Cinemática do chute no futebol : variáveis preditoras da direção da bola para o treinamento perceptivo de goleiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faquin, Bruno Secco
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16333
Resumo: Resumo: O pênalti é uma oportunidade importante para marcar gol, decidir a partida ou o campeonato de futebol Devido ao curto período de tempo que a bola leva para chegar ao gol, uma antecipação adequada da direção da bola aumentaria as possibilidades de defesa do goleiro Todavia, não está claro quais informações cinemáticas do chutador predizem a direção da bola, bem como o uso delas no treinamento perceptivo de goleiros Sendo assim, o objetivo da tese foi analisar as variáveis preditoras da direção da bola no chute de pênalti do futebol (experimento I), para o treinamento perceptivo de goleiros (experimento II) Do experimento I, participaram 2 jogadores de futebol da categoria Sub-19 A tarefa foi realizar a cobrança do pênalti em direção a quatro alvos posicionados no gol Os chutes foram analisados cinematicamente, por meio do sistema Vicon A análise de Regressão logística demonstrou que a rotação do tronco é a principal preditora da direção horizontal da bola nos instantes temporais de 25, 2 e 15ms antes do contato do pé com bola e altura do pé de chute foi preditora da direção vertical apenas no instante de contato A rotação do tronco representa um aspecto invariante do chute tendo alta relação com a direção horizontal da bola Do experimento II, participaram 6 indivíduos com idade entre 16 e 32 anos, divididos em quatro grupos com intervenção por meio do Método Explícito (observação de vídeos com informações relevantes) ou Método Implícito (apenas observação de vídeos): a) 15 Goleiros via Método Explícito; b) 15 Goleiros por meio do Método Implícito; c) 15 Não jogadores expostos ao Método Explícito; e d) 15 Não jogadores submetidos ao Método implícito A tarefa consistiu em observar vídeos pré-produzidos de chutadores realizando a cobrança do pênalti a partir do ponto de vista do goleiro, na tela de um notebook, sendo exibido o início da passada até 2ms antes do ponto de contato do pé com a bola Os participantes prediziam o mais rápido possível para qual lado a bola iria, por meio de tecla correspondente O software registrou o tempo de reação e o lado escolhido Foram realizados Pré-teste, Aquisição, Pós-teste e Teste de Retenção Para análise estatística foi utilizado GEE para os Testes (dois métodos x quatro grupos x três fases) e outra para a Aquisição (dois métodos x quatro grupos x seis fases) A significância adotada foi de 5% (P<,5) Independentemente do tipo de método, houve melhora de desempenho e aprendizagem tanto nos grupos de Goleiros quanto nos de Não jogadores Os grupos de método implícito também conseguiram extrair informações relevantes para predição da bola Portanto, a rotação do tronco é a principal preditora da direção da bola Entretanto, o uso dessa informação no método explícito não aperfeiçoou o treinamento perceptivo em comparação ao implícito Logo, o treinamento perceptivo promove aprimoramento do desempenho e a aprendizagem em Goleiros e Não jogadores
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b) 15 Goleiros por meio do Método Implícito; c) 15 Não jogadores expostos ao Método Explícito; e d) 15 Não jogadores submetidos ao Método implícito A tarefa consistiu em observar vídeos pré-produzidos de chutadores realizando a cobrança do pênalti a partir do ponto de vista do goleiro, na tela de um notebook, sendo exibido o início da passada até 2ms antes do ponto de contato do pé com a bola Os participantes prediziam o mais rápido possível para qual lado a bola iria, por meio de tecla correspondente O software registrou o tempo de reação e o lado escolhido Foram realizados Pré-teste, Aquisição, Pós-teste e Teste de Retenção Para análise estatística foi utilizado GEE para os Testes (dois métodos x quatro grupos x três fases) e outra para a Aquisição (dois métodos x quatro grupos x seis fases) A significância adotada foi de 5% (P<,5) Independentemente do tipo de método, houve melhora de desempenho e aprendizagem tanto nos grupos de Goleiros quanto nos de Não jogadores Os grupos de método implícito também conseguiram extrair informações relevantes para predição da bola Portanto, a rotação do tronco é a principal preditora da direção da bola Entretanto, o uso dessa informação no método explícito não aperfeiçoou o treinamento perceptivo em comparação ao implícito Logo, o treinamento perceptivo promove aprimoramento do desempenho e a aprendizagem em Goleiros e Não jogadoresTese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: The penalty kick is an important opportunity to score, decide the match or the football championship Due to the short time the ball takes to reach the goal, an adequate anticipation of the direction of the ball would increase the goalkeeper's defense possibilitiesThus, adequate anticipation of the direction of the ball would increase the possibilities of defense of the goalkeeper However, it is not clear what kinematic information from the kicker predicts the direction of the ball, as well as their use in the perceptual training of goalkeepers Therefore, the objective of the thesis was to analyze the predictive variables of the direction of the ball in the soccer penalty kick (experiment I) for the perceptive training of goalkeepers (experiment II) In experiment I, participated 2 football players of the category Sub-19 The task was to carry out the collection of the penalty toward four targets positioned in goal The kicks were analyzed kinematically, using the Vicon system The logistic regression analysis showed that trunk rotation is the main predictor of the horizontal direction of the ball in the time instants of 25, 2 and 15ms before ball foot contact and foot height was predictive of vertical direction only at the moment of contact The rotation of the trunk represents an invariant aspect of the kick having high relation with the horizontal direction of the ball In Experiment II, 6 individuals aged 16 to 32 years were divided into four groups with intervention using the explicit method (observation of videos with relevant information) or implicit method (video observation only): a) 15 Goalkeepers Method Explicit; b) 15 Goalkeepers Implicit Method; c) 15 Non-players Explicit Method; and d) 15 Non-players Implied method The task consisted in observing pre-produced videos of kickers realizing the collection of the penalty from the point of view of the goalkeeper, on the screen of a notebook, showing the beginning of the last up to 2ms before the point of contact of the foot with the ball, the participants predicted as quickly as possible on which side the ball would go, by means of corresponding key The software recorded the reaction time and the chosen side Pre-test, Acquisition, Post-test and Retention Test were performed For statistical analysis, GEE was used for the Tests (two methods x four groups x three phases) and another one for the Acquisition (two methods x four groups x six phases) The significance used was 5% (P<5) Regardless of the type of method, there was improvement of performance and learning in the Goalkeeping groups as well as Non-players The implicit method groups were also able to extract information relevant to predicting the ball Therefore, trunk rotation is the main predictor of ball direction However, using this information in the explicit method did not optimize perceptual training as compared to implicit training Therefore, perceptual training promotes performance improvement and learning in Goalkeepers and Non-playersOkazaki, Victor Hugo Alves [Orientador]Teixeira, Luís AugustoRodrigues, Sérgio TosiMoura, Felipe ArrudaFaquin, Bruno Secco2024-05-01T15:05:51Z2024-05-01T15:05:51Z2018.0029.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16333porDoutoradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:42:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:42:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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