Lei 10.639/2003 : um mapeamento no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8711 |
Resumo: | Resumo: Ação Afirmativa no campo do currículo e resultado de movimentos sociais construídos pelas descendentes dos africanos em diáspora no Brasil, expresso em resistência construída desde a colonização, a Lei 1639/3 torna obrigatório o Ensino de História da África e cultura africana nas instituições de ensino brasileiras A partir disso, esta Dissertação possui como objetivo geral realizar um mapeamento dos Grupos de Pesquisa dos Diretórios de Grupos de Pesquisa do CNPq que trabalham diretamente com a Lei 1639/3 a partir de seus nomes, linhas de pesquisa, descrições e justificativas, tendo como objetivo específico analisar o que esses grupos nos dizem sobre a referida Lei O percurso metodológico seguido compreendeu a recolha de dados dos Grupos de Pesquisa sobre a Lei 1639/3 no site do Diretório de Pesquisas do CNPq, resultando em 47 Grupos para análise A interpretação do material coletado seguiu a perspectiva metodológica da “análise de conteúdo” Como aporte teórico, revisitamos as discussões sobre o racismo no Brasil e a História do Movimento Negro Brasileiro, principalmente a partir das análises de Kabengele Munanga, Silvio de Almeida e Petrônio Domingues Ainda como aporte teórico, adentramos as discussões sobre o Pensamento Decolonial e a Educação a partir das análises de Aníbal Quijano, João Colares de Mota Neto, Joaze Bernardino Costa e Ramón Grosfoguel O estudo prosseguiu analisando os grupos a partir de seus nomes, linhas de pesquisa, descrições e justificativas, temporalidades, localidades e líderes de grupos Ao término, concluímos que houve um avanço no debate sobre a Lei 1639/3 na sociedade brasileira, principalmente nos últimos anos |
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Lei 10.639/2003 : um mapeamento no diretório dos grupos de pesquisa do CNPqRacismoMovimento negroDecolonialidadeTrabalho de grupo na pesquisaRacismBlack movementDecolonialityGroup work in researchResumo: Ação Afirmativa no campo do currículo e resultado de movimentos sociais construídos pelas descendentes dos africanos em diáspora no Brasil, expresso em resistência construída desde a colonização, a Lei 1639/3 torna obrigatório o Ensino de História da África e cultura africana nas instituições de ensino brasileiras A partir disso, esta Dissertação possui como objetivo geral realizar um mapeamento dos Grupos de Pesquisa dos Diretórios de Grupos de Pesquisa do CNPq que trabalham diretamente com a Lei 1639/3 a partir de seus nomes, linhas de pesquisa, descrições e justificativas, tendo como objetivo específico analisar o que esses grupos nos dizem sobre a referida Lei O percurso metodológico seguido compreendeu a recolha de dados dos Grupos de Pesquisa sobre a Lei 1639/3 no site do Diretório de Pesquisas do CNPq, resultando em 47 Grupos para análise A interpretação do material coletado seguiu a perspectiva metodológica da “análise de conteúdo” Como aporte teórico, revisitamos as discussões sobre o racismo no Brasil e a História do Movimento Negro Brasileiro, principalmente a partir das análises de Kabengele Munanga, Silvio de Almeida e Petrônio Domingues Ainda como aporte teórico, adentramos as discussões sobre o Pensamento Decolonial e a Educação a partir das análises de Aníbal Quijano, João Colares de Mota Neto, Joaze Bernardino Costa e Ramón Grosfoguel O estudo prosseguiu analisando os grupos a partir de seus nomes, linhas de pesquisa, descrições e justificativas, temporalidades, localidades e líderes de grupos Ao término, concluímos que houve um avanço no debate sobre a Lei 1639/3 na sociedade brasileira, principalmente nos últimos anosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Result of a centuries-old of struggle Moviment Law, the Law 1639/3 makes it mandatory to teach African History and African culture in Brazilian educational institutions Based on this, the general objective of this dissertation is to map the Research Groups in the CNPq Directory of Research Groups that work directly with Law 1639/3, based on their names, lines of research, descriptions and justifications, with the specific objective of analyzing what these groups tell us about the Law The methodological route followed comprised the collection of data from the Research Groups working on Law 1639/3 on the CNPq Research Directory website, which resulted in 47 Groups for analysis The interpretation of the collected material followed the teachings of “content analysis” As a theoretical contribution, we revisited the discussions on Racism in Brazil and the History of the Brazilian Black Movement, especially from the analysis of Kabengele Munanga, Silvio de Almeida and Petrônio Domingues Also, as a theoretical contribution, we went into the discussions about Decolonial Thought and Education based on the analyses of Aníbal Quijano, João Colares de Mota Neto, Joaze Bernardino Costa, and Ramón Grosfoguel The study proceeded by analyzing the groups from their names, lines of research, descriptions and justifications, temporalities and localities, and group leaders At the end we concluded that there has been an advance in the debate about Law 1639/3 in Brazilian society, especially in recent yearsOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Meinerz, Carla BeatrizPerrude, Marleide Rodrigues da SilvaCainelli, Marlene RosaTodan, Giovana Camargo2024-05-01T11:39:50Z2024-05-01T11:39:50Z2021.0018.12.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8711porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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