O aprendizado da matemática no ensino fundamental : um estudo com uma turma do 2º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Fernanda Aparecida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15593
Resumo: Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de ensinar e aprender matemática em uma turma do 2º ano do ensino fundamental I Para tanto, foi selecionada uma escola municipal do interior do Estado de São Paulo, e focalizou as atividades de ensino, a mediação pedagógica e os processos interativos na sala de aula A pesquisa está ancorada em pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural proposta por Vigotski e Luria, os quais destacam o papel do outro e da mediação semiótica no processo de constituição humana, e de outros pesquisadores que, ao estudarem o aprendizado escolar, fundamentaram-se neste corpo teórico Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa tomou como referência a abordagem microgenética, que tem como característica o exame orientado para o funcionamento dos sujeitos focais, as relações intersubjetivas e as condições sociais da situação, resultando num relato minucioso dos acontecimentos Para a coleta de dados, fez-se uso da observação de campo– neste caso, a sala de aula, de um diário de campo para registro das impressões iniciais e de videogravações das aulas de matemática por um período de três meses durante o segundo semestre de 214 Foram selecionados oito episódios, distribuídos em quatro grupos: o primeiro, o segundo e o terceiro episódios fazem parte de uma sequência didática, o quarto e o quinto correspondem a aulas avulsas, porém com o mesmo conteúdo, situações problemas, o sexto e o sétimo também fazem parte de aulas avulsas, propostas no material apostilado e o oitavo episódio se refere à aplicação da Provinha Brasil Os dados foram analisados à luz da abordagem enunciativa discursiva proposta por Volochínov e Bakhtin Como resultados, destacam-se: as atividades de ensino propostas tinham como referência duas fontes principais: o programa de formação desenvolvido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o material apostilado adquirido pelos gestores locais; por conta da participação da professora neste programa, ela elaborou atividades e as aplicou em sua turma; o sucesso parcial ou não de uma atividade proposta em sala de aula depende de vários fatores: a construção da possibilidade de ancoragem nos conhecimentos que os alunos já possuem e a clareza sobre a sua solicitação para que torne possível a elaboração de estratégias eficazes; a simples presença de “material concreto” não produz por si só o aprendizado dos alunos Por fim, destaca-se a necessidade de repensar a avaliação em larga escala, entendida como instrumento norteador da prática docente Sendo assim, conclui-se que é necessário repensar a atividade de ensino numa perspectiva que enfatize a promoção do aprendizado dos alunos; uma reorientação na formação inicial e continuada dos professores a fim de ressignificar o trabalho docente com foco em um corpo teórico mais consistente, capaz de proporcionar uma compreensão mais ampla e profunda dos processos de ensinar e aprender na escola, assim como promover uma profunda transformação nas condições de produção do exercício da docência com a ampliação de tempo e espaços para refletir sobre a prática profissional
id UEL_66d54fb07027f5c531329919a7ce7af5
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15593
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O aprendizado da matemática no ensino fundamental : um estudo com uma turma do 2º anoEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasMatemática (Ensino fundamental)Estudo e ensinoMatemáticaEducation - BrazilResumo: O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de ensinar e aprender matemática em uma turma do 2º ano do ensino fundamental I Para tanto, foi selecionada uma escola municipal do interior do Estado de São Paulo, e focalizou as atividades de ensino, a mediação pedagógica e os processos interativos na sala de aula A pesquisa está ancorada em pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural proposta por Vigotski e Luria, os quais destacam o papel do outro e da mediação semiótica no processo de constituição humana, e de outros pesquisadores que, ao estudarem o aprendizado escolar, fundamentaram-se neste corpo teórico Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa tomou como referência a abordagem microgenética, que tem como característica o exame orientado para o funcionamento dos sujeitos focais, as relações intersubjetivas e as condições sociais da situação, resultando num relato minucioso dos acontecimentos Para a coleta de dados, fez-se uso da observação de campo– neste caso, a sala de aula, de um diário de campo para registro das impressões iniciais e de videogravações das aulas de matemática por um período de três meses durante o segundo semestre de 214 Foram selecionados oito episódios, distribuídos em quatro grupos: o primeiro, o segundo e o terceiro episódios fazem parte de uma sequência didática, o quarto e o quinto correspondem