Os pronomes pessoais de 1ª pessoa : uma análise a partir das produções escritas dos alunos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rennó, Marcos Antonio Travello
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12891
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal identificar e sistematizar as ocorrências dos pronomes pessoais de 1ª pessoa (singular e plural) nas produções escritas dos alunos de 9º ano (de uma escola pública do estado do Paraná), para verificar o modo como essas formas se apresentam e se organizam nessas produções Tomam-se como base os estudos linguísticos mais recentes sobre o português brasileiro — por exemplo, Bagno (212) e Castilho (21) — que descrevem e explicam o estatuto categorial dos pronomes pessoais em relação a critérios semânticos, discursivos, gramaticais e também em relação ao processo de gramaticalização pelo qual essa classe/função tem passado Pretende-se, dessa forma, estabelecer um quadro analítico para que se possa, a partir da análise e comparação com os autores acima mencionados, levantar: (a) quais são os pronomes pessoais de 1ª pessoa (e as palavras ou expressões que adquiriram essa função) usados pelos alunos em suas produções escritas; (b) em que medida esse uso diverge do que descrevem os estudos linguísticos mais atuais sobre os pronomes, principalmente em relação às funções e aos elementos lexicais que as representam e (c) se os nove anos do ensino fundamental deram aos alunos o acesso às normas cultas características do contexto urbano ou se existem traços de outras variedades em suas produções escritas Os resultados obtidos indicam que os alunos do 9º ano usam, nas produções escritas, os pronomes de 1ª pessoa tradicionalmente prescritos nas gramáticas prescritivo-normativas, mais a expressão a gente, que equivale a nós Quanto às funções desempenhadas pelos pronomes, há, ainda que, em poucos casos, divergência entre prescrição e uso No que concerne às gramáticas descritivo-normativas, os resultados obtidos praticamente coincidem com aqueles descritos em seus quadros de pronomes de 1ª pessoa, como aqueles próprios dos usos dos brasileiros, tanto em relação às formas como em relação às funções Espera-se que, de alguma forma, a investigação contribua não só para a descrição do funcionamento da língua no que concerne ao uso dos pronomes, mas também para o apontamento de soluções quanto à sua aquisição na forma mais prestigiada
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(b) em que medida esse uso diverge do que descrevem os estudos linguísticos mais atuais sobre os pronomes, principalmente em relação às funções e aos elementos lexicais que as representam e (c) se os nove anos do ensino fundamental deram aos alunos o acesso às normas cultas características do contexto urbano ou se existem traços de outras variedades em suas produções escritas Os resultados obtidos indicam que os alunos do 9º ano usam, nas produções escritas, os pronomes de 1ª pessoa tradicionalmente prescritos nas gramáticas prescritivo-normativas, mais a expressão a gente, que equivale a nós Quanto às funções desempenhadas pelos pronomes, há, ainda que, em poucos casos, divergência entre prescrição e uso No que concerne às gramáticas descritivo-normativas, os resultados obtidos praticamente coincidem com aqueles descritos em seus quadros de pronomes de 1ª pessoa, como aqueles próprios dos usos dos brasileiros, tanto em relação às formas como em relação às funções Espera-se que, de alguma forma, a investigação contribua não só para a descrição do funcionamento da língua no que concerne ao uso dos pronomes, mas também para o apontamento de soluções quanto à sua aquisição na forma mais prestigiadaDissertação (Mestrado em Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The main objective of this work is to identify and systematize the occurrences of 1st person personal pronouns (singular and plural) in the written productions of 9th grade students (from a public school in the state of Paraná) to check how these forms are presented and organized in such productions We draw on the latest linguistic studies about the Brazilian Portuguese - for example, Bagno (212) and Castillo (21) - who describe and explain the categorical rules of personal pronouns in relation to semantic, discursive and grammatical criteria, and also in relation to the grammaticalization process by which this class/function has passed We intend, therefore, to establish, from the analysis and comparison with the authors mentioned above, an analytical framework so as to verify: (a) which 1st person personal pronouns (and the words or expressions that have acquired this function) are used by the students in their written productions; (b) to what extent this usage diverges from the ones which are described in the latest linguistic studies on pronouns, especially regarding the functions and lexical elements that represent them, and (c) whether the nine years of elementary school have given the students access to the standard Brazilian Portuguese characteristic of the urban context, or whether there are traces of other varieties in their written productions The results obtained indicate that the 9th grade students use, in written productions, 1st person pronouns traditionally prescribed in prescriptive-normative grammars They also use the expression a gente, which is equivalent to a nós As for the functions performed by pronouns, there are, even if in few cases, divergence of prescription and use Regarding the descriptive-normative grammars, the results obtained are virtually identical to those described in charts of 1st person pronouns, such as those common to the Brazilian uses, not only in relation to forms, but also in relation to functions We expect that, somehow, the research may contribute not only to describe how the language works regarding the use of pronouns, but also to point out solutions for their acquisition in the most prestigious formBorges, Maria Isabel [Orientador]Antônio, Juliano DesideratoKailer, Dircel AparecidaRennó, Marcos Antonio Travello2024-05-01T14:03:40Z2024-05-01T14:03:40Z2015.0027.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12891porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12891Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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