Que Auschwitz não se repita! : Em busca da emancipação na formação e atuação docente em Honduras e Brasil na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lozano Castañeda, Carlos Fernando
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12566
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral refletir, a partir dos acontecimentos do holocausto nazista em Auschwitz, o processo formativo e de atuação docente na contemporaneidade, especificamente em países como Honduras e Brasil O estudo pode-se justificar por trazer critérios científicos pelas trilhas da Teoria Crítica da Sociedade, que apresenta os acontecimentos como são e tem um caráter social, porque observa o comportamento que acontece com um grupo de pessoas que neste caso são os professores e de caráter pessoal pela experiência subjetiva de viver realidades diferentes de mal-estar docente, mas que ao final gera mal-estar docente, provocando a síndrome de Burnout nos professores de Brasil e Honduras Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina e do GEPEITC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica com os estudos à luz do Projeto de Pesquisa: “Semiformação e educação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado” da Universidade Estadual de Londrina A metodologia, de cunho qualitativo, é uma pesquisa bibliográfica em Adorno (1995), Freire (1997), Esteve (1999), Carlotto (22), Horkheimer (22), Oliveira (26), Figueiredo-Ferraz (29), Cialzeta (213), Morris (218), Agostini (219), Silva (219), entre outros e, ainda, pesquisa documental e midiática com análise de reportagens jornalísticas e documentários acerca dos sobreviventes ao holocausto e, seus desdobramentos na contemporaneidade no que tange ao mal-estar docente, principalmente, nos países de Honduras e Brasil entre os anos de 218 e 219, trazendo o problema principal: Como tem sido configurada a formação e a atuação do trabalho docente no contexto atual em Honduras e Brasil, sob o foco de Auschwitz? em suma, buscou-se alternativas emancipatórias no que se refere ao trabalho docente nos respectivos países e a própria revitalização da formação crítica dos profissionais da educação Assim, o exercício reflexivo e analítico potencializa um pensar para além da utilidade e do caos enquanto manifestação da crítica imanente da instância de resistência e não conformidade diante da barbárie, tendo a possibilidade da autorreflexão das práticas docentes que buscam a emancipação e autonomia dos professores
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em suma, buscou-se alternativas emancipatórias no que se refere ao trabalho docente nos respectivos países e a própria revitalização da formação crítica dos profissionais da educação Assim, o exercício reflexivo e analítico potencializa um pensar para além da utilidade e do caos enquanto manifestação da crítica imanente da instância de resistência e não conformidade diante da barbárie, tendo a possibilidade da autorreflexão das práticas docentes que buscam a emancipação e autonomia dos professoresDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research had as general objective to reflect, starting from the events of the Nazi holocaust in Auschwitz, the formative process and teaching performance in contemporary times, specifically in countries like Honduras and Brazil The study can be justified by bringing scientific criteria along the trails of the Critical Theory of Society, which presents events as they are and has a social character, because it observes the behavior that happens with a group of people who in this case are teachers and of character by the subjective experience of experiencing different realities of teacher malaise, which in the end generates teacher malaise, causing the Burnout syndrome in teachers in Brazil and Honduras This is a research developed in the Graduate Program: Master in Education at the State University of Londrina and GEPEITC - Group of Studies and Research in Education, Childhood and Critical Theory with the studies in the light of the Research Project: “Semiformation and education in the context of damaged society: beyond the demarcated territory ”of the State University of Londrina The qualitative methodology is a bibliographic research in Adorno (1995), Freire (1997), Esteve (1999), Carlotto (22), Horkheimer (22), Oliveira (26), Figueiredo-Ferraz (29), Cialzeta (213), Morris (218), Agostini (219), Silva (219), among others and, still, documentary and media research with analysis of journalistic reports and documentaries about the survivors of the holocaust and, its unfolding in contemporary times with regard to teacher malaise, mainly in the countries of Honduras and Brazil between the years of 218 and 219 , bringing the main problem: How has the formation and performance of teaching work been configured in the current context in Honduras and Brazil, under the focus of Auschwitz? in short, emancipatory alternatives were sought with regard to teaching work in the respective countries and the very revitalization of the critical training of education professionals Thus, the reflective and analytical exercise enhances thinking beyond utility and chaos as a manifestation of the immanent criticism of the instance of resistance and non-conformity in the face of barbarism, with the possibility of self-reflection of teaching practices that seek the emancipation and autonomy of teachersOliveira, Marta Regina Furlan de [Orientador]Yaegashi, Solange Franci RaimundoFranco, Sandra Aparecida PiresLozano Castañeda, Carlos Fernando2024-05-01T14:00:20Z2024-05-01T14:00:20Z2020.0027.11.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12566porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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