Orientação para mercado, competitividade e inovação : um estudo no arranjo produtivo moveleiro de Arapongas/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalto, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11788
Resumo: Resumo: A orientação para mercado e a inovação têm sido fatores indispensáveis à sobrevivência e crescimento das organizações O objetivo da pesquisa é analisar o impacto da inovação e orientação para o mercado na competitividade e no desempenho externo das empresas que compõem o arranjo produtivo de móveis de Arapongas – PR A pesquisa identifica o grau de orientação para o mercado através da escala Markor, a implementação de inovações de produto, processos e organizacionais, o desenvolvimento de atividades inovativas, a relação entre inovação, orientação para mercado e competitividade nas empresas pesquisadas O desempenho das empresas é obtido através de variáveis como o crescimento do faturamento, lucro líquido e retorno do investimento, comparados aos parâmetros mundiais e do setor moveleiro Como procedimentos metodológicos, destacam-se a revisão da literatura acerca do tema arranjo produtivo local, inovação, competitividade externa, orientação para mercado e a pesquisa de campo A pesquisa tem caráter descritivo, de amplitude estatística e quantitativa, de corte transversal e tem como método o survey, envolvendo uma amostra de 61 empresas Como resultado da pesquisa empírica destaca-se que a competitividade das indústrias de móveis de Arapongas é fruto da sua orientação para mercado Desta forma, conclui-se que tanto os indicadores de inovação quanto de OPM podem melhorar a competitividade das empresas e permitem identificar novas oportunidades de negócios
id UEL_6a3e621e8dc95c2b9fc901de21abbf2a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11788
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Orientação para mercado, competitividade e inovação : um estudo no arranjo produtivo moveleiro de Arapongas/PROrientação para o mercadoCultura organizacionalEmpresários e inovações tecnológicasIndústria de móveisManagers and technological innovationsOrganizational cultureFurniture industry and tradeResumo: A orientação para mercado e a inovação têm sido fatores indispensáveis à sobrevivência e crescimento das organizações O objetivo da pesquisa é analisar o impacto da inovação e orientação para o mercado na competitividade e no desempenho externo das empresas que compõem o arranjo produtivo de móveis de Arapongas – PR A pesquisa identifica o grau de orientação para o mercado através da escala Markor, a implementação de inovações de produto, processos e organizacionais, o desenvolvimento de atividades inovativas, a relação entre inovação, orientação para mercado e competitividade nas empresas pesquisadas O desempenho das empresas é obtido através de variáveis como o crescimento do faturamento, lucro líquido e retorno do investimento, comparados aos parâmetros mundiais e do setor moveleiro Como procedimentos metodológicos, destacam-se a revisão da literatura acerca do tema arranjo produtivo local, inovação, competitividade externa, orientação para mercado e a pesquisa de campo A pesquisa tem caráter descritivo, de amplitude estatística e quantitativa, de corte transversal e tem como método o survey, envolvendo uma amostra de 61 empresas Como resultado da pesquisa empírica destaca-se que a competitividade das indústrias de móveis de Arapongas é fruto da sua orientação para mercado Desta forma, conclui-se que tanto os indicadores de inovação quanto de OPM podem melhorar a competitividade das empresas e permitem identificar novas oportunidades de negóciosDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbsract: Essential factors to the growth and surviving of the organizations are to guide itself innovate toward the market The proposal of this research is to analyze innovation impact and market orientation in the competitively and external performance of companies the belong to the furniture productive arrangement of Arapongas/PR It identifies the market orientation level through MARKOR scale, implementation of product, process, and organizational innovation, development of innovative activities, relationship among innovation, competitively and guidance in the studied companies The companies’ development is gotten through variables like incoming growth, prophets, and investment returning compared to world wide parameters in the furniture’s industry Methodological procedures were local productive arrangement, innovation, and external competitively, and market orientation literature The research has a descriptive characteristic, using quantitative and statistics, transversal structure and has a survey methodology that contains 61-companies sample The result of the empirical research follows the Arapongas` furniture industry competitively as a result of their marketing orientation The innovation indicators and market orientation results can be improved as well as the industry competitivenessCamara, Márcia Regina Gabardo da [Orientador]Cruciol, Cristiane VercesiCampos, Maria de Fátima Sales de SouzaDalto, Carlos Eduardo2024-05-01T13:45:20Z2024-05-01T13:45:20Z2009.0014.12.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11788porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação para mercado, competitividade e inovação : um estudo no arranjo produtivo moveleiro de Arapongas/PR
title Orientação para mercado, competitividade e inovação : um estudo no arranjo produtivo moveleiro de Arapongas/PR
spellingShingle Orientação para mercado, competitividade e inovação : um estudo no arranjo produtivo moveleiro de Arapongas/PR
Dalto, Carlos Eduardo
Orientação para o mercado
Cultura organizacional
Empresários e inovações tecnológicas
Indústria de móveis
Managers and technological innovations
Organizational culture
Furniture industry and trade
title_short Orientação para mercado, competitividade e inovação : um estudo no arranjo produtivo moveleiro de Arapongas/PR
title_full Orientação para mercado, competitividade e inovação : um estudo no arranjo produtivo moveleiro de Arapongas/PR
title_fullStr Orientação para mercado, competitividade e inovação : um estudo no arranjo produtivo moveleiro de Arapongas/PR
title_full_unstemmed Orientação para mercado, competitividade e inovação : um estudo no arranjo produtivo moveleiro de Arapongas/PR
title_sort Orientação para mercado, competitividade e inovação : um estudo no arranjo produtivo moveleiro de Arapongas/PR
author Dalto, Carlos Eduardo
author_facet Dalto, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camara, Márcia Regina Gabardo da [Orientador]
Cruciol, Cristiane Vercesi
Campos, Maria de Fátima Sales de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalto, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação para o mercado
Cultura organizacional
Empresários e inovações tecnológicas
Indústria de móveis
Managers and technological innovations
Organizational culture
Furniture industry and trade
topic Orientação para o mercado
Cultura organizacional
Empresários e inovações tecnológicas
Indústria de móveis
Managers and technological innovations
Organizational culture
Furniture industry and trade
description Resumo: A orientação para mercado e a inovação têm sido fatores indispensáveis à sobrevivência e crescimento das organizações O objetivo da pesquisa é analisar o impacto da inovação e orientação para o mercado na competitividade e no desempenho externo das empresas que compõem o arranjo produtivo de móveis de Arapongas – PR A pesquisa identifica o grau de orientação para o mercado através da escala Markor, a implementação de inovações de produto, processos e organizacionais, o desenvolvimento de atividades inovativas, a relação entre inovação, orientação para mercado e competitividade nas empresas pesquisadas O desempenho das empresas é obtido através de variáveis como o crescimento do faturamento, lucro líquido e retorno do investimento, comparados aos parâmetros mundiais e do setor moveleiro Como procedimentos metodológicos, destacam-se a revisão da literatura acerca do tema arranjo produtivo local, inovação, competitividade externa, orientação para mercado e a pesquisa de campo A pesquisa tem caráter descritivo, de amplitude estatística e quantitativa, de corte transversal e tem como método o survey, envolvendo uma amostra de 61 empresas Como resultado da pesquisa empírica destaca-se que a competitividade das indústrias de móveis de Arapongas é fruto da sua orientação para mercado Desta forma, conclui-se que tanto os indicadores de inovação quanto de OPM podem melhorar a competitividade das empresas e permitem identificar novas oportunidades de negócios
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 14.12.2009
2009.00
2024-05-01T13:45:20Z
2024-05-01T13:45:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11788
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Administração
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Programa de Pós-graduação em Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823283441303552