Problemáticas da mobilidade residencial e urbanização no município de Cajicá - Colômbia : 1955-2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez Malagón, Edward Rodrigo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10217
Resumo: Resumo: O presente trabalho analisa a expansão urbana no município de Cajicá – Colômbia, em qual se contextualizou o processo de urbanização do país, permitindo identificar as causas e consequências sociais, políticas e ambientais resultantes da mobilidade e urbanização residencial no município, para assim focar a atenção no histórico e na evolução do processo no local de estudo, por meio das transformações espaciais urbanas associadas ao crescimento e mobilidade populacional, e áreas urbanizadas através da geografia e da cartografia O trabalho desenvolveu-se com o fim de responder quais são as problemáticas originadas pela mobilidade residencial e resultante urbanização no município de Cajicá – Colômbia A pesquisa justifica-se devido à ausência de estudos e evidências espaciais referentes a esta problemática, servindo como insumo para a administração municipal na tomada de decisões no âmbito do ordenamento do território Foi realizado um levantamento de informação histórica das causas e consequências da urbanização na Colômbia, identificando suas particularidades e a consolidação dos polos de desenvolvimento, para posteriormente focar-se no município de estudo; dessa forma, decidiu-se realizar uma breve caracterização histórica e a interpretação de três fotografias aéreas (anos 1955, 1977, 1993) georreferenciadas com base a uma orto-fotografia (ano 211), além de utilizar a informação cadastral do ano 213, foi realizada uma análise das causas e consequências da expansão urbana baseada em documentos, estatísticas demográficas, material jornalístico e/ou no estudo das normativas no marco do ordenamento territorial Como resultados, obteve-se a análise da evolução urbana por bairro, encontrou-se que para o ano de 1955 a mancha urbana estava concentrada na região Sul-Oeste, posteriormente se deslocou no ano de 1977 para a região Oeste; nas duas datas o bairro do centro apresenta as taxas mais altas de concentração, dada especialmente entre a estrada principal do centro e a ferrovia Em 1993 o crescimento permaneceu na região Centro-Oeste, porém inicia-se o desenvolvimento da região leste no bairro Granjitas, o sentido dessa expansão continua para o ano 213 e adicionalmente é intensificada a construção no bairro isolado do extremo Norte (Capellanía) Com relação à mobilidade residencial foram utilizados os últimos dados censitários oficiais do ano 25, identificando o comportamento dos migrantes de toda a vida e recentes, encontrou-se nas áreas periféricas da zona urbana uma concentração de migrantes em sentidos diferenciados De forma geral, a expansão urbana e mobilidade residencial têm sido influenciadas pelo melhoramento da infraestrutura rodoviária, a intervenção dos atores imobiliários, a disposição das instituições, a floricultura e a ocupação irregular das áreas protegidas, trazendo consequências no inapropriado uso dos solos
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spelling Problemáticas da mobilidade residencial e urbanização no município de Cajicá - Colômbia : 1955-2013Geografia urbanaCidades e vilasMobilidade residencialComunidade urbanaDesenvolvimentoUrban geography - CityCities and townsResidential mobilityUrban community developmentResumo: O presente trabalho analisa a expansão urbana no município de Cajicá – Colômbia, em qual se contextualizou o processo de urbanização do país, permitindo identificar as causas e consequências sociais, políticas e ambientais resultantes da mobilidade e urbanização residencial no município, para assim focar a atenção no histórico e na evolução do processo no local de estudo, por meio das transformações espaciais urbanas associadas ao crescimento e mobilidade populacional, e áreas urbanizadas através da geografia e da cartografia O trabalho desenvolveu-se com o fim de responder quais são as problemáticas originadas pela mobilidade residencial e resultante urbanização no município de Cajicá – Colômbia A pesquisa justifica-se devido à ausência de estudos e evidências espaciais referentes a esta problemática, servindo como insumo para a administração municipal na tomada de decisões no âmbito do ordenamento do território Foi realizado um levantamento de informação histórica das causas e consequências da urbanização na Colômbia, identificando suas particularidades e a consolidação dos polos de desenvolvimento, para posteriormente focar-se no município de estudo; dessa forma, decidiu-se realizar uma breve caracterização histórica e a interpretação de três fotografias aéreas (anos 1955, 1977, 1993) georreferenciadas com base a uma orto-fotografia (ano 