Guerra do Paraguai / Guerra Guasu : narrativas em livros didáticos do Brasil e do Paraguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Andrew Cesar de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10066
Resumo: Resumo: O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise de conteúdo das narrativas referentes à Guerra do Paraguai/ Guerra Guasu , presentes nos livros didáticos de história do Brasil e do Paraguai, a fim de identificar nas mesmas, elementos da cultura escolar e da cultura histórica que pudessem ajudar a sanar as dúvidas, perguntas e inquietações que levaram à realização deste O choque entre as perspectivas brasileiras e paraguaias sobre o conflito ocorrido entre 1864-187 foi o estopim para a investigação que tentou identificar nos materiais escolares, possíveis elementos constituidores das narrativas comumente difundidas entre cidadãos do Brasil e do Paraguai Para isso, foram elencados alguns critérios que serão apresentados ao longo do trabalho, a fim de guiar a pesquisa e facilitar a investigação sobre os materiais É possível notar certo distanciamento das narrativas históricas escolares para com as narrativas acadêmicas, evidência do rompimento entre ciência histórica e didática da história (Rüsen, 26) a partir do século XIX, assim como tendências e posicionamentos que se repetem entre os materiais, os quais podem ser colocados como símbolos presentes da cultura escolar (Forquin, 1993) e da cultura histórica nas narrativas históricas escolares Dentro do universo de Cultura Histórica (Rüsen, 1994), encontra-se o conceito de Consciência Histórica (Rüsen, 1994) que pode ser interpretado como o conjunto de habilidades de organização e orientação temporal do sujeito com os diferentes tempos históricos (passado-presente-futuro) A consciência histórica abre possibilidades de ressignificação do passado que permitem a busca de novas respostas e soluções para o tempo presente e futuro O desenvolvimento da consciência histórica está intimamente ligado com o avanço da educação histórica, a qual é marcada pelo desenvolvimento de habilidades e competências de segunda ordem que conduzem à Literacia Histórica (Lee, 216) O conceito de literacia refere-se à uma alfabetização, ou seja, ao avanço dos estudantes rumo à entendimentos de história mais complexos que a simples memorização de grandes eventos, datas e personalidades A Guerra do Paraguai / Guerra Guasu sendo um conflito tão marcado pelos revisionismos históricos ao longo do tempo e em diferentes regiões geográficas, sem dúvidas é um tema muito interessante para trabalhar competências capazes de conduzir à uma educação histórica É possível observar a guerra a partir de diferentes perspectivas, bem como diferentes reivindicações deste conflito são feitas até o presente, denotando a importância do mesmo para a contemporaneidade e o caracterizando como um tema longe de estar com suas discussões finalizadas Quando pensamos no caso da trajetória da historiografia brasileira acerca deste conflito, lembramos de ao menos três vertentes principais, uma delas intitulada como nacionalista memorialística-patriótica, outra conhecida como revisionista e por fim uma última que remete aos tempos atuais intitulada de neorrevisionista Já ao analisar o caso do Paraguai, vemos uma historiografia pouco produzida ao longo dos anos pós-guerra e uma retomada da historiografia nacional a partir do revisionismo novecentista que remete a uma visão extremamente nacionalista sobre a história do Paraguai pós-independência e se consolida ao longo do século XX a partir de diferentes regimes políticos que governam o Paraguai, além de ser uma das bases da cultura popular (música, teatro, danças) que mencionam a nação com bravura e heroísmo, relacionando tais características positivas à Guerra da Tríplice Aliança Para entender melhor o momento de formação das vertentes historiográficas, faz-se necessário estudar seus contextos histórico, social e regional que impactam diretamente nas intencionalidades e objetivos da narrativa histórica Por fim, pode-se afirmar sem dúvidas que a Guerra do Paraguai é um campo de intensa disputa de diferentes grupos É um conflito largo que pode ser dividido em várias fases e cada uma delas possui características muito particulares A Guerra do Paraguai é um enfrentamento bélico do século XIX e que traz semelhanças de conflitos ocorridos no mesmo período (Guerra de Secessão dos EUA e Guerra da Criméia), mas que também aponta e apresenta várias semelhanças com os enfrentamentos militares realizados ao longo do século XX Entender este conflito é essencial para a compreensão sobre a formação dos Estados Nacionais na região da Bacia do Prata e para as relações regionais que se desenvolveram ao longo do século XIX e ao menos metade do século XX
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fim de guiar a pesquisa e facilitar a investigação sobre os materiais É possível notar certo distanciamento das narrativas históricas escolares para com as narrativas acadêmicas, evidência do rompimento entre ciência histórica e didática da história (Rüsen, 26) a partir do século XIX, assim como tendências e posicionamentos que se repetem entre os materiais, os quais podem ser colocados como símbolos presentes da cultura escolar (Forquin, 1993) e da cultura histórica nas narrativas históricas escolares Dentro do universo de Cultura Histórica (Rüsen, 1994), encontra-se o conceito de Consciência Histórica (Rüsen, 1994) que pode ser interpretado como o conjunto de habilidades de organização e orientação temporal do sujeito com os diferentes tempos históricos (passado-presente-futuro) A consciência histórica abre possibilidades de ressignificação do passado que permitem a busca de novas respostas e soluções para o tempo presente e futuro O desenvolvimento da consciência histórica está 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brasileira acerca deste conflito, lembramos de ao menos três vertentes principais, uma delas intitulada como nacionalista memorialística-patriótica, outra conhecida como revisionista e por fim uma última que remete aos tempos atuais intitulada de neorrevisionista Já ao analisar o caso do Paraguai, vemos uma historiografia pouco produzida ao longo dos anos pós-guerra e uma retomada da historiografia nacional a partir do revisionismo novecentista