Precarização do trabalho docente: plano de governo e ações para a (des)valorização do professor paranaense (2011-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Rodrigo Alexandre Cavalarini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17359
Resumo: O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender o que se propôs ao longo do governo da gestão Carlos Alberto Richa para o trabalho e carreira docente da Educação Básica e como estas ações se relacionaram no contexto da (des)valorização do professor. Os objetivos específicos pretendem estabelecer o conceito de trabalho docente, situado no campo do trabalho imaterial e no contexto do Capitalismo; verificar as opções político-ideológicas para a Educação brasileira (a partir dos anos 90) e paranaense (entre os anos de 2011-2018) a fim de compreender a convergência ou distanciamento de ações que contribuam para a valorização docente e, por fim, analisar as relações entre as proposições do Estado e o movimento de resistência dos professores organizados em sindicato (APP-PR). A opção metodológica, entendendo a importância da escolha adequada do método, pois a depender do método também serão as direções dadas às análises, foi pelo Materialismo Histórico-Dialético tendo nas categorias do método o suporte e direcionamento para analisar as informações coletadas. Para além da organização do estudo a partir de autores de perspectiva teórica marxista, representaram fonte neste estudo os planos de governo no período de 2011 a 2018 do governador Carlos Alberto Richa, os Planos Estaduais de Educação de 2005 e 2015, as atas do Sindicato dos trabalhadores em Educação pública do Paraná e os boletins semanais do mesmo sindicato. Triado e analisado o material, este passa a ser agrupado por eixos com a intenção de perceber as proximidades e distanciamentos entre as proposições de lei do governo Beto Richa e o cenário vivenciado pelos professores. O estudo nos permitiu concluir que ao longo dos mandatos o governo Richa apresentou proposições relacionadas aos salários, previdência e hora atividade, no entanto no primeiro mandato o que se observa é apenas o cumprimento da legislação federal, nunca propondo índices de reajustes que evidenciavam a intenção de melhorar as condições do professor. No segundo mandato as negociações se encerram e as relações entre Estado e professores se tornam mais fragilizadas, o governo propõe alteração da hora atividade impactando no trabalho e jornada do professor, não cumpre acordos de reajuste, oferece percentuais abaixo dos indicadores nacionais, altera o sistema previdenciário dos servidores permitindo a realização de saques dos fundos previdenciários e estica a relação ao ponto das tensões entre Estado e servidores culminarem em confronto físico. Não se mostrou um governo que tivesse a intenção de valorizar a Educação do Estado, nem seus profissionais, mas sim alinhar-se às organizações internacionais de financiamento, como o Banco Mundial e seus pares – atendendo aos interesses liberais/capitalistas mercantilizando a Educação. Para os professores as proposições do governo representaram perdas de direitos e desrespeito uma vez que o governo finaliza seu mandato insistindo que em seu governo os investimentos em Educação superaram a margem de 100%, quando na verdade os documentos – e a vida real material dos professores – não comprovam essa bandeira levantada pelo governador
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Os objetivos específicos pretendem estabelecer o conceito de trabalho docente, situado no campo do trabalho imaterial e no contexto do Capitalismo; verificar as opções político-ideológicas para a Educação brasileira (a partir dos anos 90) e paranaense (entre os anos de 2011-2018) a fim de compreender a convergência ou distanciamento de ações que contribuam para a valorização docente e, por fim, analisar as relações entre as proposições do Estado e o movimento de resistência dos professores organizados em sindicato (APP-PR). A opção metodológica, entendendo a importância da escolha adequada do método, pois a depender do método também serão as direções dadas às análises, foi pelo Materialismo Histórico-Dialético tendo nas categorias do método o suporte e direcionamento para analisar as informações coletadas. Para além da organização do estudo a partir de autores de perspectiva teórica marxista, representaram fonte neste estudo os planos de governo no período de 2011 a 2018 do governador Carlos Alberto Richa, os Planos Estaduais de Educação de 2005 e 2015, as atas do Sindicato dos trabalhadores em Educação pública do Paraná e os boletins semanais do mesmo sindicato. Triado e analisado o material, este passa a ser agrupado por eixos com a intenção de perceber as proximidades e distanciamentos entre as proposições de lei do governo Beto Richa e o cenário vivenciado pelos professores. O estudo nos permitiu concluir que ao longo dos mandatos o governo Richa apresentou proposições