Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Amandio Augusto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11098
Resumo: Resumo: O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar circuitos elétricos Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e compatível com a significação para a qual foram propostas Procuramos investigar esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las Finalmente, os resultados da pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função simbólica e para uma aprendizagem significativa
id UEL_5f12d00d52e6b31e54f39ac84de8c6eb
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11098
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhosCiências (Ensino médio)Estudo e ensinoCircuitos elétricosSemiótica e físicaElectric circuitsSemiotics and physicsSciences (Medium teaching) - Study and teachingResumo: O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar circuitos elétricos Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e compatível com a significação para a qual foram propostas Procuramos investigar esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las Finalmente, os resultados da pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função simbólica e para uma aprendizagem significativaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present work analyzes and proposes to incorporate the language semiotics of the drawings to symbology traditional treatment conventional to study electric circuits Such an idea evolved from recent research on students’ difficulties in reading images and in giving them a coherent interpretation compatible with their proposed meanings We investigate a pedagogical strategy mediated by drawing, using Senior level students from a public High School, to scan the operationalization and development of concepts and their symbolic referential, identifying the unsatisfactory reflections of the students, and giving them the chance to correct them Finally, results from this research point out that this approach has contributed to the development of the symbolic function and of a significant learning experienceLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Pacca, Jesuína Lopes de AlmeidaOta, Maria Inês NobreGouveia, Amandio Augusto2024-05-01T13:09:59Z2024-05-01T13:09:59Z2007.0013.09.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11098porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:29:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11098Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:29:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
title Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
Gouveia, Amandio Augusto
Ciências (Ensino médio)
Estudo e ensino
Circuitos elétricos
Semiótica e física
Electric circuits
Semiotics and physics
Sciences (Medium teaching) - Study and teaching
title_short Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
title_full Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
title_sort Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
author Gouveia, Amandio Augusto
author_facet Gouveia, Amandio Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]
Pacca, Jesuína Lopes de Almeida
Ota, Maria Inês Nobre
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Amandio Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências (Ensino médio)
Estudo e ensino
Circuitos elétricos
Semiótica e física
Electric circuits
Semiotics and physics
Sciences (Medium teaching) - Study and teaching
topic Ciências (Ensino médio)
Estudo e ensino
Circuitos elétricos
Semiótica e física
Electric circuits
Semiotics and physics
Sciences (Medium teaching) - Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar circuitos elétricos Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e compatível com a significação para a qual foram propostas Procuramos investigar esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las Finalmente, os resultados da pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função simbólica e para uma aprendizagem significativa
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 13.09.2007
2007.00
2024-05-01T13:09:59Z
2024-05-01T13:09:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11098
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654546654756864