Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Renata Bento
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13100
Resumo: Resumo: Esta Dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu), na Universidade Estadual de Londrina, na linha de pesquisa: Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, núcleo de Políticas Educacionais, por meio de pesquisa bibliográfica e de análise documental Teve como objetivo geral verificar o posicionamento do Movimento Estudantil Secundarista (MES), nos anos 215 e 216, nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná, frente às políticas educacionais impostas Em específico, a pesquisa buscou: elucidar sobre a luta do MES, no contexto político e econômico da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985); identificar as permanências e as mudanças históricas por quais passaram esse movimento; reconhecer suas ações, suas relações com outras entidades e suas principais reivindicações; e, ainda analisar a perspectiva política desse movimento, tendo em vista as reformas neoliberais atuais e seus impactos nas políticas para a educação Partiu-se da seguinte questão: qual a forma de organização, ações e demandas que permeiam o Movimento Estudantil Secundarista, e que relação esse movimento estabelece com as políticas educacionais no percurso histórico da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) até 215-216? A hipótese é que, com o avanço das políticas neoliberais, o MES tem se organizado ao longo do tempo como meio de resistência às políticas educacionais que tendem a implementar um tipo específico de formação para as escolas públicas Na Ditadura Civil-Militar, acirrou-se um processo repressivo e antidemocrático contra a classe trabalhadora, no qual os estudantes se colocaram contrários às arbitrariedades do governo e apresentaram-se como uma ameaça à política vigente Na década de 198, lutaram pela redemocratização do país e, mais tarde, posicionaram-se contra as políticas neoliberais Há, portanto, um histórico de lutas e mobilizações realizadas pelo MES Nos anos de 215 e 216, houve um importante levante dos estudantes secundaristas da rede pública de ensino, nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná, desejosos por mudanças nas concepções e nas políticas que apontam para o desmonte do ensino público brasileiro A organização do movimento, ineditamente feita de forma horizontal, demonstrou o posicionamento dos alunos e a atuação destes contra políticas públicas austeras direcionadas à educação do país, sobretudo mediante uma resistência ativa através da ocupação de escolas públicas estaduais Conclui-se que o MES, tendo como ótica a luta pela manutenção da escola pública e gratuita, apesar de não ser considerado um movimento popular de trabalhadores, tendo em vista sua natureza, é um movimento de caráter social e de massa com posicionamento contestatório à ordem política vigente
id UEL_622da78687d99c7116183455d72d3d7d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13100
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)Ensino médioEstudantes do ensino médioAtividades políticasMovimentos estudantisEducação e EstadoEducation and StateStudent movementsResumo: Esta Dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu), na Universidade Estadual de Londrina, na linha de pesquisa: Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, núcleo de Políticas Educacionais, por meio de pesquisa bibliográfica e de análise documental Teve como objetivo geral verificar o posicionamento do Movimento Estudantil Secundarista (MES), nos anos 215 e 216, nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná, frente às políticas educacionais impostas Em específico, a pesquisa buscou: elucidar sobre a luta do MES, no contexto político e econômico da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985); identificar as permanências e as mudanças históricas por quais passaram esse movimento; reconhecer suas ações, suas relações com outras entidades e suas principais reivindicações; e, ainda analisar a perspectiva política desse movimento, tendo em vista as reformas neoliberais atuais e seus impactos nas políticas para a educação Partiu-se da seguinte questão: qual a forma de organização, ações e demandas que permeiam o Movimento Estudantil Secundarista, e que relação esse movimento estabelece com as políticas educacionais no percurso histórico da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) até 215-216? A hipótese é que, com o avanço das políticas neoliberais, o MES tem se organizado ao longo do tempo como meio de resistência às políticas educacionais que tendem a implementar um tipo específico de formação para as escolas públicas Na Ditadura Civil-Militar, acirrou-se um processo repressivo e antidemocrático contra a classe trabalhadora, no qual os estudantes se colocaram contrários às arbitrariedades do governo e apresentaram-se como uma ameaça à política vigente Na década de 198, lutaram pela redemocratização do país e, mais tarde, posicionaram-se contra as políticas neoliberais Há, portanto, um histórico de lutas e mobilizações realizadas pelo MES Nos anos de 215 e 216, houve um importante levante dos estudantes secundaristas da rede pública de ensino, nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná, desejosos por mudanças nas concepções e nas políticas que apontam para o desmonte do ensino público brasileiro A organização do movimento, ineditamente feita de forma horizontal, demonstrou o posicionamento dos alunos e a atuação destes contra políticas públicas austeras direcionadas à educação do país, sobretudo mediante uma resistência ativa através da ocupação de escolas públicas estaduais Conclui-se que o MES, tendo como ótica a luta pela manutenção da escola pública e gratuita, apesar de não ser considerado um movimento popular de trabalhadores, tendo em vista sua natureza, é um movimento de caráter social e de massa com posicionamento contestatório à ordem política vigenteDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This dissertation was developed in the Graduate Program in Education (PPEdu), at the State University of Londrina, in the research line: Philosophical Perspectives, Historical, Political and Cultural Education, nucleus of Educational Policies, through bibliographic research and analysis documentary The general objective was to verify the position of the Secondary Student Movement (MES), in the years 215 and 216, in the states of São Paulo, Goiás and