Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Gustavo Damasceno
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15624
Resumo: Resumo: A Análise do Comportamento aplicada ao esporte pode oferecer uma gama relativamente diversificada de recursos com vistas a aperfeiçoar o desempenho esportivo e contribuir para o aperfeiçoamento do recurso de análise de jogo O presente trabalho, estruturado em dois artigos, apresenta uma análise de jogo, o pênalti, sob a ótica do goleiro e do cobrador da penalidade, com base nos princípios da Análise do Comportamento (Artigo 1) e apresenta dados sobre os procedimentos empregados por um treinador de futebol para o ensino das jogadas ensaiadas de escanteio ofensivo, sobre como as jogadas ensaiadas foram executadas pelos atletas durante treinos e jogos competitivos, comparando se estavam de acordo com o modelo fornecido pelo treinador e sobre os resultados obtidos nos escanteios (Artigo 2) No Artigo 1 foram apresentados alguns princípios básicos da Análise do Comportamento e discutidas as contribuições da análise funcional do comportamento aos profissionais que analisam jogos, como treinadores e psicólogos do esporte, no que diz respeito à análise e interpretação dos comportamentos de acordo com suas respectivas relações de controle, com a finalidade de contribuir para o planejamento de intervenções mais eficazes para aperfeiçoar o desempenho dos jogadores e das equipes Quanto ao Artigo 2 participaram um treinador e 71 jogadores de futebol profissional As jogadas ensaiadas foram descritas em modelos gráficos e comparadas com a sua execução durante os treinamentos e jogos Os treinos e jogos foram filmados e as verbalizações do treinador, durante os treinos, gravadas Quanto aos resultados, destaca-se que: (a) os escanteios foram trabalhados apenas em situação de jogo coletivo; (b) quanto mais próximo do período competitivo maior a porcentagem de treinos conduzidos pelo treinador, maior a quantidade de treinos com escanteio e mais tempo do treino foi dedicado às situações de escanteio; (c) os titulares executaram mais jogadas que os reservas e obtiveram maior aproveitamento do escanteio em finalização Quanto ao ensino das jogadas, ele se deu predominantemente por meio de instruções técnicas parciais Não houve descrição de um sinal antes da cobrança e, em todas as sessões, dentre as Jogadas A, B, C e D, a Jogada A foi a mais treinada Houve aumento do número de jogadas Improvisadas à medida que a competição se aproximava e indícios da manutenção do padrão de realização das jogadas ensaiadas em treino, nos amistosos e jogos Para a equipe titular, a Jogada Improvisada teve melhores índices em finalizações no gol e gols Para a equipe reserva a Jogada A obteve os melhores índices O desempenho nos amistosos foi superior ao dos treinos e jogos Os dados obtidos corroboram os de outras pesquisas e apontam a necessidade de intervenções que contribuam tanto para marcar gols nesses lances, quanto para não sofrê-los
id UEL_62585f64a3866aa150ef9fb10a78ecc9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15624
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebolAnálise do comportamentoEsportesAspectos psicológicosFutebolTreinadoresBehavioral analysisPsychological aspectsSoccer coachesSportsResumo: A Análise do Comportamento aplicada ao esporte pode oferecer uma gama relativamente diversificada de recursos com vistas a aperfeiçoar o desempenho esportivo e contribuir para o aperfeiçoamento do recurso de análise de jogo O presente trabalho, estruturado em dois artigos, apresenta uma análise de jogo, o pênalti, sob a ótica do goleiro e do cobrador da penalidade, com base nos princípios da Análise do Comportamento (Artigo 1) e apresenta dados sobre os procedimentos empregados por um treinador de futebol para o ensino das jogadas ensaiadas de escanteio ofensivo, sobre como as jogadas ensaiadas foram executadas pelos atletas durante treinos e jogos competitivos, comparando se estavam de acordo com o modelo fornecido pelo treinador e sobre os resultados obtidos nos escanteios (Artigo 2) No Artigo 1 foram apresentados alguns princípios básicos da Análise do Comportamento e discutidas as contribuições da análise funcional do comportamento aos profissionais que analisam jogos, como treinadores e psicólogos do esporte, no que diz respeito à análise e interpretação dos comportamentos de acordo com suas respectivas relações de controle, com a finalidade de contribuir para o planejamento de intervenções mais