Materialist readings of cinematic representations of disability
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13412 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa apresentada tem como objetivo a análise das representações da deficiência nas indústrias cinematográficas dominante e independente Objetivou-se (1) delinear a estrutura narrativa do gênero drama de normalidade, com base no conceito cunhado por Darke (1998) e nas estratégias narrativas ideológicas elaboradas por Wayne (22), (2) examinar os impactos das relações de classe social na construção e desenvolvimento das personagens com deficiência e (3) estabelecer conexões entre a apreensão e representação da deficiência nos dramas de normalidade e a condição de classe social das personagens Justifica-se a relevância do estudo, fundamentado pelos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Cultural, por sua compreensão das relações dialéticas entre dominação material e dominação ideológica Em oposição às concepções patologizantes, o estudo concebe a deficiência como fenômeno social determinado por condições históricas, econômicas, sociais e culturais Os resultados das análises dos quatro estudos de caso da indústria cinematográfica dominante corroboram com as proposições de Darke (1998) Os exemplos discutidos elucidam a estrutura narrativa ideológica do drama de normalidade, que visa a reprodução da deficiência como desvio da norma social e como contrária aos pressupostos da Ideologia da Competência O drama de normalidade é construído a partir de técnicas cinematográficas melodramáticas que apelam à emoção e retratam a deficiência como uma tragédia que deve ser superada com esforço pessoal e dedicação Sem profundidade, as personagens com deficiência ficam à mercê das opiniões, desejos e caridades daqueles sem-deficiência à sua volta Como espaço de resistência, a indústria independente oferece, nos dois casos analisados, uma narrativa que retrata a deficiência como construção social e histórica As personagens com deficiência são retratadas com complexidade e construídas como humanos completos e não como mera expressão de sua deficiência |
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Materialist readings of cinematic representations of disabilityEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasCinemaDeficiênciaClasses sociaisEducation - BrazilMotion picturesDisabilitySocial classesNormality dramaResumo: A pesquisa apresentada tem como objetivo a análise das representações da deficiência nas indústrias cinematográficas dominante e independente Objetivou-se (1) delinear a estrutura narrativa do gênero drama de normalidade, com base no conceito cunhado por Darke (1998) e nas estratégias narrativas ideológicas elaboradas por Wayne (22), (2) examinar os impactos das relações de classe social na construção e desenvolvimento das personagens com deficiência e (3) estabelecer conexões entre a apreensão e representação da deficiência nos dramas de normalidade e a condição de classe social das personagens Justifica-se a relevância do estudo, fundamentado pelos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Cultural, por sua compreensão das relações dialéticas entre dominação material e dominação ideológica Em oposição às concepções patologizantes, o estudo concebe a deficiência como fenômeno social determinado por condições históricas, econômicas, sociais e culturais Os resultados das análises dos quatro estudos de caso da indústria cinematográfica dominante corroboram com as proposições de Darke (1998) Os exemplos discutidos elucidam a estrutura narrativa ideológica do drama de normalidade, que visa a reprodução da deficiência como desvio da norma social e como contrária aos pressupostos da Ideologia da Competência O drama de normalidade é construído a partir de técnicas cinematográficas melodramáticas que apelam à emoção e retratam a deficiência como uma tragédia que deve ser superada com esforço pessoal e dedicação Sem profundidade, as personagens com deficiência ficam à mercê das opiniões, desejos e caridades daqueles sem-deficiência à sua volta Como espaço de resistência, a indústria independente oferece, nos dois casos analisados, uma narrativa que retrata a deficiência como construção social e histórica As personagens com deficiência são retratadas com complexidade e construídas como humanos completos e não como mera expressão de sua deficiênciaTese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The research presented aims to analyse representations of disability in the dominant and in the independent film industries The objectives were (1) to outline the narrative structure of the genre normality drama, based on the concept coined by Darke (1998) and on the ideological narrative strategies developed by Wayne (22), (2) to examine the impacts of social class relations on the construction and development of disabled characters and (3) to establish connections between the apprehension and representation of disability in normality dramas and the condition of class of the characters The relevance of the study is justified, based on the theoretical-methodological framework of Historical and Cultural Materialisms, by its understanding of the dialectical relations between material domination and ideological domination In opposition to the medical approach, this study conceives disability as a social phenomenon determined by historical, economic, social and cultural conditions The results of the analyses of the four case studies of the dominant film industry corroborate the propositions of Darke (1998) The examples discussed elucidate the ideological narrative structure of the normality drama, which aims to reproduce disability as a deviation from the social norm and a threat to the stablished assumptions of the Ideology of Competence The normality drama is built on melodramatic cinematographic techniques that appeal to emotion and portray disability as a tragedy that must be overcome with personal effort and dedication Without depth, disabled characters are at the mercy of the opinions, desires and charity of those without disabilities around them As a space of resistance, the independent industry offers, in the two cases analysed, a narrative that portrays disability as a social and historical construction Disabled characters are portrayed with complexity and constructed as complete humans and not as a mere expression of their impairmentMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]Branco, Sérgio DiasKassar, Mônica de Carvalho MagalhãesOrlando, Rosimeire MariaBrener, Fernanda MachadoWayne, Michael [Coorientador]Cabral, Vinícius Neves de2024-05-01T14:15:01Z2024-05-01T14:15:01Z2021.0029.04.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13412porDoutoradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - 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