a aulas avulsas, porém com o mesmo conteúdo, situações problemas, o sexto e o sétimo também fazem parte de aulas avulsas, propostas no material apostilado e o oitavo episódio se refere à aplicação da Provinha Brasil Os dados foram analisados à luz da abordagem enunciativa discursiva proposta por Volochínov e Bakhtin Como resultados, destacam-se: as atividades de ensino propostas tinham como referência duas fontes principais: o programa de formação desenvolvido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o material apostilado adquirido pelos gestores locais; por conta da participação da professora neste programa, ela elaborou atividades e as aplicou em sua turma; o sucesso parcial ou não de uma atividade proposta em sala de aula depende de vários fatores: a construção da possibilidade de ancoragem nos conhecimentos que os alunos já possuem e a clareza sobre a sua solicitação para que torne possível a elaboração de estratégias eficazes; a simples presença de “material concreto” não produz por si só o aprendizado dos alunos Por fim, destaca-se a necessidade de repensar a avaliação em larga escala, entendida como instrumento norteador da prática docente Sendo assim, conclui-se que é necessário repensar a atividade de ensino numa perspectiva que enfatize a promoção do aprendizado dos alunos; uma reorientação na formação inicial e continuada dos professores a fim de ressignificar o trabalho docente com foco em um corpo teórico mais consistente, capaz de proporcionar uma compreensão mais ampla e profunda dos processos de ensinar e aprender na escola, assim como promover uma profunda transformação nas condições de produção do exercício da docência com a ampliação de tempo e espaços para refletir sobre a prática profissionalDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present study had as objective to analyse the process of teaching and learning mathematics in a class of a 2nd year of elementary school I For that, it was selected one municipal school in the state of São Paulo, and focused the teaching activities, the pedagogical mediation and the interactive process in the classroom The research is anchored on theoretical assumptions of historical-cultural psychology proposed by Vigotsky and Luria, which hightlights the role of the other and of semiotics mediation in the process of human constitution, and of other researchers, that studying the school learning, based themselves in this theoretical body From the methodological point of view, this research took as reference the genetics approach that has as its characteristic the oriented exam to the functioning of the focal subjects, the intersubjective relations and the social conditions of the situation, resulting in a detailed report of the events For data collection, it was made the use of field observation – in this case, the classroom, a field diary for the registration of initial impressions and video recordings of the mathematics classes in a three-month period during the second half of 214Eight episodes were selected, distributed in four groups: The first, the second and the third episodes are part of a didactic sequence, the fourth and the fifth ones correspond to miscellaneous classes, however with the same content, situation - problems, the sixth and the seventh ones are also part of miscellaneous classes, offered in the booklet material and the eighth one refers to the application of the “Brazil test” The data were analyzed based in the enunciative discursive approach proposed by Volochinov and Bakhtin As results, stand out: the activities of education proposed had as reference two main sources: the training program developed by the “National Pact for Literacy at the Right Age” – “PNAIC” and the booklet material purchased by the local management; because of the teacher’s participation in this program, she developed activities and applied them in her class; the partial success or not of a proposed activity in the classroom depends on several facts: the construction of docking capability in the knowledge the students already have and the clarity about your request to make it possible the elaboration of effective strategies; the simple presence of “concrete material” does not produce by itself the students learning Finally, it stands out the need to rethink about the evaluation in large scale, understood as a guiding instrument of teaching practice Thus, we conclude that there is a need to rethink about the teaching activity in a perspective that emphasizes the promotion of students learning; a reorientation in initial and continuing training of teachers in order to give new meaning in the teaching work with a focus on a more consistent theoretical body, capable of providing a wider and deeper understanding of the processes of teaching and learning at school, as well as to promote a deep transformation in the conditions of exercise productions of teaching with the enlargement in spaces and times for reflection on the professional practiceToscano, Carlos [Orientador]Yaegashi, Solange Franci RaimundoOliveira, Francismara Neves deCaetano, Fernanda Aparecida2024-05-01T14:52:04Z2024-05-01T14:52:04Z2016.0015.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15593porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15593Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprendizado da matemática no ensino fundamental : um estudo com uma turma do 2º ano
