Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Caroline Hatada Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17144
Resumo: Nos dias atuais, as discussões sobre meio ambiente equilibrado, sustentabilidade e proteção ambiental vem cada vez mais ganhando atenção, seja na mídia, nas pesquisas acadêmicas ou em sala de aula. Discorrer sobre as questões ambientais vai muito além das parcerias entre instituições público-privadas, mas também está relacionada ao papel da sociedade, e o que cada um deve fazer, enquanto cidadãos, para promover a proteção ambiental. O que de fato se busca é um meio ambiente equilibrado, e muitos pesquisadores afirmam que a chave para alcançar este objetivo é através da educação ambiental (EA). Dessa forma, esta tese está dividida em Capítulos, apresentada em formato de 2 artigos. O primeiro artigo corresponde a elaboração e validação de um material paradidático voltado para a EA a cerca dos resíduos sólidos. Este material foi pensado para que fosse complementar ao conteúdo curricular proposto pelo Ministério da Educação, e aplicável dentro de sala de aula, capaz de incentivar a aprendizagem, fazendo com que o aluno tenha mais interesse pelo aprendizado e estudo do tema. Evidenciamos que o professor tem papel importante para a promoção da EA, porém, enfrentam o desafio de ensinar sobre o que vai além do currículo base, além da difícil tarefa de, muitas vezes, não possuírem materiais e recursos disponíveis para tais ações, apesar da vontade de contribuir. O segundo artigo visou uma EA voltada para o conhecimento sobre os ambientes internos. Através de um artigo de Revisão Rápida, mapeamos iniciativas publicadas em revistas que utilizam o monitoramento de CO2 em espaços educacionais internos como forma de sensibilização e educação sobre o meio ambiente. O CO2 pode ser utilizado como um proxy para ventilação e, consequentemente, ajudar a detectar problemas na ventilação e possíveis riscos de contaminação por doenças de transmissão aérea. Ambos os artigos enfatizam como o conhecimento é importante para a tomada de decisão, e como ele pode ser construído através da EA. Incentivar a participação dos alunos e da comunidade como um todo através do uso de materiais paradidáticos para a promoção da EA, ou o uso de equipamentos de medição de CO2 para o melhor conhecimento sobre os ambientes internos, por exemplo, pode ajudar no maior entendimento sobre o meio ambiente, e, de fato, refletir em discussões que levem a sociedade ao verdadeiro desenvolvimento sustentável.
id UEL_648378db2395047f3ebeef406c2c1bd9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17144
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativasKnowledge for action: environmental education through interactive teaching actions.GeografiaEducação ambientalMeio ambienteSustentabilidade ambientalCiências Humanas - GeografiaGeographyEnvironmental educationEnvironmentEnvironmental sustainabilityNos dias atuais, as discussões sobre meio ambiente equilibrado, sustentabilidade e proteção ambiental vem cada vez mais ganhando atenção, seja na mídia, nas pesquisas acadêmicas ou em sala de aula. Discorrer sobre as questões ambientais vai muito além das parcerias entre instituições público-privadas, mas também está relacionada ao papel da sociedade, e o que cada um deve fazer, enquanto cidadãos, para promover a proteção ambiental. O que de fato se busca é um meio ambiente equilibrado, e muitos pesquisadores afirmam que a chave para alcançar este objetivo é através da educação ambiental (EA). Dessa forma, esta tese está dividida em Capítulos, apresentada em formato de 2 artigos. O primeiro artigo corresponde a elaboração e validação de um material paradidático voltado para a EA a cerca dos resíduos sólidos. Este material foi pensado para que fosse complementar ao conteúdo curricular proposto pelo Ministério da Educação, e aplicável dentro de sala de aula, capaz de incentivar a aprendizagem, fazendo com que o aluno tenha mais interesse pelo aprendizado e estudo do tema. Evidenciamos que o professor tem papel importante para a promoção da EA, porém, enfrentam o desafio de ensinar sobre o que vai além do currículo base, além da difícil tarefa de, muitas vezes, não possuírem materiais e recursos disponíveis para tais ações, apesar da vontade de contribuir. O segundo artigo visou uma EA voltada para o conhecimento sobre os ambientes internos. Através de um artigo de Revisão Rápida, mapeamos iniciativas publicadas em revistas que utilizam o monitoramento de CO2 em espaços educacionais internos como forma de sensibilização e educação sobre o meio ambiente. O CO2 pode ser utilizado como um proxy para ventilação e, consequentemente, ajudar a detectar problemas na ventilação e possíveis riscos de contaminação por doenças de transmissão aérea. Ambos os artigos enfatizam como o conhecimento é importante para a tomada de decisão, e como ele pode ser construído através da EA. Incentivar a participação dos alunos e da comunidade como um todo através do uso de materiais paradidáticos para a promoção da EA, ou o uso de equipamentos de medição de CO2 para o melhor conhecimento sobre os ambientes internos, por exemplo, pode ajudar no maior entendimento sobre o meio ambiente, e, de fato, refletir em discussões que levem a sociedade ao verdadeiro desenvolvimento sustentável.In present times, discussions about a balanced environment, sustainability, and environmental protection are gaining more and more attention, whether in the media, academic research, or the classroom. Addressing environmental issues goes far beyond partnerships between public and private institutions; it is also related to the role of society and what everyone should do as citizens to promote environmental protection. The real goal is to achieve a balanced environment, and many researchers argue that the key to achieving this objective is through environmental education (EE). Therefore, this thesis is divided into chapters presented in the form of two articles. The first article corresponds to the development