que remete a uma visão extremamente nacionalista sobre a história do Paraguai pós-independência e se consolida ao longo do século XX a partir de diferentes regimes políticos que governam o Paraguai, além de ser uma das bases da cultura popular (música, teatro, danças) que mencionam a nação com bravura e heroísmo, relacionando tais características positivas à Guerra da Tríplice Aliança Para entender melhor o momento de formação das vertentes historiográficas, faz-se necessário estudar seus contextos histórico, social e regional que impactam diretamente nas intencionalidades e objetivos da narrativa histórica Por fim, pode-se afirmar sem dúvidas que a Guerra do Paraguai é um campo de intensa disputa de diferentes grupos É um conflito largo que pode ser dividido em várias fases e cada uma delas possui características muito particulares A Guerra do Paraguai é um enfrentamento bélico do século XIX e que traz semelhanças de conflitos ocorridos no mesmo período (Guerra de Secessão dos EUA e Guerra da Criméia), mas que também aponta e apresenta várias semelhanças com os enfrentamentos militares realizados ao longo do século XX Entender este conflito é essencial para a compreensão sobre a formação dos Estados Nacionais na região da Bacia do Prata e para as relações regionais que se desenvolveram ao longo do século XIX e ao menos metade do século XXDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: The objective of the present work was to perform a content analysis of the narratives referring to the Paraguayan War/Triple Alliance, present in Brazilian and Paraguayan history textbooks, to identify in them, elements of school culture and historical culture that could help to solve the doubts, questions and concerns that led to this work The clash between the Brazilian and Paraguayan perspectives on the conflict that occurred between 1864-187 was the trigger for the investigation that tried to identify in school materials possible elements of the narratives commonly disseminated among citizens of Brazil and Paraguay To this end, some criteria were listed that will be presented throughout the work, to guide the research and facilitate the investigation of the materials It is possible to notice a certain distance between school historical narratives and academic narratives, evidence of the rupture between historical science and didactics of history (Rüsen, 26) as from the 19th century, as well as tendencies and positions that are repeated among the materials, which can be placed as present symbols of school culture (Forquin, 1993) and of historical culture in school historical narratives Within the universe of Historical Culture (Rüsen, 1994), we find the concept of Historical Consciousness (Rüsen, 1994), which can be interpreted as the set of skills of organization and temporal orientation of the subject with the different historical times (past-present-future) Historical consciousness opens possibilities of re-signifying the past that allow the search for new answers and solutions for the present and future time The development of historical consciousness is closely linked with the advancement of history education, which is marked by the development of second-order skills and competencies that lead to Historical Literacy (Lee, 216) The concept of literacy refers to a literacy, that is, the advancement of students toward more complex understandings of history than the simple memorization of major events, dates, and personalities The Paraguayan War / Guasu War, being a conflict so marked by historical revisionism over time and in different geographical regions, is undoubtedly a very interesting topic to work on skills that can lead to historical education It is possible to observe the war from different perspectives, as well as different claims of this conflict are made until the present, denoting its importance for contemporaneity, and characterizing it as a theme far from being finalized in its discussions When we think of the trajectory of Brazilian historiography regarding this conflict, we remember at least three main strands, one of them entitled memorialistic-patriotic nationalist, another known as revisionist, and finally a last one that refers to current times, entitled neo-revisionist In analyzing the case of Paraguay, on the other hand, we see a historiography that was scarcely produced during the post-war years and a resumption of national historiography based on the nineteenth-century revisionism that refers to an extremely nationalistic view of the history of post-independence Paraguay and consolidates itself throughout the twentieth century with the different political regimes that govern Paraguay, besides being one of the bases of popular culture (music, theater, dances) that mentions the nation with bravery and heroism, relating such positive characteristics to the War of the Triple Alliance To better understand the moment of formation of the historiographical strands, it is necessary to study their historical, social, and regional contexts that directly impact the intentionalities and objectives of the historical narrative Finally, it can be stated without a doubt that the Paraguayan War is a field of intense dispute between different groups It is a broad conflict that can be divided into several phases and each of them has very particular characteristics The Paraguayan War is a warlike confrontation of the 19th century that brings similarities to conflicts that occurred in the same period (the US War of Secession and the Crimean War), but also points to and presents several similarities with military confrontations that took place throughout the 2th century Understanding this conflict is essential to an understanding of the formation of national states in the La Plata Basin region and the regional relations that developed throughout the nineteenth century and at least half of the twentieth centurySouza, Éder Cristiano de [Orientador]Squinelo, Ana PaulaCainelli, Marlene RosaGoes, Andrew Cesar de2024-05-01T12:13:54Z2024-05-01T12:13:54Z2021.0005.10.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10066porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:35Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:35Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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