O momento dado de Henri Cartier-Bresson : a aplicabilidade do conceito no jornalismo diário londrinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honorato, Vivian Francielle
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16538
Resumo: Resumo: Este trabalho analisa a aplicabilidade do conceito fotográfico de momento dado, de Henri Cartier-Bresson, no jornal diário Folha de Londrina Esta análise acontece por meio de um método que identifica quantitativamente a presença de imagens que apresentam características deste conceito e analisa qualitativamente a aplicação do mesmo Foram coletadas e analisadas imagens das capas de 3 edições do jornal em questão, no período de 22 de fevereiro à 28 de março de 217 Para fundamentar a análise qualitativa e para fins investigativos da rotina de produção jornalística, foram aplicadas entrevistas com fotógrafos atuantes no jornal e que tiveram suas imagens selecionadas para a análise Utilizou-se como fundamentação a teoria do processo criativo do fotógrafo de Boris Kossoy, o qual dialoga com os conceitos filosóficos de Vilém Flusser e Arlindo Machado Com relação ao momento dado, foi abordado aspectos da formação e produção fotográfica de Henri Cartier-Bresson, considerado o projenitor do conceito, e a questão da tradução do termo que se difundiu como instante decisivo, porém foi idealizada pelo fotógrafo como momento dado O resultado permite afirmar que a presença do conceito nas páginas do jornal diário são escassas e condicionadas mais à oportunidade do que à intencionalidade de aplicá-lo
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spelling O momento dado de Henri Cartier-Bresson : a aplicabilidade do conceito no jornalismo diário londrinenseComunicação visualLondrina (PR)FotojornalismoLondrina (PR)Londrina (PR)PhotojournalismLondrina (PR)Visual communication - Londrina (PR)Resumo: Este trabalho analisa a aplicabilidade do conceito fotográfico de momento dado, de Henri Cartier-Bresson, no jornal diário Folha de Londrina Esta análise acontece por meio de um método que identifica quantitativamente a presença de imagens que apresentam características deste conceito e analisa qualitativamente a aplicação do mesmo Foram coletadas e analisadas imagens das capas de 3 edições do jornal em questão, no período de 22 de fevereiro à 28 de março de 217 Para fundamentar a análise qualitativa e para fins investigativos da rotina de produção jornalística, foram aplicadas entrevistas com fotógrafos atuantes no jornal e que tiveram suas imagens selecionadas para a análise Utilizou-se como fundamentação a teoria do processo criativo do fotógrafo de Boris Kossoy, o qual dialoga com os conceitos filosóficos de Vilém Flusser e Arlindo Machado Com relação ao momento dado, foi abordado aspectos da formação e produção fotográfica de Henri Cartier-Bresson, considerado o projenitor do conceito, e a questão da tradução do termo que se difundiu como instante decisivo, porém foi idealizada pelo fotógrafo como momento dado O resultado permite afirmar que a presença do conceito nas páginas do jornal diário são escassas e condicionadas mais à oportunidade do que à intencionalidade de aplicá-loDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This paper analyzes the applicability of the photographic concept of the given moment, by Henri Cartier-Bresson, in the daily newspaper Folha de Londrina Through a method that quantitatively identifies the presence of images that present characteristics of this concept and qualitatively analyzes the application of them Images from the covers of 3 editions of the newspaper in question were collected and analyzed from February 22nd to March 28th, 217 In order to substantiate the qualitative analysis and for the purposes to investigate the journalistic routine, interviews were conducted with photographers working in the newspaper and had their images selected for analysis The theory of the photographer’s creative process by Boris Kossoy was used as a foundation, which dialogues with the philosophical concepts of Vilém Flusser and Arlindo Machado Regarding the given moment it was approached aspects of the educational background and photographic work of Henri Cartier-Bresson, considered the projenitor of the concept, and about the translation of the term that diffused as the decisive moment, but was idealized by the photographer as the given moment The results allows to affirm that the presence of the concept in the pages of the daily newspaper are scarce and conditioned more to the opportunity than the intensionality of applying itKlein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]Boni, Paulo CésarCiquini, Fábio HenriqueHonorato, Vivian Francielle2024-05-01T15:10:47Z2024-05-01T15:10:47Z2017.0011.10.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16538porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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