Capacitação técnica autorrelatada por profissionais que assistem à idosos em atenção primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Karoline Gabriel
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9481
Resumo: Resumo: A longevidade é uma conquista da humanidade, há a necessidade do ensino e dos serviços em saúde aprimorarem seus conhecimentos e práticas, para adequarem-se as mudanças demográficas do país e proporcionar melhores condições de vida a população idosa O conhecimento dos profissionais de saúde à cerca do envelhecimento e sobre as peculiaridades desta população é indispensável para contribuir com a autonomia e independência, ampliar os fatores de proteção e diminuir os fatores de risco para doença, reduzindo a incidência e prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) O estudo objetivou caracterizar a capacitação técnica-científica autorrelatada dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, com relação às demandas do processo de envelhecimento Estudo descritivo, quantitativo, em que foram coletados dados por meio de um questionário online criado pela autora com as variáveis de interesse relacionada as peculiaridades dos idosos A população foi composta pelos profissionais das seguintes áreas: enfermagem, medicina, odontologia, psicologia e assistência social, totalizando 35 profissionais de ensino superior, que atuam em nove Unidades Básica de Saúde (UBS) de um município de pequeno porte da região sul do país Foi excluída apenas uma Unidade Básica de Saúde que se tornou referência para covid 19 De acordo com os resultados encontrados, o perfil que predominou foi o gênero feminino com 8% dos profissionais, sendo a enfermagem a classe profissional com maior participação (65,7%), e, mais de 6% dos profissionais relataram conviver com idosos em seu núcleo familiar A maioria dos profissionais possui alguma Pós-Graduação, no entanto 6% não tem realizado atividades de Educação Permanente e a Geriatria/Gerontologia não é uma área citada pelas 4% das capacitações realizadas, apesar de 82,9% dos profissionais relatarem interesse em adquirir mais conhecimento nesta área Dos participantes 97,1% concordam que há grande proporção de idosos na sua área de abrangência, mas apenas 48,6% dos profissionais disseram se sentir seguros para avaliar aos idosos e 6% não conhecem instrumentos avaliativos específicos para traçar um panorama da saúde do idoso Em relação ao conhecimento sobre assistência prestada referente aos seis temas voltados a saúde dos idosos, a soma de todos os profissionais se manteve uma média de 6 (seis), na qual dez pontos significam na escala, totalmente preparado Conclui-se que os profissionais necessitam de aprimoramento na área de geriatria/gerontologia e que a graduação pode ser um espaço de integração ensino serviço para que os acadêmicos se sintam mais preparados para o mercado de trabalho Além disso, a educação permanente deve ser uma estratégia utilizada para aprimorar e atualizar as práticas cotidianas no serviço
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: Longevity is an achievement of humanity, there is a need for teaching and health services to improve their knowledge and practices, to adapt to the demographic changes of the country and provide better living conditions for the elderly population The knowledge of health professionals about aging and about the peculiarities of this population is indispensable to contribute to autonomy and independence, expand protective factors and reduce risk factors for disease, reducing the incidence and prevalence of chronic non-communicable diseases (NCDs) The study aimed to characterize the self-reported technical-scientific training of primary health care professionals, in relation to the demands of the aging process A descriptive, quantitative study collected data through an online questionnaire created by the author with the variables of interest related to the peculiarities of the elderly The population was composed of professionals from the following areas: nursing, medicine, dentistry, psychology and social assistance, totaling 35 higher education professionals, who work in nine Basic Health Units (UBS) of a small municipality in the southern region of the country Only one Basic Health Unit that became a reference for covid 19 was excluded According to the results found, the predominant profile was female with 8% of the professionals, with nursing being the professional class with the highest participation (657%), and more than 6% of the professionals reported living with the elderly in their family nucleus Most professionals have some Graduate Studies, however 6% have not performed Permanent Education activities and Geriatrics/Gerontology is not an area mentioned by the 4% of the trainings performed, although 829% of the professionals reported interest in acquiring more knowledge in this area Of the participants, 971% agree that there is a large proportion of elderly people in their area of coverage, but only 486% of the professionals said they felt safe to evaluate the elderly and 6% do not know specific assessment instruments to outline an overview of the health of the elderly Regarding the knowledge about care provided regarding the six themes related to the health of the elderly, the sum of all professionals remained an average of 6 (six), in which ten points mean on the scale, fully prepared It is concluded that professionals need improvement in the area of geriatrics/gerontology and that graduation can be a space for integration teaching service so that students feel more prepared for the labor market In addition, continuing education should be a strategy used to improve and update daily practices in the serviceCabrera, Marcos Aparecido Sarria [Orientador]Dellaroza, Mara Solange GomesMelchior, ReginaRodrigues, Maria Karoline Gabriel2024-05-01T11:55:52Z2024-05-01T11:55:52Z2022.0022.02.202xinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9481porMestradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - 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