Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveis
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10495 |
Resumo: | Resumo: Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (Brasil, 1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais + / Ensino Médio (PCN+), ambos para língua estrangeira, este estudo investiga como acontece o ensino de leitura em aulas de língua inglesa na primeira série do ensino médio A título de comparação, a investigação foi realizada em duas escolas, uma da rede pública e outra da rede particular de ensino Através de pesquisa etnográfica, centrada no processo de ensino-aprendizagem, visamos observar a interação professor-texto-aluno durante as aulas de leitura Buscamos constatar através de questionários aplicados a professores de língua inglesa do ensino médio e também da observação de aulas, se a abordagem do professor tem ligação com as sugestões propostas pelos PCNEM e PCN+, isto é, procuramos averiguar se as referidas sugestões são aplicáveis Como referencial teórico trabalhamos os conceitos e estratégias de leitura Pudemos enfim concluir que os professores fazem uso de alguns dos itens propostos pelos parâmetros, contudo isso se deve mais àquilo que intuitivamente acreditam que seria positivo no processo de ensino de leitura, do que propriamente por aplicação de alguns dos conceitos de leitura existentes Concluímos também, que os maiores empecilhos para o ensino nas aulas observadas, são o elevado número de alunos por sala e a indisciplina |
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Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveisLeituraLíngua inglesa (2º grau)English language - Study and teachingEnglish language (Secondary)Resumo: Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (Brasil, 1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais + / Ensino Médio (PCN+), ambos para língua estrangeira, este estudo investiga como acontece o ensino de leitura em aulas de língua inglesa na primeira série do ensino médio A título de comparação, a investigação foi realizada em duas escolas, uma da rede pública e outra da rede particular de ensino Através de pesquisa etnográfica, centrada no processo de ensino-aprendizagem, visamos observar a interação professor-texto-aluno durante as aulas de leitura Buscamos constatar através de questionários aplicados a professores de língua inglesa do ensino médio e também da observação de aulas, se a abordagem do professor tem ligação com as sugestões propostas pelos PCNEM e PCN+, isto é, procuramos averiguar se as referidas sugestões são aplicáveis Como referencial teórico trabalhamos os conceitos e estratégias de leitura Pudemos enfim concluir que os professores fazem uso de alguns dos itens propostos pelos parâmetros, contudo isso se deve mais àquilo que intuitivamente acreditam que seria positivo no processo de ensino de leitura, do que propriamente por aplicação de alguns dos conceitos de leitura existentes Concluímos também, que os maiores empecilhos para o ensino nas aulas observadas, são o elevado número de alunos por sala e a indisciplinaDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Having as basis the National Curricular Parameters for High School – PCNEM (Brasil, 1999) and the National Curricular Parameters + for High School – PCN+ (Brasil, 22), both for foreign languages, this study verifies how the English language teaching of reading happens in first high school classes Aiming a comparison, the investigation took place in two high schools, one of them a public, and the other a private high school Through ethnographic research, centered in the teaching-learning process, we aimed to observe teacher-text-student interaction during reading classes We searched to testify through questionnaires answered by high school English language teachers and also through classes observation, if a teacher’s approach is connected to PCNEM and PCN+ suggestions, that is, we tried to verify if the referred suggestions are applicable As theoretical reference we used reading concepts and strategies Finally, we could conclude that teachers make use of some of the two Parameters proposed items; however this fact is due to intuitive beliefs of what should be positive in the teaching process of reading more than to the use of some of the reading concepts we have We also concluded that the biggest teaching obstacles in the observed classes are the outnumbered classes and indisciplineGregório, Regina Maria [Orientador]Cristóvão, Vera Lúcia LopesWielewicki, Vera Helena GomesMenegazzo, Maria Alice2024-05-01T12:43:47Z2024-05-01T12:43:47Z2006.0011.08.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10495porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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