211), além de utilizar a informação cadastral do ano 213, foi realizada uma análise das causas e consequências da expansão urbana baseada em documentos, estatísticas demográficas, material jornalístico e/ou no estudo das normativas no marco do ordenamento territorial Como resultados, obteve-se a análise da evolução urbana por bairro, encontrou-se que para o ano de 1955 a mancha urbana estava concentrada na região Sul-Oeste, posteriormente se deslocou no ano de 1977 para a região Oeste; nas duas datas o bairro do centro apresenta as taxas mais altas de concentração, dada especialmente entre a estrada principal do centro e a ferrovia Em 1993 o crescimento permaneceu na região Centro-Oeste, porém inicia-se o desenvolvimento da região leste no bairro Granjitas, o sentido dessa expansão continua para o ano 213 e adicionalmente é intensificada a construção no bairro isolado do extremo Norte (Capellanía) Com relação à mobilidade residencial foram utilizados os últimos dados censitários oficiais do ano 25, identificando o comportamento dos migrantes de toda a vida e recentes, encontrou-se nas áreas periféricas da zona urbana uma concentração de migrantes em sentidos diferenciados De forma geral, a expansão urbana e mobilidade residencial têm sido influenciadas pelo melhoramento da infraestrutura rodoviária, a intervenção dos atores imobiliários, a disposição das instituições, a floricultura e a ocupação irregular das áreas protegidas, trazendo consequências no inapropriado uso dos solosDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: This study analyzes the urban expansion in the city of Cajicá - Colombia, which contextualizes the country's urbanization process allowing to identify the causes and consequences social, political and environmental resulting from mobility and residential development in the city, so as to focus attention on history and evolution of the process at the study site, through urban spatial transformations associated with population growth and mobility, and the urbanized areas of geography and cartography beams The work was developed in order to answer which are the problems caused by the residential and mobility resulting urbanization in the municipality of Cajicá – Colombia The work is justified because of the lack of space studies and evidence regarding this issue, serving as input for the municipal administration in decision making in the planning It conducted a survey of historical information on the causes and consequences of urbanization in Colombia, identifying their particularities and the consolidation of development poles; to further focus in the study municipality; the same way it was decided to hold a brief historical characterization and interpretation of three aerial photographs (years 1955, 1977, 1993) based on georeferenced ortho-photography (year 211), in addition to using cadastral information 213, where was carried out an analysis of the causes and consequences of urban expansion based on documents, demographic statistics, journalistic material and/or the study of regulations in the context of regional planning As a result, it was found that the analysis of urban evolution by neighborhood found that for the year 1955 the urban area was concentrated in the South-West region, the region, then moved in 1977 to the West Country, for the two dates the neighborhood center has the highest rates of concentration where the concentration was mainly between the main road from the center and the railway For the year 1993 growth remained in the Midwest, but begins the development of the eastern region especially Granjitas neighborhood, the direction of this expansion continues to the year 213, and additionally is intensified construction in the isolated far north neighborhood (Capellanía) Regarding the residential mobility were used the latest official census data of 25 identifying the behavior of the migrants from all life and recent migrants, finding in urban area a concentration in the extreme areas of the city in different directions In general, the urban and residential mobility expansion has been influenced by the improvement of road infrastructure, the involvement of real actors, the provision of community facilities, floriculture and irregular occupation of protected areas, bringing consequences especially the inappropriate use of soilsPereira, Adriana Castreghini de Freitas [Orientador]Salvi, Rosana FigueiredoRibeiro, Fernanda LeiteSánchez Malagón, Edward Rodrigo2024-05-01T12:40:25Z2024-05-01T12:40:25Z2016.0028.03.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10217porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T02:04:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T02:04:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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