and validation of a teaching material focused on EE regarding solid waste. This material was designed to complement the content and be applicable within the classroom, capable of encouraging learning and sparking the students' interest in the subject. We highlight that teacher play an important role in promoting EE; however, they face the challenge of teaching beyond the core curriculum and often lack materials and resources for such actions, despite their willingness to contribute. The second article aimed at an EE focused on understanding indoor environments. Through a rapid review article, we mapped initiatives published in journals that use CO2 monitoring in indoor educational spaces as a means of raising awareness and educating about the environment. CO2 can be used as a proxy for ventilation and, consequently, help detect ventilation problems and potential risks of airborne disease transmission. Both articles emphasize how knowledge is important for decision-making and how it can be built through EE. Encouraging student and community participation by teaching materials to promote EE or the use of CO2 measurement devices to better understand indoor environments, for example, can contribute to a greater understanding of the environment and truly lead to discussions that drive society towards sustainable development.Torres, EloizaPacheco, Jucélia MacedoGomes, Luciano NardiniSantos, Maurício Moreira dosSouza, Sirius OliveiraBosco, Tatiane DalBomfim, Caroline Hatada Lima2024-08-06T18:51:18Z2024-08-06T18:51:18Z2023-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17144porCCE - Departamento de GeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina, Paraná178 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-07T06:02:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-07T06:02:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas
Knowledge for action: environmental education through interactive teaching actions.
title Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas
spellingShingle Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas
Bomfim, Caroline Hatada Lima
Geografia
Educação ambiental
Meio ambiente
Sustentabilidade ambiental
Ciências Humanas - Geografia
Geography
Environmental education
Environment
Environmental sustainability
title_short Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas
title_full Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas
title_fullStr Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas
title_full_unstemmed Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas
title_sort Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas
author Bomfim, Caroline Hatada Lima
author_facet Bomfim, Caroline Hatada Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Eloiza
Pacheco, Jucélia Macedo
Gomes, Luciano Nardini
Santos, Maurício Moreira dos
Souza, Sirius Oliveira
Bosco, Tatiane Dal
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Caroline Hatada Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Educação ambiental
Meio ambiente
Sustentabilidade ambiental
Ciências Humanas - Geografia
Geography
Environmental education
Environment
Environmental sustainability
topic Geografia
Educação ambiental
Meio ambiente
Sustentabilidade ambiental
Ciências Humanas - Geografia
Geography
Environmental education
Environment
Environmental sustainability
description Nos dias atuais, as discussões sobre meio ambiente equilibrado, sustentabilidade e proteção ambiental vem cada vez mais ganhando atenção, seja na mídia, nas pesquisas acadêmicas ou em sala de aula. Discorrer sobre as questões ambientais vai muito além das parcerias entre instituições público-privadas, mas também está relacionada ao papel da sociedade, e o que cada um deve fazer, enquanto cidadãos, para promover a proteção ambiental. O que de fato se busca é um meio ambiente equilibrado, e muitos pesquisadores afirmam que a chave para alcançar este objetivo é através da educação ambiental (EA). Dessa forma, esta tese está dividida em Capítulos, apresentada em formato de 2 artigos. O primeiro artigo corresponde a elaboração e validação de um material paradidático voltado para a EA a cerca dos resíduos sólidos. Este material foi pensado para que fosse complementar ao conteúdo curricular proposto pelo Ministério da Educação, e aplicável dentro de sala de aula, capaz de incentivar a aprendizagem, fazendo com que o aluno tenha mais interesse pelo aprendizado e estudo do tema. Evidenciamos que o professor tem papel importante para a promoção da EA, porém, enfrentam o desafio de ensinar sobre o que vai além do currículo base, além da difícil tarefa de, muitas vezes, não possuírem materiais e recursos disponíveis para tais ações, apesar da vontade de contribuir. O segundo artigo visou uma EA voltada para o conhecimento sobre os ambientes internos. Através de um artigo de Revisão Rápida, mapeamos iniciativas publicadas em revistas que utilizam o monitoramento de CO2 em espaços educacionais internos como forma de sensibilização e educação sobre o meio ambiente. O CO2 pode ser utilizado como um proxy para ventilação e, consequentemente, ajudar a detectar problemas na ventilação e possíveis riscos de contaminação por doenças de transmissão aérea. Ambos os artigos enfatizam como o conhecimento é importante para a tomada de decisão, e como ele pode ser construído através da EA. Incentivar a participação dos alunos e da comunidade como um todo através do uso de materiais paradidáticos para a promoção da EA, ou o uso de equipamentos de medição de CO2 para o melhor conhecimento sobre os ambientes internos, por exemplo, pode ajudar no maior entendimento sobre o meio ambiente, e, de fato, refletir em discussões que levem a sociedade ao verdadeiro desenvolvimento sustentável.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19
2024-08-06T18:51:18Z
2024-08-06T18:51:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17144
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina, Paraná
178 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823257310789632