Infância e educação infantil : representações sociais de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14289 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação se vincula à linha de pesquisa “Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contextos Escolares” do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina Tendo por referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais e, especificamente, a proposição da Teoria do Núcleo Central, o objetivo geral deste estudo é identificar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de infância e de Educação Infantil prevalecentes e compartilhadas entre professores que atendem essa faixa etária na rede municipal de ensino de Londrina Além de investigar quais as representações dos professores sobre infância e Educação Infantil, buscamos, também, verificar se os conteúdos dessas representações demonstram similaridades e, ainda, se as variáveis tempo de serviço e formação acadêmica afetam os conteúdos dessas representações O estudo empírico foi realizado junto a 53 professores e para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e dois testes de Associação de Palavras com os indutores <Educação Infantil é> e < Infância é> Para análise, utilizamos o quadro de quatro casas com o auxílio do software EVOC Posteriormente, foram comparados os resultados da análise prototípica com os resultados do cálculo do INCEV, um índice que permite avaliar a centralidade simbólica dos elementos representacionais e, por último, a análise de conteúdo das justificativas dadas pelos participantes Os resultados indicam que estes professores não entendem as funções de cuidar e educar como práticas indissociáveis, demonstram associar Educação Infantil enquanto contexto promotor do desenvolvimento infantil que tem como dimensão caracterizadora as atividades lúdicas As representações sociais docentes sobre infância demonstram uma imagem em que a brincadeira é entendida como atividade principal e única da criança, demonstrando uma ideia dessa fase da vida de forma descontextualizada e imersa em um vazio social |
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Infância e educação infantil : representações sociais de professoresProfessores de educação pré-escolarRepresentações sociaisInfânciaEducação de criançasPreschool teachersChildhoodEarly childhood educationResumo: Esta Dissertação se vincula à linha de pesquisa “Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contextos Escolares” do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina Tendo por referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais e, especificamente, a proposição da Teoria do Núcleo Central, o objetivo geral deste estudo é identificar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de infância e de Educação Infantil prevalecentes e compartilhadas entre professores que atendem essa faixa etária na rede municipal de ensino de Londrina Além de investigar quais as representações dos professores sobre infância e Educação Infantil, buscamos, também, verificar se os conteúdos dessas representações demonstram similaridades e, ainda, se as variáveis tempo de serviço e formação acadêmica afetam os conteúdos dessas representações O estudo empírico foi realizado junto a 53 professores e para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e dois testes de Associação de Palavras com os indutores <Educação Infantil é> e < Infância é> Para análise, utilizamos o quadro de quatro casas com o auxílio do software EVOC Posteriormente, foram comparados os resultados da análise prototípica com os resultados do cálculo do INCEV, um índice que permite avaliar a centralidade simbólica dos elementos representacionais e, por último, a análise de conteúdo das justificativas dadas pelos participantes Os resultados indicam que estes professores não entendem as funções de cuidar e educar como práticas indissociáveis, demonstram associar Educação Infantil enquanto contexto promotor do desenvolvimento infantil que tem como dimensão caracterizadora as atividades lúdicas As representações sociais docentes sobre infância demonstram uma imagem em que a brincadeira é entendida como atividade principal e única da criança, demonstrando uma ideia dessa fase da vida de forma descontextualizada e imersa em um vazio socialDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This work is linked to research line of “Learning in School Contexts Human Development” Program Masters in Education from the State University of Londrina Having a theoretical-methodological social representations theory, and specifically the proposal of the Theory of Central Nucleus The aim of this study is to identify the content and structure of social representations of childhood and kindergarten prevalent and shared among teachers who meet this age group in the municipal schools of Londrina Besides investigating what representations of teachers in childhood and childhood education we also seek to verify if the contents of these representations demonstrate similarities and even if the variables length of service and academic affect the contents of these representations The empirical study was conducted with 53 teachers and for data collection were used one demographic questionnaire and two tests Word Association with inducers <Childhood education is > and <Childhood is >For the analysis we use the framework of four houses with the help of EVOC Afterword the results were compared with the prototypical analysis of the calculation results INCEV, an index designed to measure the centrality of symbolic representational elements and lastly the content analysis of the justifications given by participantsThe results indicate that these teachers do not understand the duties of care and education as inseparable practices , It demonstrate association in childhood education while promoting the context of child development that has the dimension characterizing recreational activities Social representations about childhood teachers show an image in which the play is understood as core and only child demonstrating an idea of this phase of life in a decontextualized and immersed in a social vacuumPullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]Guimarães, Célia MariaOliveira, Franscismara Neves deGonzaga, Rúbia Renata das Neves2024-05-01T14:29:52Z2024-05-01T14:29:52Z2013.0012.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14289porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14289Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - 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