Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11424 |
Resumo: | Resumo: No contexto escolar subsistem duas lógicas orientando a efetivação da avaliação da aprendizagem: a classificatória e a formativa Para a primeira, prevalece o interesse em verificar resultados, apenas para indicar estudantes em condição ou não de aprovação, em decorrência de escores alcançados e médias calculadas Para a outra, as preocupações se voltam para a recolha de informações relativas aos saberes já construídos e ainda a serem compreendidos pelos alunos, tendo como objetivo proporcionar-lhes ajuda Mas, tanto uma como outra, ao ser materializada, na sala de aula, encontra-se embasada em um modelo pedagógico, amparado em uma concepção epistemológica Nem sempre os professores têm clareza quanto ao substrato teórico de suas ações em sala de aula, principalmente no que tange à avaliação da aprendizagem, preocupação que suscitou o questionamento: como as características avaliativas, que emergem do discurso de professores que atuam no ensino médio, revelam predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa da avaliação da aprendizagem? O objetivo proposto intentando encontrar respostas foi: analisar predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa, a partir da identificação das características da avaliação da aprendizagem, enunciadas por professores que atuam no ensino médio A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, contou com a participação de nove docentes de uma instituição privada, localizada na cidade de Londrina Os dados, coletados por meio de entrevista semi estruturada e questionário, foram submetidos à análise de conteúdo temática, a qual permitiu estabelecer, pela frequência das enunciações, as unidades de análise O confronto entre os achados e o referencial teórico permitiu constatar que os professores acreditam realizar uma avaliação formativa e, para tanto, relatam procedimentos empreendidos e explicam ações levadas a termo Todavia, alguns deles revelam que, ainda estão muito presos à perspectiva classificatória, enquanto outros estão oscilando entre as duas perspectivas: ora praticam uma avaliação de cunho formativo e ora praticam uma avaliação de cunho classificatório Ainda que as características classificatórias se façam presentes, o desejo de melhor compreenderem a avaliação formativa sinaliza para a ampliação de seu uso no contexto escolar |
id |
UEL_710b5828ff80d5ce30522ad023f5b78c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11424 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentesAvaliação educacionalEnsinoMetodologiaEducaçãoFilosofiaEducational evaluationMethodologyPhilosophyEducation - EducationResumo: No contexto escolar subsistem duas lógicas orientando a efetivação da avaliação da aprendizagem: a classificatória e a formativa Para a primeira, prevalece o interesse em verificar resultados, apenas para indicar estudantes em condição ou não de aprovação, em decorrência de escores alcançados e médias calculadas Para a outra, as preocupações se voltam para a recolha de informações relativas aos saberes já construídos e ainda a serem compreendidos pelos alunos, tendo como objetivo proporcionar-lhes ajuda Mas, tanto uma como outra, ao ser materializada, na sala de aula, encontra-se embasada em um modelo pedagógico, amparado em uma concepção epistemológica Nem sempre os professores têm clareza quanto ao substrato teórico de suas ações em sala de aula, principalmente no que tange à avaliação da aprendizagem, preocupação que suscitou o questionamento: como as características avaliativas, que emergem do discurso de professores que atuam no ensino médio, revelam predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa da avaliação da aprendizagem? O objetivo proposto intentando encontrar respostas foi: analisar predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa, a partir da identificação das características da avaliação da aprendizagem, enunciadas por professores que atuam no ensino médio A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, contou com a participação de nove docentes de uma instituição privada, localizada na cidade de Londrina Os dados, coletados por meio de entrevista semi estruturada e questionário, foram submetidos à análise de conteúdo temática, a qual permitiu estabelecer, pela frequência das enunciações, as unidades de análise O confronto entre os achados e o referencial teórico permitiu constatar que os professores acreditam realizar uma avaliação formativa e, para tanto, relatam procedimentos empreendidos e explicam ações levadas a termo Todavia, alguns deles revelam que, ainda estão muito presos à perspectiva classificatória, enquanto outros estão oscilando entre as duas perspectivas: ora praticam uma avaliação de cunho formativo e ora praticam uma avaliação de cunho classificatório Ainda que as características classificatórias se façam presentes, o desejo de melhor compreenderem a avaliação formativa sinaliza para a ampliação de seu uso no contexto escolarDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: In the school context two logics remain guiding the evaluation of the effectiveness of learning: training and classification For the first, the prevailing interest is checking results, only to indicate if students are whether or not in a condition of approval due to the scores achieved and averages calculated For the other, concerns turn to the collection of information on the knowledge already constructed and yet to be understood by students, aiming to provide them help But both of them, to be materialized in the