Desenvolvimento de um índice simplificado de priorização para a manutenção de vias urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Carolina Silvério dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12352
Resumo: Resumo: O sistema de gerência de pavimentos (SGP) contém ferramentas para gerenciar a rede de vias pavimentadas desde a etapa de projeto e execução até a de manutenção e reabilitação (M&R) No que tange à M&R um SGP urbano utiliza o critério de priorização para a tomada de decisão quanto às vias candidatas às intervenções Dessa forma, tendo em vista a carência de recursos por parte dos órgãos responsáveis pela gestão e as condições precárias da maioria dos pavimentos brasileiros, é importante o desenvolvimento de um índice simples e confiável para apoiar a tomada de decisão dos gestores sobre as seções prioritárias dos pavimentos à M&R Assim, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver um índice simplificado de priorização (ISP) para vias pavimentadas urbanas, baseado na metodologia de análise multicritério construtivista, a MCDA-C Para tanto, o software M-Macbeth foi utilizado Por meio de um brainstorming com um grupo de 6 profissionais ligados à área de transportes foram definidos 4 áreas e 7 indicadores para compor o ISP As áreas e indicadores, por meio de seus níveis de desempenho, foram criados e utilizados para gerar pesos e assim, fazer a priorização dos trechos do pavimento analisado Para testar o índice gerado os trechos do pavimento da rede viária do campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foram avaliados, tanto por método subjetivo (com e sem uma escala visual de referência) como objetivo (Pavement Condition Index), em conjunto com o levantamento das demais informações necessárias à verificação da ordem de priorização A prioridade expressa pelo ISP para cada um dos trechos da malha viária da UEL foi comparada àquela considerando apenas o PCI, o índice de condição resultante das avaliações subjetivas e o índice de priorização de Tavakoli Posteriormente esses dados foram validados utilizando o teste estatístico de Mann-Whitney A partir dos principais resultados dos testes e da validação do índice criado foi possível observar que o método do ISP é mais indicado para priorizar trechos de vias urbanas do que o método do PCI e de Tavakoli Como parte dos resultados também foi possível notar que o ISP representa melhor a importância e/ou a necessidade de M&R que um trecho de pavimento apresenta do que quando comparado com os outros métodos utilizados neste trabalho Sendo assim, concluiu-se que o ISP é válido, prático, eficiente e econômico e poderá ser utilizado pelos gestores públicos como uma ferramenta de priorização de vias candidatas à M&R Além disso, o ISP estimado a partir do uso de dados da avaliação subjetiva com auxílio de uma escala visual se tornou um processo mais funcional e ainda assim eficiente para ser utilizado quando em comparação às demais variações analisadas neste trabalho
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilAbstract: The pavement management system (SGP) contains tools to manage the network of paved roads from the design and execution stage to maintenance and rehabilitation (M&R) With regard to M&R, an urban SGP uses the prioritization criterion for decision making regarding the candidate candidates for interventions Thus, in view of the lack of resources on the part of the bodies responsible for management and the precarious conditions of most Brazilian pavements, it is important to develop a simple and reliable index to support managers' decision-making on the priority sections of the floors to M&R Thus, the main objective of this work was to develop a simplified prioritization index (ISP) for urban paved roads, based on the methodology of multicriteria constructivist analysis, the MCDA-C For this, the M-Macbeth software was used Through brainstorming with a group of 6 professionals linked to the transport area, 4 areas and 7 indicators were defined to compose the ISP The areas and indicators, through their performance levels, were created and used to generate weights and, thus, prioritize the sections of the analyzed pavement To test the generated index, the pavement sections of the campus of the Universidade Estadual de Londrina (UEL) were evaluated, both by subjective method (with and without a visual reference scale) and objective (Pavement Condition Index), together with the survey of other information necessary to verify the prioritization order The priority expressed by the ISP for each section of the UEL road network was compared to that considering only the PCI, the condition index resulting from subjective evaluations and the Tavakoli prioritization index These data were subsequently validated using the Mann-Whitney statistical test From the main results of the tests and the validation of the index created, it was possible to observe that the ISP method is more suitable for prioritizing sections of urban roads than the PCI and Tavakoli method As part of the results it was also possible to notice that the ISP better represents the importance and / or the need for M&R that a stretch of pavement presents than when compared to the other methods used in this work Thus, it was concluded that the ISP is valid, practical, efficient and economical and can be used by public managers as a tool for prioritizing routes candidates for M&R In addition, the ISP estimated from the use of subjective assessment data with the aid of a visual scale has become a more functional and yet efficient process to be used when compared to the other variations analyzed in this workFontenele, Heliana Barbosa [Orientador]Gouveia, Lilian Tais deFumió, Bernardo Luiz CostasSantos, Ana Carolina Silvério dos2024-05-01T13:52:38Z2024-05-01T13:52:38Z2020.0026.11.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12352porMestradoEngenharia CivilCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - 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