Paraná, in face of the educational policies imposed Specifically, the research sought to elucidate the struggle of the MES, in the political and economic context of the Brazilian Civil-Military Dictatorship (1964-1985); to identify the permanences and the historical changes by which they passed this movement; recognize their actions, their relationships with other entities and their main claims; and to analyze the political perspective of this movement, in view of current neoliberal reforms and their impact on education policies The hypothesis is that with the advancement of neoliberal policies, the MES has been organized over time as a means of resistance to educational policies that tend to implement a specific type of training for public schools In the Civil-Military Dictatorship, a repressive and antidemocratic process against the working class took place, in which the students stood against the arbitrariness of the government and presented themselves as a threat to the current policy In the 198s, they fought for the country's redemocratization and, later, stood against neoliberal policies There is, therefore, a history of struggles and mobilizations carried out by the MES In the years 215 and 216, there was an important uprising of high school students in the states of São Paulo, Goiás and Paraná, desirous of changes in conceptions and policies that point to the dismantling of Brazilian public education The organization of the movement, unhindered horizontally, demonstrated the students' positioning and their action against austere public policies directed at the country's education, especially through active resistance through the occupation of state public schools It is concluded that the MES, considering the struggle for the maintenance of public and free school, despite not being considered a popular movement of workers, considering its nature, is a movement of social and mass character with a contestatory position to the current political orderRuiz, Maria José Ferreira [Orientador]Czernisz, Eliane Cleide da SilvaMilitão, Silvio César NunesLeme, Renata Bento2024-05-01T14:07:13Z2024-05-01T14:07:13Z2018.0012.12.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13100porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)
title Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)
spellingShingle Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)
Leme, Renata Bento
Ensino médio
Estudantes do ensino médio
Atividades políticas
Movimentos estudantis
Educação e Estado
Education and State
Student movements
title_short Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)
title_full Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)
title_fullStr Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)
title_full_unstemmed Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)
title_sort Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)
author Leme, Renata Bento
author_facet Leme, Renata Bento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador]
Czernisz, Eliane Cleide da Silva
Militão, Silvio César Nunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Renata Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Estudantes do ensino médio
Atividades políticas
Movimentos estudantis
Educação e Estado
Education and State
Student movements
topic Ensino médio
Estudantes do ensino médio
Atividades políticas
Movimentos estudantis
Educação e Estado
Education and State
Student movements
description Resumo: Esta Dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu), na Universidade Estadual de Londrina, na linha de pesquisa: Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, núcleo de Políticas Educacionais, por meio de pesquisa bibliográfica e de análise documental Teve como objetivo geral verificar o posicionamento do Movimento Estudantil Secundarista (MES), nos anos 215 e 216, nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná, frente às políticas educacionais impostas Em específico, a pesquisa buscou: elucidar sobre a luta do MES, no contexto político e econômico da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985); identificar as permanências e as mudanças históricas por quais passaram esse movimento; reconhecer suas ações, suas relações com outras entidades e suas principais reivindicações; e, ainda analisar a perspectiva política desse movimento, tendo em vista as reformas neoliberais atuais e seus impactos nas políticas para a educação Partiu-se da seguinte questão: qual a forma de organização, ações e demandas que permeiam o Movimento Estudantil Secundarista, e que relação esse movimento estabelece com as políticas educacionais no percurso histórico da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) até 215-216? A hipótese é que, com o avanço das políticas neoliberais, o MES tem se organizado ao longo do tempo como meio de resistência às políticas educacionais que tendem a implementar um tipo específico de formação para as escolas públicas Na Ditadura Civil-Militar, acirrou-se um processo repressivo e antidemocrático contra a classe trabalhadora, no qual os estudantes se colocaram contrários às arbitrariedades do governo e apresentaram-se como uma ameaça à política vigente Na década de 198, lutaram pela redemocratização do país e, mais tarde, posicionaram-se contra as políticas neoliberais Há, portanto, um histórico de lutas e mobilizações realizadas pelo MES Nos anos de 215 e 216, houve um importante levante dos estudantes secundaristas da rede pública de ensino, nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná, desejosos por mudanças nas concepções e nas políticas que apontam para o desmonte do ensino público brasileiro A organização do movimento, ineditamente feita de forma horizontal, demonstrou o posicionamento dos alunos e a atuação destes contra políticas públicas austeras direcionadas à educação do país, sobretudo mediante uma resistência ativa através da ocupação de escolas públicas estaduais Conclui-se que o MES, tendo como ótica a luta pela manutenção da escola pública e gratuita, apesar de não ser considerado um movimento popular de trabalhadores, tendo em vista sua natureza, é um movimento de caráter social e de massa com posicionamento contestatório à ordem política vigente
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 12.12.2018
2018.00
2024-05-01T14:07:13Z
2024-05-01T14:07:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13100
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823249645699072