title O aprendizado da matemática no ensino fundamental : um estudo com uma turma do 2º ano
spellingShingle O aprendizado da matemática no ensino fundamental : um estudo com uma turma do 2º ano
Caetano, Fernanda Aparecida
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Matemática (Ensino fundamental)
Estudo e ensino
Matemática
Education - Brazil
title_short O aprendizado da matemática no ensino fundamental : um estudo com uma turma do 2º ano
title_full O aprendizado da matemática no ensino fundamental : um estudo com uma turma do 2º ano
title_fullStr O aprendizado da matemática no ensino fundamental : um estudo com uma turma do 2º ano
title_full_unstemmed O aprendizado da matemática no ensino fundamental : um estudo com uma turma do 2º ano
title_sort O aprendizado da matemática no ensino fundamental : um estudo com uma turma do 2º ano
author Caetano, Fernanda Aparecida
author_facet Caetano, Fernanda Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toscano, Carlos [Orientador]
Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Oliveira, Francismara Neves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Fernanda Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Matemática (Ensino fundamental)
Estudo e ensino
Matemática
Education - Brazil
topic Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Matemática (Ensino fundamental)
Estudo e ensino
Matemática
Education - Brazil
description Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de ensinar e aprender matemática em uma turma do 2º ano do ensino fundamental I Para tanto, foi selecionada uma escola municipal do interior do Estado de São Paulo, e focalizou as atividades de ensino, a mediação pedagógica e os processos interativos na sala de aula A pesquisa está ancorada em pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural proposta por Vigotski e Luria, os quais destacam o papel do outro e da mediação semiótica no processo de constituição humana, e de outros pesquisadores que, ao estudarem o aprendizado escolar, fundamentaram-se neste corpo teórico Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa tomou como referência a abordagem microgenética, que tem como característica o exame orientado para o funcionamento dos sujeitos focais, as relações intersubjetivas e as condições sociais da situação, resultando num relato minucioso dos acontecimentos Para a coleta de dados, fez-se uso da observação de campo– neste caso, a sala de aula, de um diário de campo para registro das impressões iniciais e de videogravações das aulas de matemática por um período de três meses durante o segundo semestre de 214 Foram selecionados oito episódios, distribuídos em quatro grupos: o primeiro, o segundo e o terceiro episódios fazem parte de uma sequência didática, o quarto e o quinto correspondem a aulas avulsas, porém com o mesmo conteúdo, situações problemas, o sexto e o sétimo também fazem parte de aulas avulsas, propostas no material apostilado e o oitavo episódio se refere à aplicação da Provinha Brasil Os dados foram analisados à luz da abordagem enunciativa discursiva proposta por Volochínov e Bakhtin Como resultados, destacam-se: as atividades de ensino propostas tinham como referência duas fontes principais: o programa de formação desenvolvido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o material apostilado adquirido pelos gestores locais; por conta da participação da professora neste programa, ela elaborou atividades e as aplicou em sua turma; o sucesso parcial ou não de uma atividade proposta em sala de aula depende de vários fatores: a construção da possibilidade de ancoragem nos conhecimentos que os alunos já possuem e a clareza sobre a sua solicitação para que torne possível a elaboração de estratégias eficazes; a simples presença de “material concreto” não produz por si só o aprendizado dos alunos Por fim, destaca-se a necessidade de repensar a avaliação em larga escala, entendida como instrumento norteador da prática docente Sendo assim, conclui-se que é necessário repensar a atividade de ensino numa perspectiva que enfatize a promoção do aprendizado dos alunos; uma reorientação na formação inicial e continuada dos professores a fim de ressignificar o trabalho docente com foco em um corpo teórico mais consistente, capaz de proporcionar uma compreensão mais ampla e profunda dos processos de ensinar e aprender na escola, assim como promover uma profunda transformação nas condições de produção do exercício da docência com a ampliação de tempo e espaços para refletir sobre a prática profissional
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.02.2016
2016.00
2024-05-01T14:52:04Z
2024-05-01T14:52:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15593
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823308174065664