Educação científica e tecnológica para a participação : Paulo Freire e a criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15421 |
Resumo: | Resumo: Esta tese alia o pensamento de Paulo Freire, estudos no campo da criatividade e a abordagem de ensino de ciências CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), para investigar o problema da participação consciente ou intencional dos estudantes durante as aulas de Física em uma escola pública Pesquisas realizadas no âmbito CTS e com enfoque de Freire reforçam a necessidade de uma educação voltada para a cidadania e que promova a participação dos sujeitos nos processos de tomada de decisões Ao mesmo tempo a criatividade tem sido concebida como um potencial humano que deve ser cultivado e desenvolvido Diante disso, nos propomos investigar por meio da construção de uma sequência didática, baseada em um abordagem CTS-Freire e na criatividade, a participação intencional dos estudantes via aprendizagem Aprendizagem que foi avaliada e discutida à luz da teoria sociocultural de Vygotsky De acordo com as ferramentas analíticas apresentadas por Bardin foi classificado e analisado os dados que levaram às inferências que apresentamos a seguir: a) a aprendizagem de conceitos pelos estudantes leva-os a uma progressiva tomada de consciência dos seus próprios processos mentais, b) somente a aprendizagem de conceitos não leva à participação consciente ou intencional dos estudantes, c) é necessário pensar a prática pedagógica juntamente com os estudantes e dar-lhes alternativas para que esses possam escolher e participar d) os alunos estão condicionados a reproduzir conhecimento e seguir prescrições, o que dificulta a sua participação e inibe a sua expressão criativa |
id |
UEL_667a18757f481bdb5d017bac6f7d580d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15421 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação científica e tecnológica para a participação : Paulo Freire e a criatividadeFísicaEstudo e ensinoAnálise de interação em educaçãoCriatividade (Educação)EstudantesFreire, Paulo - 1921-1997Physics Interaction analysis in educationCreativity (Education)Students - Concept formationCriticism and interpretationStudyResumo: Esta tese alia o pensamento de Paulo Freire, estudos no campo da criatividade e a abordagem de ensino de ciências CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), para investigar o problema da participação consciente ou intencional dos estudantes durante as aulas de Física em uma escola pública Pesquisas realizadas no âmbito CTS e com enfoque de Freire reforçam a necessidade de uma educação voltada para a cidadania e que promova a participação dos sujeitos nos processos de tomada de decisões Ao mesmo tempo a criatividade tem sido concebida como um potencial humano que deve ser cultivado e desenvolvido Diante disso, nos propomos investigar por meio da construção de uma sequência didática, baseada em um abordagem CTS-Freire e na criatividade, a participação intencional dos estudantes via aprendizagem Aprendizagem que foi avaliada e discutida à luz da teoria sociocultural de Vygotsky De acordo com as ferramentas analíticas apresentadas por Bardin foi classificado e analisado os dados que levaram às inferências que apresentamos a seguir: a) a aprendizagem de conceitos pelos estudantes leva-os a uma progressiva tomada de consciência dos seus próprios processos mentais, b) somente a aprendizagem de conceitos não leva à participação consciente ou intencional dos estudantes, c) é necessário pensar a prática pedagógica juntamente com os estudantes e dar-lhes alternativas para que esses possam escolher e participar d) os alunos estão condicionados a reproduzir conhecimento e seguir prescrições, o que dificulta a sua participação e inibe a sua expressão criativaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis combine the Paulo Freire’s thought, studies in the field of creativity and of the Science teaching STS (Science Technology and Society) approach to investigate the problem of conscious or intentional participation of students at the physics classes at the public school Researches conducted under STS’s and Freire reinforce the need for an education focused on citizenship and to promotion the participation of individuals at the decisions-making process At the same time creativity has been conceived as a human potential that need be cultivated and developed Therefore, we propose to investigate through the application of a didactic sequence, based on an STS-Freire approach and creativity, the intentional participation of students via learning Learning that was evaluated and discussed in light of Vygotsky’s sociocultural theory According to the analytical