classroom, is grounded in a pedagogical model, supported by an epistemological concept Teachers are not always clear about the theoretical basis of their actions in the classroom, especially regarding to the assessment of learning, a concern that has raised the question: how the evaluative characteristics that emerge from the discourse of teachers working in high school, show predominance and / or transitions of the concepts of classification and formative assessment of learning? The proposed objective was attempting to find answers: analyzing predominance and / or transitions of the concepts of classification and training, from the identification of the characteristics of learning assessment, set out by teachers who work in high school The research, a qualitative approach on the case study typology, had the participation of nine teachers from a private institution, located in the city of Londrina The data, collected through semi-structured interviews and questionnaire were submitted to thematic content analysis, which allowed the establishment, by the frequency of utterances, the units of analysisThe comparison between the findings and the theoretical revealed that teachers believe to conduct a formative evaluation and, therefore, report and explain actions undertaken procedures carried to term However, some of them reveal that they are still attached to the classification perspective, while others are teetering between the two perspectives: either practice a stamp formative assessment practice and sometimes an assessment of stamp classification Although the qualifying features are present, the desire to better understand the formative evaluation signals the expansion of its use in the school contextSouza, Nádia Aparecida de [Orientador]Rezende, Lucinea Aparecida deTaam, ReginaNascimento, Mari Clair Moro2024-05-01T13:14:15Z2024-05-01T13:14:15Z2012.0014.02.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11424porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes |
title |
Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes Nascimento, Mari Clair Moro Avaliação educacional Ensino Metodologia Educação Filosofia Educational evaluation Methodology Philosophy Education - Education |
title_short |
Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes |
title_full |
Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem : repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes |
author |
Nascimento, Mari Clair Moro |
author_facet |
Nascimento, Mari Clair Moro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Nádia Aparecida de [Orientador] Rezende, Lucinea Aparecida de Taam, Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Mari Clair Moro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Ensino Metodologia Educação Filosofia Educational evaluation Methodology Philosophy Education - Education |
topic |
Avaliação educacional Ensino Metodologia Educação Filosofia Educational evaluation Methodology Philosophy Education - Education |
description |
Resumo: No contexto escolar subsistem duas lógicas orientando a efetivação da avaliação da aprendizagem: a classificatória e a formativa Para a primeira, prevalece o interesse em verificar resultados, apenas para indicar estudantes em condição ou não de aprovação, em decorrência de escores alcançados e médias calculadas Para a outra, as preocupações se voltam para a recolha de informações relativas aos saberes já construídos e ainda a serem compreendidos pelos alunos, tendo como objetivo proporcionar-lhes ajuda Mas, tanto uma como outra, ao ser materializada, na sala de aula, encontra-se embasada em um modelo pedagógico, amparado em uma concepção epistemológica Nem sempre os professores têm clareza quanto ao substrato teórico de suas ações em sala de aula, principalmente no que tange à avaliação da aprendizagem, preocupação que suscitou o questionamento: como as características avaliativas, que emergem do discurso de professores que atuam no ensino médio, revelam predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa da avaliação da aprendizagem? O objetivo proposto intentando encontrar respostas foi: analisar predominâncias e/ou transições das concepções classificatória e formativa, a partir da identificação das características da avaliação da aprendizagem, enunciadas por professores que atuam no ensino médio A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, contou com a participação de nove docentes de uma instituição privada, localizada na cidade de Londrina Os dados, coletados por meio de entrevista semi estruturada e questionário, foram submetidos à análise de conteúdo temática, a qual permitiu estabelecer, pela frequência das enunciações, as unidades de análise O confronto entre os achados e o referencial teórico permitiu constatar que os professores acreditam realizar uma avaliação formativa e, para tanto, relatam procedimentos empreendidos e explicam ações levadas a termo Todavia, alguns deles revelam que, ainda estão muito presos à perspectiva classificatória, enquanto outros estão oscilando entre as duas perspectivas: ora praticam uma avaliação de cunho formativo e ora praticam uma avaliação de cunho classificatório Ainda que as características classificatórias se façam presentes, o desejo de melhor compreenderem a avaliação formativa sinaliza para a ampliação de seu uso no contexto escolar |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
14.02.2012 2012.00 2024-05-01T13:14:15Z 2024-05-01T13:14:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11424 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823276500779008 |