Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mari Clair Moro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11424
Resumo: Resumo: No contexto escolar subsistem duas lógicas orientando a efetivação da avaliação da aprendizagem: a classificatória e a formativa Para a primeira, prevalece o interesse em verificar resultados, apenas para indicar estudantes em condição ou não de aprovação, em decorrência de escores alcançados e médias calculadas Para a outra, as preocupações se voltam para a recolha de informações relativas aos saberes já construídos e ainda a serem compreendidos pelos alunos, tendo como objetivo proporcionar-lhes ajuda Mas, tanto uma como outra, ao ser materializada, na sala de aula, encontra-se embasada em um modelo pedagógico, amparado em uma concepção epistemológica Nem sempre os professores têm clareza quanto ao substrato teórico de suas ações em sala de aula, principalmente no que tange à avaliação da aprendizagem, preocupação que suscitou o questionamento: como as características avaliativas, que emergem do discurso de professores que atuam no ensino médio, revelam predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa da avaliação da aprendizagem? O objetivo proposto intentando encontrar respostas foi: analisar predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa, a partir da identificação das características da avaliação da aprendizagem, enunciadas por professores que atuam no ensino médio A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, contou com a participação de nove docentes de uma instituição privada, localizada na cidade de Londrina Os dados, coletados por meio de entrevista semi estruturada e questionário, foram submetidos à análise de conteúdo temática, a qual permitiu estabelecer, pela frequência das enunciações, as unidades de análise O confronto entre os achados e o referencial teórico permitiu constatar que os professores acreditam realizar uma avaliação formativa e, para tanto, relatam procedimentos empreendidos e explicam ações levadas a termo Todavia, alguns deles revelam que, ainda estão muito presos à perspectiva classificatória, enquanto outros estão oscilando entre as duas perspectivas: ora praticam uma avaliação de cunho formativo e ora praticam uma avaliação de cunho classificatório Ainda que as características classificatórias se façam presentes, o desejo de melhor compreenderem a avaliação formativa sinaliza para a ampliação de seu uso no contexto escolar
id UEL_710b5828ff80d5ce30522ad023f5b78c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11424
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentesAvaliação educacionalEnsinoMetodologiaEducaçãoFilosofiaEducational evaluationMethodologyPhilosophyEducation - EducationResumo: No contexto escolar subsistem duas lógicas orientando a efetivação da avaliação da aprendizagem: a classificatória e a formativa Para a primeira, prevalece o interesse em verificar resultados, apenas para indicar estudantes em condição ou não de aprovação, em decorrência de escores alcançados e médias calculadas Para a outra, as preocupações se voltam para a recolha de informações relativas aos saberes já construídos e ainda a serem compreendidos pelos alunos, tendo como objetivo proporcionar-lhes ajuda Mas, tanto uma como outra, ao ser materializada, na sala de aula, encontra-se embasada em um modelo pedagógico, amparado em uma concepção epistemológica Nem sempre os professores têm clareza quanto ao substrato teórico de suas ações em sala de aula, principalmente no que tange à avaliação da aprendizagem, preocupação que suscitou o questionamento: como as características avaliativas, que emergem do discurso de professores que atuam no ensino médio, revelam predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa da avaliação da aprendizagem? O objetivo proposto intentando encontrar respostas foi: analisar predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa, a partir da identificação das características da avaliação da aprendizagem, enunciadas por professores que atuam no ensino médio A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, contou com a participação de nove docentes de uma instituição privada, localizada na cidade de Londrina Os dados, coletados por meio de entrevista semi estruturada e questionário, foram submetidos à análise de conteúdo temática, a qual permitiu estabelecer, pela frequência das enunciações, as unidades de análise O confronto entre os achados e o referencial teórico permitiu constatar que os professores acreditam realizar uma avaliação formativa e, para tanto, relatam procedimentos empreendidos e explicam ações levadas a termo Todavia, alguns deles revelam que, ainda estão muito presos à perspectiva classificatória, enquanto outros estão oscilando entre as duas perspectivas: ora praticam uma avaliação de cunho formativo e ora praticam uma avaliação de cunho classificatório Ainda que as características classificatórias se façam presentes, o desejo de melhor compreenderem a avaliação formativa sinaliza para a ampliação de seu uso no contexto escolarDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: In the school context two logics remain guiding the evaluation of the effectiveness of learning: training and classification For the first, the prevailing interest is checking results, only to indicate if students are whether or not in a condition of approval due to the scores achieved and averages calculated For the other, concerns turn to the collection of information on the knowledge already constructed and yet to be understood by students, aiming to provide them help But both of them, to be materialized in the classroom, is grounded