Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisiane Freitas de Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226677
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os enunciados que emergiram do movimento de greve das Instituições de Ensino Públicas do Paraná, ocorrido em 2015. Busca apontar as formações discursivas dos enunciados em análise, além de investigar as discursividades produzidas pelo governo, pela mídia, pelos sindicatos e pelos professores. Apresenta reflexões acerca dos conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, sujeito, materialismo e ideologia, além de um breve histórico das lutas de classe, organizações sindicais e grandes greves que ocorreram ao longo da história, com vistas a fomentar a análise do corpus. Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados construídos na greve dos professores da educação pública do Paraná em 2015?” Em quais condições de produção foram elaborados? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux (França) e Eni Orlandi (Brasil), o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que surgem da discussão como práticas ideológicas. Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná. Com este estudo é possível considerar que os enunciados não se configuram em mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala. Ademais, que a história se repete, ou melhor, segue ressignificando em diferentes condições de produção, disseminando diversos efeitos e que a Educação é o vetor da transformação de uma sociedade. O caminho trilhado pela Análise de Discurso ofereceu uma produção de sentido que significa nas bases históricas dos fatos e no envolvimento dos sujeitos com as ideologias que dão força para a luta. Se a luta do professor grevista é diária, a leitura pela história materialista não pode se ausentar dos espaços de linguagem para que o sentido dos enunciados seja realmente alcançado.
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Apresenta reflexões acerca dos conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, sujeito, materialismo e ideologia, além de um breve histórico das lutas de classe, organizações sindicais e grandes greves que ocorreram ao longo da história, com vistas a fomentar a análise do corpus. Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados construídos na greve dos professores da educação pública do Paraná em 2015?” Em quais condições de produção foram elaborados? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux (França) e Eni Orlandi (Brasil), o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que surgem da discussão como práticas ideológicas. Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná. Com este estudo é possível considerar que os enunciados não se configuram em mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala. Ademais, que a história se repete, ou melhor, segue ressignificando em diferentes condições de produção, disseminando diversos efeitos e que a Educação é o vetor da transformação de uma sociedade. O caminho trilhado pela Análise de Discurso ofereceu uma produção de sentido que significa nas bases históricas dos fatos e no envolvimento dos sujeitos com as ideologias que dão força para a luta. Se a luta do professor grevista é diária, a leitura pela história materialista não pode se ausentar dos espaços de linguagem para que o sentido dos enunciados seja realmente alcançado.The aim of this work was to investigate statements that emerged from the strike of the Public Education Institutions of Paraná in 2015. It seeks to point out the discursive formations of the statements under analysis, as well as to investigate the discursive processes produced by the government, media, trade unions and teachers. In order to do so, it presents reflections on the concepts of enunciation, discourse, discursive formation, subject, language, history and ideology, as well as a summary of the struggles of class organizations and large strikes that have occurred throughout history, with a view to analysis of the corpus. As a problematization, the following questions were delimited: what are the effects of meaning produced by the statements? In which production conditions were produced? In order to answer the research questions, the study was based on French Speech Analysis, especially in the postulates of Michel Pêcheux (France) and Eni Orlandi (Brazil), which favor the understanding of the movement of the senses that arise from the discussion as ideological practices. Also worthy of mention is the class struggle between education workers and the Government of the State of Paraná. With this study it is possible to consider that the statements do not constitute the mere transmission of information, since the subjects are interpellated by language, history and ideology, which weaves the mark of the subjectivity of the one who speaks in what he speaks. In addition, that history repeats itself, or rather, it continues reframing itself in different conditions of production, disseminating diverse effects, and that Education is the vector of the transformation of a society. The path traced by Discourse Analysis offered a meaning production that means in the historical bases of the facts and in the involvement of the subjects with the ideologies that give strength to the struggle. If the struggle of the striking teacher is daily, reading through materialistic history cannot be absent from language spaces so that the meaning of statements is actually achieved.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226677porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:28Zoai:uel.br:vtls000226677Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2019-09-30T18:45:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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