Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegazzo, Maria Alice
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10495
Resumo: Resumo: Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (Brasil, 1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais + / Ensino Médio (PCN+), ambos para língua estrangeira, este estudo investiga como acontece o ensino de leitura em aulas de língua inglesa na primeira série do ensino médio A título de comparação, a investigação foi realizada em duas escolas, uma da rede pública e outra da rede particular de ensino Através de pesquisa etnográfica, centrada no processo de ensino-aprendizagem, visamos observar a interação professor-texto-aluno durante as aulas de leitura Buscamos constatar através de questionários aplicados a professores de língua inglesa do ensino médio e também da observação de aulas, se a abordagem do professor tem ligação com as sugestões propostas pelos PCNEM e PCN+, isto é, procuramos averiguar se as referidas sugestões são aplicáveis Como referencial teórico trabalhamos os conceitos e estratégias de leitura Pudemos enfim concluir que os professores fazem uso de alguns dos itens propostos pelos parâmetros, contudo isso se deve mais àquilo que intuitivamente acreditam que seria positivo no processo de ensino de leitura, do que propriamente por aplicação de alguns dos conceitos de leitura existentes Concluímos também, que os maiores empecilhos para o ensino nas aulas observadas, são o elevado número de alunos por sala e a indisciplina
id UEL_63d6aab9034f42c22251c04ba63fd9f6
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10495
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveisLeituraLíngua inglesa (2º grau)English language - Study and teachingEnglish language (Secondary)Resumo: Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (Brasil, 1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais + / Ensino Médio (PCN+), ambos para língua estrangeira, este estudo investiga como acontece o ensino de leitura em aulas de língua inglesa na primeira série do ensino médio A título de comparação, a investigação foi realizada em duas escolas, uma da rede pública e outra da rede particular de ensino Através de pesquisa etnográfica, centrada no processo de ensino-aprendizagem, visamos observar a interação professor-texto-aluno durante as aulas de leitura Buscamos constatar através de questionários aplicados a professores de língua inglesa do ensino médio e também da observação de aulas, se a abordagem do professor tem ligação com as sugestões propostas pelos PCNEM e PCN+, isto é, procuramos averiguar se as referidas sugestões são aplicáveis Como referencial teórico trabalhamos os conceitos e estratégias de leitura Pudemos enfim concluir que os professores fazem uso de alguns dos itens propostos pelos parâmetros, contudo isso se deve mais àquilo que intuitivamente acreditam que seria positivo no processo de ensino de leitura, do que propriamente por aplicação de alguns dos conceitos de leitura existentes Concluímos também, que os maiores empecilhos para o ensino nas aulas observadas, são o elevado número de alunos por sala e a indisciplinaDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Having as basis the National Curricular Parameters for High School – PCNEM (Brasil, 1999) and the National Curricular Parameters + for High School – PCN+ (Brasil, 22), both for foreign languages, this study verifies how the English language teaching of reading happens in first high school classes Aiming a comparison, the investigation took place in two high schools, one of them a public, and the other a private high school Through ethnographic research, centered in the teaching-learning process, we aimed to observe teacher-text-student interaction during reading classes We searched to testify through questionnaires answered by high school English language teachers and also through classes observation, if a teacher’s approach is connected to PCNEM and PCN+ suggestions, that is, we tried to verify if the referred suggestions are applicable As theoretical reference we used reading concepts and strategies Finally, we could conclude that teachers make use of some of the two Parameters proposed items; however this fact is due to intuitive beliefs of what should be positive in the teaching process of reading more than to the use of some of the reading concepts we have We also concluded that the biggest teaching obstacles in the observed classes are the outnumbered classes and indisciplineGregório, Regina Maria [Orientador]Cristóvão, Vera Lúcia LopesWielewicki, Vera Helena GomesMenegazzo, Maria Alice2024-05-01T12:43:47Z2024-05-01T12:43:47Z2006.0011.08.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10495porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveis
title Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveis
spellingShingle Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveis
Menegazzo, Maria Alice
Leitura
Língua inglesa (2º grau)
English language - Study and teaching
English language (Secondary)
title_short Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveis
title_full Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveis
title_fullStr Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveis
title_full_unstemmed Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveis
title_sort Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveis
author Menegazzo, Maria Alice
author_facet Menegazzo, Maria Alice
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gregório, Regina Maria [Orientador]
Cristóvão, Vera Lúcia Lopes
Wielewicki, Vera Helena Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegazzo, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Língua inglesa (2º grau)
English language - Study and teaching
English language (Secondary)
topic Leitura
Língua inglesa (2º grau)
English language - Study and teaching
English language (Secondary)
description Resumo: Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (Brasil, 1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais + / Ensino Médio (PCN+), ambos para língua estrangeira, este estudo investiga como acontece o ensino de leitura em aulas de língua inglesa na primeira série do ensino médio A título de comparação, a investigação foi realizada em duas escolas, uma da rede pública e outra da rede particular de ensino Através de pesquisa etnográfica, centrada no processo de ensino-aprendizagem, visamos observar a interação professor-texto-aluno durante as aulas de leitura Buscamos constatar através de questionários aplicados a professores de língua inglesa do ensino médio e também da observação de aulas, se a abordagem do professor tem ligação com as sugestões propostas pelos PCNEM e PCN+, isto é, procuramos averiguar se as referidas sugestões são aplicáveis Como referencial teórico trabalhamos os conceitos e estratégias de leitura Pudemos enfim concluir que os professores fazem uso de alguns dos itens propostos pelos parâmetros, contudo isso se deve mais àquilo que intuitivamente acreditam que seria positivo no processo de ensino de leitura, do que propriamente por aplicação de alguns dos conceitos de leitura existentes Concluímos também, que os maiores empecilhos para o ensino nas aulas observadas, são o elevado número de alunos por sala e a indisciplina
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.08.2006
2006.00
2024-05-01T12:43:47Z
2024-05-01T12:43:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10495
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823306573938688