Música e formação trágica no jovem Nietzsche
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10916 |
Resumo: | Resumo: O presente texto é uma pesquisa bibliográfica acerca da relação entre música e formação trágica Para tal empresa, o texto retorna à Grécia, apresenta a tragédia, enquanto um tipo específico de drama Os dramaturgos Ésquilo e Sófocles, por serem importantes no pensamento de Nietzsche, são analisados sempre em vista do aspecto da formação humana Ainda, é pensado o trágico na filosofia de Heráclito A Paideia, enquanto formação integral do homem grego é inspiração para os modernos Na Alemanha, falar-se-á em Bildung, nas concepções de formação: clássica, romântica e, por fim, trágica, no contexto de Nietzsche A música é abordada, primeiro, a partir da confluência de pensamentos entre Nietzsche e Wagner sob a influência da filosofia de Schopenhauer, segundo, pelo distanciamento entre eles e o impacto que causaram, em suas respectivas áreas, na modernidade Por fim, vincula-se música e formação trágica Como projeto de formação, ou, pelo menos, como via do que deve ser evitado para que haja o cultivo de um espírito livre e afirmativo da vida, o jovem Nietzsche não se furtou à problemática moderna, propôs um caminho e por ele respondeu |
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Música e formação trágica no jovem NietzscheMúsicaFilosofia e estéticaTragédiaEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasTragedyPhilosophy, GermanResumo: O presente texto é uma pesquisa bibliográfica acerca da relação entre música e formação trágica Para tal empresa, o texto retorna à Grécia, apresenta a tragédia, enquanto um tipo específico de drama Os dramaturgos Ésquilo e Sófocles, por serem importantes no pensamento de Nietzsche, são analisados sempre em vista do aspecto da formação humana Ainda, é pensado o trágico na filosofia de Heráclito A Paideia, enquanto formação integral do homem grego é inspiração para os modernos Na Alemanha, falar-se-á em Bildung, nas concepções de formação: clássica, romântica e, por fim, trágica, no contexto de Nietzsche A música é abordada, primeiro, a partir da confluência de pensamentos entre Nietzsche e Wagner sob a influência da filosofia de Schopenhauer, segundo, pelo distanciamento entre eles e o impacto que causaram, em suas respectivas áreas, na modernidade Por fim, vincula-se música e formação trágica Como projeto de formação, ou, pelo menos, como via do que deve ser evitado para que haja o cultivo de um espírito livre e afirmativo da vida, o jovem Nietzsche não se furtou à problemática moderna, propôs um caminho e por ele respondeuDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This text is a bibliographic research on the relationship between music and tragic formation For this undertaking, the text returns to Greece, presents the tragedy, as a specific type of drama The playwrights Aeschylus and Sophocles, to be important in Nietzsche's thought, are always analyzed in view of the aspect of human formation Still, it is thought the tragic philosophy of Heraclitus The Paideia, as a formation of the Greek man's, is an inspiration for the modern man In Germany, will speak on Bildung, in the conceptions of formation: classical, romantic and, lastly, tragic, in the context of Nietzsche The song is addressed, first, from the confluence of thoughts between Nietzsche and Wagner under the influence of the philosophy of Schopenhauer, second, from the distance between them and the impact they have caused, in their respective areas, in modernity Finally, links music and tragic formation As a project of formation or at least as a way of what should be avoided so that there is the cultivation of a free spirit and affirmative of life, the young Nietzsche did not avoid the modern problematic, proposed a way and through it, answeredWeber, José Fernandes [Orientador]Burnett Junior, Henry MartinHenning, Leoni Maria PadilhaZaganini Filho, Caetano2024-05-01T12:52:34Z2024-05-01T12:52:34Z2013.0022.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10916porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: O presente texto é uma pesquisa bibliográfica acerca da relação entre música e formação trágica Para tal empresa, o texto retorna à Grécia, apresenta a tragédia, enquanto um tipo específico de drama Os dramaturgos Ésquilo e Sófocles, por serem importantes no pensamento de Nietzsche, são analisados sempre em vista do aspecto da formação humana Ainda, é pensado o trágico na filosofia de Heráclito A Paideia, enquanto formação integral do homem grego é inspiração para os modernos Na Alemanha, falar-se-á em Bildung, nas concepções de formação: clássica, romântica e, por fim, trágica, no contexto de Nietzsche A música é abordada, primeiro, a partir da confluência de pensamentos entre Nietzsche e Wagner sob a influência da filosofia de Schopenhauer, segundo, pelo distanciamento entre eles e o impacto que causaram, em suas respectivas áreas, na modernidade Por fim, vincula-se música e formação trágica Como projeto de formação, ou, pelo menos, como via do que deve ser evitado para que haja o cultivo de um espírito livre e afirmativo da vida, o jovem Nietzsche não se furtou à problemática moderna, propôs um caminho e por ele respondeu |
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