Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11098 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar circuitos elétricos Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e compatível com a significação para a qual foram propostas Procuramos investigar esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las Finalmente, os resultados da pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função simbólica e para uma aprendizagem significativa |
id |
UEL_5f12d00d52e6b31e54f39ac84de8c6eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11098 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhosCiências (Ensino médio)Estudo e ensinoCircuitos elétricosSemiótica e físicaElectric circuitsSemiotics and physicsSciences (Medium teaching) - Study and teachingResumo: O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar circuitos elétricos Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e compatível com a significação para a qual foram propostas Procuramos investigar esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las Finalmente, os resultados da pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função simbólica e para uma aprendizagem significativaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present work analyzes and proposes to incorporate the language semiotics of the drawings to symbology traditional treatment conventional to study electric circuits Such an idea evolved from recent research on students’ difficulties in reading images and in giving them a coherent interpretation compatible with their proposed meanings We investigate a pedagogical strategy mediated by drawing, using Senior level students from a public High School, to scan the operationalization and development of concepts and their symbolic referential, identifying the unsatisfactory reflections of the students, and giving them the chance to correct them Finally, results from this research point out that this approach has contributed to the development of the symbolic function and of a significant learning experienceLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Pacca, Jesuína Lopes de AlmeidaOta, Maria Inês NobreGouveia, Amandio Augusto2024-05-01T13:09:59Z2024-05-01T13:09:59Z2007.0013.09.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11098porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:29:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11098Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:29:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos |
title |
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos Gouveia, Amandio Augusto Ciências (Ensino médio) Estudo e ensino Circuitos elétricos Semiótica e física Electric circuits Semiotics and physics Sciences (Medium teaching) - Study and teaching |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos |
author |
Gouveia, Amandio Augusto |
author_facet |
Gouveia, Amandio Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laburú, Carlos Eduardo [Orientador] Pacca, Jesuína Lopes de Almeida Ota, Maria Inês Nobre |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Amandio Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências (Ensino médio) Estudo e ensino Circuitos elétricos Semiótica e física Electric circuits Semiotics and physics Sciences (Medium teaching) - Study and teaching |
topic |
Ciências (Ensino médio) Estudo e ensino Circuitos elétricos Semiótica e física Electric circuits Semiotics and physics Sciences (Medium teaching) - Study and teaching |
description |
Resumo: O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar circuitos elétricos Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e compatível com a significação para a qual foram propostas Procuramos investigar esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las Finalmente, os resultados da pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função simbólica e para uma aprendizagem significativa |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
13.09.2007 2007.00 2024-05-01T13:09:59Z 2024-05-01T13:09:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11098 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1803654546654756864 |