tools presented by Bardin it was classified and analyzed the data that led to the inferences that we present below: a) The concepts learning by the students leads them to a progressive awareness of their own thought processes, b) Only the learning of concepts does not lead to conscious or intentional participation of students, c) is necessary to think the pedagogical practice with students, give them alternatives to choose and participate d) the students are conditioning to reproducing knowledge and follow prescriptions which hinder your participation and inhibits them to be creativeBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Angotti, José André PeresAraman, Eliane Maria de OliveiraSavioli, Angela Marta Pereira das DoresSalvi, Rosana FigueiredoBarbosa, Roberto Gonçalves2024-05-01T14:48:46Z2024-05-01T14:48:46Z2014.0023.01.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15421porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica para a participação : Paulo Freire e a criatividade |
title |
Educação científica e tecnológica para a participação : Paulo Freire e a criatividade |
spellingShingle |
Educação científica e tecnológica para a participação : Paulo Freire e a criatividade Barbosa, Roberto Gonçalves Física Estudo e ensino Análise de interação em educação Criatividade (Educação) Estudantes Freire, Paulo - 1921-1997 Physics Interaction analysis in education Creativity (Education) Students - Concept formation Criticism and interpretation Study |
title_short |
Educação científica e tecnológica para a participação : Paulo Freire e a criatividade |
title_full |
Educação científica e tecnológica para a participação : Paulo Freire e a criatividade |
title_fullStr |
Educação científica e tecnológica para a participação : Paulo Freire e a criatividade |
title_full_unstemmed |
Educação científica e tecnológica para a participação : Paulo Freire e a criatividade |
title_sort |
Educação científica e tecnológica para a participação : Paulo Freire e a criatividade |
author |
Barbosa, Roberto Gonçalves |
author_facet |
Barbosa, Roberto Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] Angotti, José André Peres Araman, Eliane Maria de Oliveira Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Salvi, Rosana Figueiredo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Roberto Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Estudo e ensino Análise de interação em educação Criatividade (Educação) Estudantes Freire, Paulo - 1921-1997 Physics Interaction analysis in education Creativity (Education) Students - Concept formation Criticism and interpretation Study |
topic |
Física Estudo e ensino Análise de interação em educação Criatividade (Educação) Estudantes Freire, Paulo - 1921-1997 Physics Interaction analysis in education Creativity (Education) Students - Concept formation Criticism and interpretation Study |
description |
Resumo: Esta tese alia o pensamento de Paulo Freire, estudos no campo da criatividade e a abordagem de ensino de ciências CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), para investigar o problema da participação consciente ou intencional dos estudantes durante as aulas de Física em uma escola pública Pesquisas realizadas no âmbito CTS e com enfoque de Freire reforçam a necessidade de uma educação voltada para a cidadania e que promova a participação dos sujeitos nos processos de tomada de decisões Ao mesmo tempo a criatividade tem sido concebida como um potencial humano que deve ser cultivado e desenvolvido Diante disso, nos propomos investigar por meio da construção de uma sequência didática, baseada em um abordagem CTS-Freire e na criatividade, a participação intencional dos estudantes via aprendizagem Aprendizagem que foi avaliada e discutida à luz da teoria sociocultural de Vygotsky De acordo com as ferramentas analíticas apresentadas por Bardin foi classificado e analisado os dados que levaram às inferências que apresentamos a seguir: a) a aprendizagem de conceitos pelos estudantes leva-os a uma progressiva tomada de consciência dos seus próprios processos mentais, b) somente a aprendizagem de conceitos não leva à participação consciente ou intencional dos estudantes, c) é necessário pensar a prática pedagógica juntamente com os estudantes e dar-lhes alternativas para que esses possam escolher e participar d) os alunos estão condicionados a reproduzir conhecimento e seguir prescrições, o que dificulta a sua participação e inibe a sua expressão criativa |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014.00 2024-05-01T14:48:46Z 2024-05-01T14:48:46Z 23.01.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15421 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823297721860096 |