A unidade teórico-prática expressa no exercício profissional dos assistentes sociais da região de Presidente Prudente / SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Eduardo Luis
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8331
Resumo: Resumo: A pesquisa realizada para fins de obtenção de título de doutor tem como objeto de estudo o exercício profissional dos assistentes sociais O problema de pesquisa construído versa sobre as expressões da construção da unidade teórico-prática presentes no exercício profissional dos assistentes sociais Para tanto, analisou-se o processo pelo qual os assistentes sociais, na região de Presidente Prudente, constroem a unidade teórico-prática em seu exercício profissional O percurso metodológico da pesquisa foi constituído em três momentos No primeiro, a revisão de literatura tratou da relação teoria e prática e sua possível configuração como unidade, identificando as particularidades da discussão relacionada à referida unidade A revisão de literatura ocorreu por meio do levantamento on-line de artigos publicados em periódicos da área do Serviço Social que discutiam a unidade teórico-prática no exercício profissional O segundo momento se deu por meio de pesquisa de campo, com assistentes sociais que atuam na região de Presidente Prudente – SP A aproximação ocorreu por contatos telefônicos e de aplicativos de mensagens instantâneas, para efetivar o convite a participar da pesquisa Após o processo de aproximação aos sujeitos, foi enviado o questionário on-line, via plataforma Google Docs Foram enviados 151 questionários e obtidas 113 respostas O terceiro momento, por fim, foi a realização de entrevistas com 1 sujeitos, com o objetivo de conhecer e entender o modo como os assistentes sociais pensam e constroem as relações teórico-práticas Verificou-se que os profissionais, na operacionalização de políticas públicas e na atenção aos usuários, apresentam uma extensa gama de ações operacionalizadas no seu cotidiano profissional Respondem, também, a requisições e demandas majoritariamente vinculadas aos interesses e às necessidades institucionais dos espaços onde operacionalizam seu trabalho Na execução e no planejamento de suas ações profissionais, os assistentes sociais pesquisados entendem e consideram como determinantes do seu exercício profissional os conhecimentos das normativas das políticas públicas e sociais nas quais se inserem profissionalmente, bem como os conhecimentos para fundamentação do trabalho profissional e os conhecimentos acerca da realidade social na qual se inserem como trabalhadores Obtivemos, como achados da pesquisa, a construção da relação e da unidade teórico-prática a partir de três elementos: estabelecendo a referida relação a partir do ponto de vista pragmático; estabelecendo a partir das normativas legais das políticas públicas e sociais; estabelecendo, enquanto unidade teórico-prática, movimento e contradição entre os conhecimentos e a realidade interventiva
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estabelecendo a partir das normativas legais das políticas públicas e sociais; estabelecendo, enquanto unidade teórico-prática, movimento e contradição entre os conhecimentos e a realidade interventivaTese (Doutorado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: The research carried out for the purpose of obtaining the title of doctor has the object of study the professional practice of social workers The research problem built deals with the expressions of the construction of the theoretical and practical unit present in the professional practice of social workers To this end, we analyzed the process by which social workers in the Presidente Prudente region build the theoretical and practical unit in their professional practice The methodological path of the research has constituted in three moments The first: the literature review that dealt with the relationship between theory and practice and its possible configuration as a unit, identifying the particularities of the discussion related to that unit The literature review took place through an online survey of articles published in journals in the area of Social Work that discussed the theoretical and practical unit in professional practice The second moment took place through field research, with social workers who work in the region of Presidente Prudente - SP The approach took place through telephone contacts and instant messaging applications, to effect the invitation to participate in the research After the process of approaching the subjects, the questionnaire sented online, via the Google Docs platform 151 questionnaires were sent and 113 responses were received The third moment was the realization of interviews with 1 subjects, with the objective of knowing and understanding the way social workers think and build theoretical and practical relationships It has founded that the professionals, in the implementation of public policies and in the care for users, present a wide range of actions operationalized in their professional routine They also respond to requests and demands mostly linked to the institutional interests and needs of the spaces where they operate their work In the execution and planning of their professional actions, the social workers surveyed understand and consider as determinants of their professional practice the knowledge of the norms of public and social policies in which they are inserted professionally; the knowledge to support professional work and the knowledge about the social reality in which they are inserted as workers We obtained, as research findings, the construction of the relationship and the theoretical practical unit based on three elements: establishing the referred relationship from a pragmatic point of view; establishing from the legal norms of public and social policies and; establishing as a theoretical and practical unit as a movement and contradiction between knowledge and interventional realityTorres, Mabel Mascarenhas [Orientador]Martinelli, Maria LúciaBattini, OdáriaRodrigues, Terezinha de FátimaPortes, Melissa FerreiraCouto, Eduardo Luis2024-05-01T11:33:08Z2024-05-01T11:33:08Z2020.0016.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8331porDoutoradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8331Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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