Ludwig Feuerbach e a religião enquanto afirmação do homem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16020 |
Resumo: | Resumo: O objetivo da presente Dissertação é a de analisar o problema antropológico religioso em Feuerbach, no qual nos deparamos com consequências filosóficas e religiosas A antropologia se torna um problema a ser discutido, porque é partir dela que Feuerbach dá uma solução à filosofia especulativa, ou seja, tudo o que é abstrato é afirmado como ente real e este ente real nada mais é do que o homem Ao trabalhar esse tema, temos como hipótese a ideia de que a religião, vista como algo positivo, está fundamentada numa releitura da filosofia e da própria religião e ambas se encontram fundadas na antropologia Com a repercussão positiva da religião temos uma estrutura materialista da mesma, pois a partir de Feuerbach a religião não trata mais do ser em abstrato, mas do ser real, assim também será a nova filosofia, uma religião e uma filosofia que se desenvolve com o verdadeiro ser No centro de toda essa discussão está a antropologia, pois esta é a filosofia e a religião por excelência, a religião se torna antropologia e a filosofia é também antropologia e o homem só é afirmado como ente real a partir do momento em que se aceita essa releitura religiosa e filosófica |
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Ludwig Feuerbach e a religião enquanto afirmação do homemFilosofia e religiãoPhilosophy and religionResumo: O objetivo da presente Dissertação é a de analisar o problema antropológico religioso em Feuerbach, no qual nos deparamos com consequências filosóficas e religiosas A antropologia se torna um problema a ser discutido, porque é partir dela que Feuerbach dá uma solução à filosofia especulativa, ou seja, tudo o que é abstrato é afirmado como ente real e este ente real nada mais é do que o homem Ao trabalhar esse tema, temos como hipótese a ideia de que a religião, vista como algo positivo, está fundamentada numa releitura da filosofia e da própria religião e ambas se encontram fundadas na antropologia Com a repercussão positiva da religião temos uma estrutura materialista da mesma, pois a partir de Feuerbach a religião não trata mais do ser em abstrato, mas do ser real, assim também será a nova filosofia, uma religião e uma filosofia que se desenvolve com o verdadeiro ser No centro de toda essa discussão está a antropologia, pois esta é a filosofia e a religião por excelência, a religião se torna antropologia e a filosofia é também antropologia e o homem só é afirmado como ente real a partir do momento em que se aceita essa releitura religiosa e filosóficaDissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em FilosofiaAbstract: The aim at the present dissertation is about analyse religious anthropological problem in Feuerbach, whose we face with philosophical and religious consequences Anthropology becomes a problem to be discussed because from it that Feuerbach gives a solution speculative philosophy, that is, everything that is abstract is affirmed as a real entity and this real entity is nothing more than the human being Working with this theme, we have as hypothesis the idea that religion, seen as something positive, is based on a re-reading of philosophy and religion itself and both are based on anthropology With the positive repercussion of religion we have a materialist structure of the same, because from Feuerbach religion is not about deals with being in the abstract, but with the real being, so too will be the new philosophy, a religion and a philosophy that develops with true being At the center of all this discussion is anthropology, for this is philosophy and religion for excellence, religion becomes anthropology, and philosophy is also anthropology, and man is only affirmed as a real being from the moment he accepts this Religious and philosophical re-readingEspíndola, Arlei de [Orientador]Pinto, Rodrigo HayasiAlbertuni, Carlos AlbertoMelo, Adriano Aparecido Ferreira2024-05-01T14:59:32Z2024-05-01T14:59:32Z2017.0010.07.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16020porMestradoFilosofiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em FilosofiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: O objetivo da presente Dissertação é a de analisar o problema antropológico religioso em Feuerbach, no qual nos deparamos com consequências filosóficas e religiosas A antropologia se torna um problema a ser discutido, porque é partir dela que Feuerbach dá uma solução à filosofia especulativa, ou seja, tudo o que é abstrato é afirmado como ente real e este ente real nada mais é do que o homem Ao trabalhar esse tema, temos como hipótese a ideia de que a religião, vista como algo positivo, está fundamentada numa releitura da filosofia e da própria religião e ambas se encontram fundadas na antropologia Com a repercussão positiva da religião temos uma estrutura materialista da mesma, pois a partir de Feuerbach a religião não trata mais do ser em abstrato, mas do ser real, assim também será a nova filosofia, uma religião e uma filosofia que se desenvolve com o verdadeiro ser No centro de toda essa discussão está a antropologia, pois esta é a filosofia e a religião por excelência, a religião se torna antropologia e a filosofia é também antropologia e o homem só é afirmado como ente real a partir do momento em que se aceita essa releitura religiosa e filosófica |
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