A qualidade motivacional e o Burnout : um estudo exploratório com professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellusci, Julliana Faggion
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15260
Resumo: Resumo: O primeiro objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade motivacional dos professores para o trabalho de acordo com a Teoria da Autodeterminação e suas associações com componentes de Burnout, ou seja, a exaustão emocional, realização profissional e cinismo Uma amostra de 586 professores do ensino fundamental, médio e superior responderam eletronicamente dois questionários relacionados com ambos os constructos estabelecidas A análise de componentes principais revelou quatro fatores na escala motivacional, a motivação autônoma, motivação introjetada, desmotivação e regulação externa Outros três fatores foram identificados na escala de Burnout, os quais correspondem aos três componentes Os resultados mostraram que os professores têm um forte senso de motivação autônoma para o ensino, seguido de motivação controlada e desmotivação Por outro lado, os níveis elevados de baixa realização profissional, seguido de exaustão emocional e cinismo foram revelados pela amostra como um todo As análises de Pearson mostraram relações positivas e negativas entre os escores em todas as variáveis O objetivo mais importante do estudo foi avaliar as relações entre os escores dos três componentes de Burnout e as variáveis demográficas da amostra Como resultados, as análises de variância apresentaram evidências de que os níveis de exaustão emocional foram significativamente maiores entre as mulheres Exaustão emocional e cinismo tiveram pontuações mais baixas no grupo de professores com mais de 46 anos de idade, seguido de baixa realização profissional neste mesmo grupo A experiência no ensino apresentou algumas diferenças em Burnout, sendo que aqueles com 16 anos ou mais no ensino foram caracterizados por níveis mais baixos em exaustão emocional e cinismo do que outros grupos Finalmente, os professores que declararam boas ou excelentes relações profissionais com seus colegas apresentaram menores níveis de exaustão emocional e cinismo do que aqueles que perceberam relações menos positivas Os resultados foram discutidos à luz de teorias e outros estudos Este trabalho, por sua vez, pretende contribuir para a compreensão da motivação e para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento ao esgotamento profissional de professores
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The first aim of this study was to assess teachers’ motivational quality for work, according to Self-Determination Theory, and its associations with Burnout components, namely, emotional exhaustion, professional accomplishment and cynicism A sample of 586 from elementary, middle and higher education teachers answered electronically two questionnaires related to both established constructs A principal component analysis revealed four factors in the motivational scale, that is, autonomous motivation, introjected motivation, amotivation and external regulation Other three factors were disclosed in Burnout scale, corresponding to three components Results showed that teachers have a stronger sense of autonomous motivation for teaching, followed by controlled motivation and amotivation On the other side, high levels of low professional accomplishment, followed by emotional exhaustion and cynicism were disclosed in the sample as a whole Pearson analyses showed both positive and negative relationships among scores in all variables The most important objective of the study was to assess relationships among scores in the Burnouts’ three components and sample’s demographic variables As results, ANOVAs analyses gave evidence that emotional exhaustion’s levels were significantly higher among women, but emotional exhaustion and cynicism had lower scores in the over 46 years old teachers group, followed by low professional accomplishment Teaching experience years accounted for some differences in Bournout, as those with 16 years and over in teaching were characterized by lower levels of emotional exhaustion and cynicism than other groups Finally, teachers who stated good or excellent professional relationships with their colleagues showed lower levels of emotional exhaustion and cynicism than those who perceived relationships as less positive Results were discussed in the light of theories and other studies Since this work intended to contribute to the comprehension of teacher's motivation and professional exhaustion, development of strategies against Burnout were presentedBzuneck, José Aloyseo [Orientador]Portilho, Evelise Maria LabatutAlliprandini, Paula Mariza ZeduBellusci, Julliana Faggion2024-05-01T14:46:35Z2024-05-01T14:46:35Z2015.0021.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15260porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15260Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - 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