosComportamento informacionalInformation scienceDown syndromeInformation behaviorInformation servicesUse studiesResumo: Este estudo teve como objeto de investigação o comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down (anomalia genética do cromossomo 21 que pode trazer alterações intelectuais e de habilidades funcionais que comprometem a adequação social do indivíduo), com base nas teorias dos estudos de usuários da informação e do aspecto social da Ciência da Informação Foram analisados as necessidades, a busca e o uso da informação em diferentes contextos, considerando-se a abordagem cognitiva, os aspectos de acesso à informação e do significado cultural atribuído pelos participantes às pessoas com deficiência, decorrentes das influências ideológicas e sociais A pesquisa compreendeu a fase inicial da constatação do diagnóstico e a conduta dos pais em diferentes aspectos para manutenção e qualidade de vida dos filhos com Síndrome de Down O estudo foi de natureza exploratória e qualitativa A amostra foi delineada com base nos prontuários do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), composta por dois grupos de pais de filhos com Síndrome de Down, crianças nascidas nas décadas de 196 a 198 e outro grupo com crianças nascidas nos anos de 29 a 213 Foram usados como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental e entrevista semiestruturada, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para tratamento dos dados coletados nas entrevistas Os resultados encontrados nesta pesquisa permitem afirmar que o comportamento informacional dos pais decorre da interveniência do significado cultural atribuído à deficiência e do acesso à informação, na transferência do conhecimento para a condução das práticas cotidianas dos pais, frente à realidade Quanto ao acesso à informação, nota-se importante diferença ocorrida no intervalo de tempo proposto no estudo em virtude de novos sistemas de informação, entre eles, internet e campanhas educativas de divulgação das potencialidades das pessoas com Síndrome de Down, além da participação delas em diferentes contextos, o que é resultante de novas posturas sociais Foi constatado que o fator determinante para as mudanças ocorridas no comportamento dos pais em relação ao reconhecimento das necessidades, a busca e ao uso da informação e a significação dessas necessidades, está localizado no significado cultural atribuído à deficiência, que perpassa as relações sociais, históricas e culturais marcadas na individualidade dos participantesDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: Grounded on theories of information user studies and in social aspect of Information Science, the object of research of this study is the informational behavior of parents of children with Down syndrome (genetic anomaly in the 21 chromosome that can cause change in cognition and functional abilities that compromise the social adequacy of individual) Was analyzed the need, search and use of information in different contexts, following the cognitive approach, aspects of information access and cultural meaning attributed by participants to people with disability, due of ideological and social influence The research comprehended both the initial diagnosis constatation, and conduct of parents, in diverse aspects to maintenance and life quality of their children with Down syndrome Based on an exploratory nature study and qualitative The sample was bounded based on medical records from Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), composed by two groups of parents with children down syndrome, one with children born between the decades of 196 and 198 and other with children born in the years of 29 through 213 As instrument for data collection was used documental research and semi structured interview, was utilized the content analysis technic for the treatment of data collected in interviews The results that we arrived in this research allows to affirm that the information behavior arises from intervenience of cultural meaning attributed to disability and from information access, on transference of knowledge to the conduct of daily practice of parents, in front of reality Regarding information access can be noted an important difference occurred in time interval proposed in this study due to the new information systems, including, internet and educational campaigns to publicize the potentiality of people with Down syndrome, in addition to their involvement in different contexts, which is result of new social postures It found that the determining factor to changes occurred in parents behavior related to the recognition of need, the search and use of information and signification of these needs, is located in the cultural meaning attributed to disability, which permeates the social relations, historical and cultural stamped in the individuality of participantsBartalo, Linete [Orientador]Araújo, Carlos Alberto ÁvilaBortolin, SueliBerti, Ilemar Christina Lansoni Wey2024-05-01T14:44:38Z2024-05-01T14:44:38Z2014.0024.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15049porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - 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