relacionadas aos salários, previdência e hora atividade, no entanto no primeiro mandato o que se observa é apenas o cumprimento da legislação federal, nunca propondo índices de reajustes que evidenciavam a intenção de melhorar as condições do professor. No segundo mandato as negociações se encerram e as relações entre Estado e professores se tornam mais fragilizadas, o governo propõe alteração da hora atividade impactando no trabalho e jornada do professor, não cumpre acordos de reajuste, oferece percentuais abaixo dos indicadores nacionais, altera o sistema previdenciário dos servidores permitindo a realização de saques dos fundos previdenciários e estica a relação ao ponto das tensões entre Estado e servidores culminarem em confronto físico. Não se mostrou um governo que tivesse a intenção de valorizar a Educação do Estado, nem seus profissionais, mas sim alinhar-se às organizações internacionais de financiamento, como o Banco Mundial e seus pares – atendendo aos interesses liberais/capitalistas mercantilizando a Educação. Para os professores as proposições do governo representaram perdas de direitos e desrespeito uma vez que o governo finaliza seu mandato insistindo que em seu governo os investimentos em Educação superaram a margem de 100%, quando na verdade os documentos – e a vida real material dos professores – não comprovam essa bandeira levantada pelo governadorThe general objective of the research is to understand what was proposed during the administration of Carlos Alberto Richa for the valorization of the work and career of Basic Education teachers in Paraná. The specific objectives deal with the concept of teaching work in the field of immaterial work and in the context of Capitalism; the political-ideological options that approach or distance the possibility of valuing the teacher's work and, finally, to observe a panorama about the conditions of work and teaching career from the APP-PR documents. The methodological option, understanding the importance of the appropriate choice of the method, because the directions given to the analysis will also depend on the method, was the Historical Dialectical Materialism, having in the categories of the method the support and direction to analyze the information collected. Besides the organization of the study from authors with a Marxist theoretical perspective, the government plans for the period from 2011 to 2018 of governor Carlos Alberto Richa, the State Education Plans of 2005 and 2015, the minutes of the Union of Public Education Workers of Paraná and the weekly bulletins of the same union represented a source in this study. Once the material was sorted and analyzed, it was grouped by axes with the intention of noticing the proximities and distancements between the law propositions of Beto Richa's government and the scenario experienced by the teachers. The study allowed us to conclude that throughout the mandates the Richa government presented proposals related to salaries, social security, and working hours, however, in the first mandate what is observed is only the compliance with the federal legislation, never proposing readjustment indexes that showed the intention to improve the teachers' conditions. In the second mandate the negotiations are over and the relations between the State and the teachers become more fragile. The government proposes to change the working hour, which has an impact on the teacher's work and working hours, does not comply with readjustment agreements, offers percentages below the national indicators, changes the social security system of the public servants, allowing withdrawals from the social security funds, and stretches the relationship to the point where the tensions between the State and the public servants culminate in physical confrontation. The government did not show itself to be a government that intended to value State education, nor its professionals, but rather to align itself with international funding organizations, like the World Bank and its peers - serving liberal/capitalist interests by commercializing education. For the teachers, the government's proposals represented a loss of rights and disrespect, since the government ends its mandate by insisting that in its administration the investments in Education exceeded the 100% margin, when in fact the documents - and the real material life of the teachers - do not prove this flag raised by the governorRuiz, Maria José FerreiraSilva, Ileizi Luciana FiorelliCzernisz, Eliane Cleide da SilvaFaustino, Rodrigo Alexandre Cavalarini2024-08-30T17:41:55Z2024-08-30T17:41:55Z2022-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17359porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina174 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-31T06:09:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-31T06:09:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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