in a pedagogical model, supported by an epistemological concept Teachers are not always clear about the theoretical basis of their actions in the classroom, especially regarding to the assessment of learning, a concern that has raised the question: how the evaluative characteristics that emerge from the discourse of teachers working in high school, show predominance and / or transitions of the concepts of classification and formative assessment of learning? The proposed objective was attempting to find answers: analyzing predominance and / or transitions of the concepts of classification and training, from the identification of the characteristics of learning assessment, set out by teachers who work in high school The research, a qualitative approach on the case study typology, had the participation of nine teachers from a private institution, located in the city of Londrina The data, collected through semi-structured interviews and questionnaire were submitted to thematic content analysis, which allowed the establishment, by the frequency of utterances, the units of analysisThe comparison between the findings and the theoretical revealed that teachers believe to conduct a formative evaluation and, therefore, report and explain actions undertaken procedures carried to term However, some of them reveal that they are still attached to the classification perspective, while others are teetering between the two perspectives: either practice a stamp formative assessment practice and sometimes an assessment of stamp classification Although the qualifying features are present, the desire to better understand the formative evaluation signals the expansion of its use in the school contextSouza, Nádia Aparecida de [Orientador]Rezende, Lucinea Aparecida deTaam, ReginaNascimento, Mari Clair Moro2024-05-01T13:14:15Z2024-05-01T13:14:15Z2012.0014.02.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11424porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes
title Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes
spellingShingle Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes
Nascimento, Mari Clair Moro
Avaliação educacional
Ensino
Metodologia
Educação
Filosofia
Educational evaluation
Methodology
Philosophy
Education - Education
title_short Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes
title_full Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes
title_fullStr Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes
title_sort Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes
author Nascimento, Mari Clair Moro
author_facet Nascimento, Mari Clair Moro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Nádia Aparecida de [Orientador]
Rezende, Lucinea Aparecida de
Taam, Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Mari Clair Moro
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Ensino
Metodologia
Educação
Filosofia
Educational evaluation
Methodology
Philosophy
Education - Education
topic Avaliação educacional
Ensino
Metodologia
Educação
Filosofia
Educational evaluation
Methodology
Philosophy
Education - Education
description Resumo: No contexto escolar subsistem duas lógicas orientando a efetivação da avaliação da aprendizagem: a classificatória e a formativa Para a primeira, prevalece o interesse em verificar resultados, apenas para indicar estudantes em condição ou não de aprovação, em decorrência de escores alcançados e médias calculadas Para a outra, as preocupações se voltam para a recolha de informações relativas aos saberes já construídos e ainda a serem compreendidos pelos alunos, tendo como objetivo proporcionar-lhes ajuda Mas, tanto uma como outra, ao ser materializada, na sala de aula, encontra-se embasada em um modelo pedagógico, amparado em uma concepção epistemológica Nem sempre os professores têm clareza quanto ao substrato teórico de suas ações em sala de aula, principalmente no que tange à avaliação da aprendizagem, preocupação que suscitou o questionamento: como as características avaliativas, que emergem do discurso de professores que atuam no ensino médio, revelam predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa da avaliação da aprendizagem? O objetivo proposto intentando encontrar respostas foi: analisar predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa, a partir da identificação das características da avaliação da aprendizagem, enunciadas por professores que atuam no ensino médio A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, contou com a participação de nove docentes de uma instituição privada, localizada na cidade de Londrina Os dados, coletados por meio de entrevista semi estruturada e questionário, foram submetidos à análise de conteúdo temática, a qual permitiu estabelecer, pela frequência das enunciações, as unidades de análise O confronto entre os achados e o referencial teórico permitiu constatar que os professores acreditam realizar uma avaliação formativa e, para tanto, relatam procedimentos empreendidos e explicam ações levadas a termo Todavia, alguns deles revelam que, ainda estão muito presos à perspectiva classificatória, enquanto outros estão oscilando entre as duas perspectivas: ora praticam uma avaliação de cunho formativo e ora praticam uma avaliação de cunho classificatório Ainda que as características classificatórias se façam presentes, o desejo de melhor compreenderem a avaliação formativa sinaliza para a ampliação de seu uso no contexto escolar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 14.02.2012
2012.00
2024-05-01T13:14:15Z
2024-05-01T13:14:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11424
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823276500779008