eficazes para aperfeiçoar o desempenho dos jogadores e das equipes Quanto ao Artigo 2 participaram um treinador e 71 jogadores de futebol profissional As jogadas ensaiadas foram descritas em modelos gráficos e comparadas com a sua execução durante os treinamentos e jogos Os treinos e jogos foram filmados e as verbalizações do treinador, durante os treinos, gravadas Quanto aos resultados, destaca-se que: (a) os escanteios foram trabalhados apenas em situação de jogo coletivo; (b) quanto mais próximo do período competitivo maior a porcentagem de treinos conduzidos pelo treinador, maior a quantidade de treinos com escanteio e mais tempo do treino foi dedicado às situações de escanteio; (c) os titulares executaram mais jogadas que os reservas e obtiveram maior aproveitamento do escanteio em finalização Quanto ao ensino das jogadas, ele se deu predominantemente por meio de instruções técnicas parciais Não houve descrição de um sinal antes da cobrança e, em todas as sessões, dentre as Jogadas A, B, C e D, a Jogada A foi a mais treinada Houve aumento do número de jogadas Improvisadas à medida que a competição se aproximava e indícios da manutenção do padrão de realização das jogadas ensaiadas em treino, nos amistosos e jogos Para a equipe titular, a Jogada Improvisada teve melhores índices em finalizações no gol e gols Para a equipe reserva a Jogada A obteve os melhores índices O desempenho nos amistosos foi superior ao dos treinos e jogos Os dados obtidos corroboram os de outras pesquisas e apontam a necessidade de intervenções que contribuam tanto para marcar gols nesses lances, quanto para não sofrê-losDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: The Behavior Analysis applied to the sport can offer a relatively diverse range of resources in order to enhance sports performance and contribute to the improvement of the match analysis This work, divided into two articles, presents an analysis of a game situation, the penalty, from the perspective of the goalkeeper and the penalty taker, based on the principles of behavior analysis (Article 1) and presents data on the procedures employed by a football coach for the teaching of set pieces in offensive corner, how these set pieces were performed by athletes during training and competitive play; comparing whether they agreed with the model provided by the coach and the results obtained in the corners (Article 2) In Article 1 were presented the some basic principles of behavior analysis and discussed the contributions of functional behavior analysis to professionals who analyze games such as coaches and sports psychologists, with regard to the analysis and interpretation of behavior in accordance with their respective relations control, in order to contribute to the planning of more effective interventions to improve the performance of players and teams In the Article 2 participated a coach and 71 players in professional football The set pieces were described in graphic models and compared with their implementation during training and games Practices and games were filmed and coach verbalization during training, recorded As for the results, it is emphasized that: (a) the corners were trained only in collective game situation; (b) as closer the most competitive period, were greater the percentage of training conducted by the coach, were greater the amount of training with corner and more training time was devoted to the corner situations; (c) the starting lineup players performed more set pieces that the reserves and obtained better results in corners For the set pieces teaching, he was given predominantly through partial technical instructions There was no description of a signal prior to corner taking, and all sessions, among A, B, C and D, the set piece A was the most trained There was an increase of Improvised set pieces number as the competition approached and evidence of maintenance in friendly matches and games of the set pieces standard in training For the starting lineup, the set piece Improvised had better indices finishing in goal and goals For the reserve team, the set piece A had the best results The performance in the friendlies was superior to the practices and games The obtained data corroborate those of other studies and highlight the need for interventions that contribute as much to score goals in these bids as not to suffer themSouza, Silvia Regina de [Orientador]Cillo, Eduardo Neves Pedrosa diMelo, Camila Muchon deMoreira, Gustavo Damasceno2024-05-01T14:52:45Z2024-05-01T14:52:45Z2016.0012.05.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15624porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebol
title Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebol
spellingShingle Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebol
Moreira, Gustavo Damasceno
Análise do comportamento
Esportes
Aspectos psicológicos
Futebol
Treinadores
Behavioral analysis
Psychological aspects
Soccer coaches
Sports
title_short Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebol
title_full Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebol
title_fullStr Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebol
title_full_unstemmed Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebol
title_sort Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebol
author Moreira, Gustavo Damasceno
author_facet Moreira, Gustavo Damasceno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Silvia Regina de [Orientador]
Cillo, Eduardo Neves Pedrosa di
Melo, Camila Muchon de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Gustavo Damasceno
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Esportes
Aspectos psicológicos
Futebol
Treinadores
Behavioral analysis
Psychological aspects
Soccer coaches
Sports
topic Análise do comportamento
Esportes
Aspectos psicológicos
Futebol
Treinadores
Behavioral analysis
Psychological aspects
Soccer coaches
Sports
description Resumo: A Análise do Comportamento aplicada ao esporte pode oferecer uma gama relativamente diversificada de recursos com vistas a aperfeiçoar o desempenho esportivo e contribuir para o aperfeiçoamento do recurso de análise de jogo O presente trabalho, estruturado em dois artigos, apresenta uma análise de jogo, o pênalti, sob a ótica do goleiro e do cobrador da penalidade, com base nos princípios da Análise do Comportamento (Artigo 1) e apresenta dados sobre os procedimentos empregados por um treinador de futebol para o ensino das jogadas ensaiadas de escanteio ofensivo, sobre como as jogadas ensaiadas foram executadas pelos atletas durante treinos e jogos competitivos, comparando se estavam de acordo com o modelo fornecido pelo treinador e sobre os resultados obtidos nos escanteios (Artigo 2) No Artigo 1 foram apresentados alguns princípios básicos da Análise do Comportamento e discutidas as contribuições da análise funcional do comportamento aos profissionais que analisam jogos, como treinadores e psicólogos do esporte, no que diz respeito à análise e interpretação dos comportamentos de acordo com suas respectivas relações de controle, com a finalidade de contribuir para o planejamento de intervenções mais eficazes para aperfeiçoar o desempenho dos jogadores e das equipes Quanto ao Artigo 2 participaram um treinador e 71 jogadores de futebol profissional As jogadas ensaiadas foram descritas em modelos gráficos e comparadas com a sua execução durante os treinamentos e jogos Os treinos e jogos foram filmados e as verbalizações do treinador, durante os treinos, gravadas Quanto aos resultados, destaca-se que: (a) os escanteios foram trabalhados apenas em situação de jogo coletivo; (b) quanto mais próximo do período competitivo maior a porcentagem de treinos conduzidos pelo treinador, maior a quantidade de treinos com escanteio e mais tempo do treino foi dedicado às situações de escanteio; (c) os titulares executaram mais jogadas que os reservas e obtiveram maior aproveitamento do escanteio em finalização Quanto ao ensino das jogadas, ele se deu predominantemente por meio de instruções técnicas parciais Não houve descrição de um sinal antes da cobrança e, em todas as sessões, dentre as Jogadas A, B, C e D, a Jogada A foi a mais treinada Houve aumento do número de jogadas Improvisadas à medida que a competição se aproximava e indícios da manutenção do padrão de realização das jogadas ensaiadas em treino, nos amistosos e jogos Para a equipe titular, a Jogada Improvisada teve melhores índices em finalizações no gol e gols Para a equipe reserva a Jogada A obteve os melhores índices O desempenho nos amistosos foi superior ao dos treinos e jogos Os dados obtidos corroboram os de outras pesquisas e apontam a necessidade de intervenções que contribuam tanto para marcar gols nesses lances, quanto para não sofrê-los
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 12.05.2016
2016.00
2024-05-01T14:52:45Z
2024-05-01T14:52:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15624
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823260773187584