Satisfação corporal em estudantes do ensino médio : contribuições da epistemologia genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Églin Ribeiro dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12248
Resumo: Resumo: O processo de conhecimento acerca do corpo é contínuo e se modifica nas interações do sujeito com o meio ao longo do ciclo vital Assim, corpo representa um sentido físico, porém a corporeidade será a expressão do sensível e por meio do corpo o sujeito vai perceber/conhecer/se identificar com o mundo ao seu redor A imagem corporal é construída análoga e concomitantemente à imagem mental e envolve aspectos cognitivos, afetivos, sociais, motores Depende da estrutura de pensamento, das experiências e do contexto cultural em que cada sujeito está inserido O período das operações formais, no correspondente à adolescência, constitui-se particularmente importante para investigar os processos de construção da imagem mental e corporal, tendo em vista a construção identitária em curso Sendo a Educação Física um dos componentes curriculares da área de linguagens, ela é responsável por desenvolver as práticas corporais, portanto a corporeidade, considerando o processo de significação do sujeito A pesquisa realizada ancorou-se no aporte teórico da Epistemologia Genética e objetivou analisar o nível de satisfação da imagem corporal em estudantes do Ensino Médio, relacionando os processos de construção da imagem mental e corporal Participaram do estudo 93 estudantes, sendo 51 do gênero feminino e 42 do gênero masculino, com idades entre 15 e 17 anos A pesquisa classifica-se como quantitativa O instrumento utilizado foi a Escala de Satisfação Corporal que tem como finalidade identificar o grau de satisfação em 15 áreas corporais de uma forma geral O nível de significância adotado para os testes estatísticos foi de 5%, ou seja, p<5 Verificou-se diferença significativa para as áreas de: nádegas, estômago, braços, tônus muscular e peso No geral, o gênero masculino mostrou-se mais satisfeito com o corpo em relação ao gênero feminino Observa-se diferença significativa para as áreas corporais de tórax/seio, valores maiores para os adolescentes de 17 anos e menores valores no caso dos participantes com 16 anos Embora ainda seja preciso avançar, percebemos que a preferência por determinadas áreas corporais não é uma questão de gênero É necessário ampliar as pesquisas no que se refere à imagem corporal para capturar a noção de corporeidade e a satisfação corporal em amostra de maior amplitude, o que poderá favorecer no estudo de como ocorrem essas construções e na compreensão dos processos envolvidos Além disso, indica se a incorporação de entrevista baseada no método clínico-crítico piagetiano para capturar o pensamento dos participantes, significações acerca do corpo, das relações com os diferentes gêneros e as questões sociais nas diferentes possibilidades de constituição da imagem corporal e mental
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The process of knowledge about the body is continuous and changes in the subject's interactions with the environment throughout the life cycle Thus, body represents a physical sense, but corporeality will be the expression of the sensitive and through the body the subject will perceive/know/identify with the world around him The body image is constructed analogously and concomitantly with the mental image and involves cognitive, affective, social and motor aspects It depends on the thought structure, experiences and cultural context in which each subject is inserted The period of formal operations, corresponding to adolescence, is particularly important to investigate the processes of construction of mental and body image, in view of the ongoing construction of identity Since Physical Education is one of the curricular components in the area of languages, it is responsible for developing bodily practices, therefore corporeality, considering the subject's meaning process The research carried out was anchored in the theoretical contribution of Genetic Epistemology and aimed to analyze the level of body image satisfaction in high school students, relating the processes of construction of mental and body image 93 students participated in the study, 51 females and 42 males, aged between 15 and 17 years The research is classified as quantitative The instrument used was the Body Satisfaction Scale, which aims to identify the degree of satisfaction in 15 body areas in general The significance level adopted for the statistical tests was 5%, that is, p<5 There was a significant difference for the areas of: buttocks, stomach, arms, muscle tone and weight In general, males were more satisfied with their bodies than females There is a significant difference for the body areas of the chest/breast, higher values for adolescents aged 17 years and lower values for participants aged 16 years Although progress still needs to be made, we realize that the preference for certain body areas is not a gender issue It is necessary to expand research on body image to capture the notion of corporeality and body satisfaction in a larger sample, which may favor the study of how these constructions occur and the understanding of the processes involved Furthermore, the incorporation of an interview based on the Piagetian clinical-critical method is indicated to capture the participants' thoughts, meanings about the body, the relationships with different genders and social issues in the different possibilities of constitution of the body and mental imageOliveira, Francismara Neves de [Orientador]Saravali, Eliane GiachettoAlliprandini, Paula Mariza ZeduSantos, Églin Ribeiro dos2024-05-01T13:50:47Z2024-05-01T13:50:47Z2021.0027.05.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12248porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12248Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - 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