A química no Exame Nacional do Ensino Médio e o letramento científico : um olhar a partir dos critérios do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vacheski, Géssica Mayara Otto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10576
Resumo: Resumo: Considerando a relevância das avaliações externas para a leitura das instituições de ensino e a implementação de políticas públicas para a avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem, o presente estudo traz a discussão sobre as avaliações externas, em específico o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa Internacional para a Avaliação de Alunos (PISA) Para isso, buscamos compreender, nessa investigação, quais dimensões para o Letramento Científico que fundamentam o PISA são contempladas nas questões do ENEM, e como elas estão organizadas Sendo assim, realizamos a análise das questões quanto ao contexto, competência e conhecimento, com o intuito de identificar quais são as dimensões para o Letramento Científico presentes no ENEM e como elas estão organizadas Esse trabalho é de cunho qualitativo e fizemos uso da análise de conteúdo (BARDIN, 211) como procedimento analítico Para dar início, consultamos os cadernos do ENEM correspondentes à área de Ciências da natureza e suas tecnologias no período de 212 a 22, e os itens liberados das provas de Ciências de 2 a 215, com o intuito de selecionar as questões correspondentes à disciplina de Química Posteriormente, codificamos e separamos as questões por temáticas, a fim de analisar aquelas que apresentassem o maior número de itens, resultando em oitenta e cinco questões (ENEM e PISA) que deram origem a quatro temas: gás carbônico ou dióxido de carbono, água, fontes de energia e poluição e seus impactos ambientais Os resultados nos mostram que a prova do ENEM é bem contextualizada, mas não contribui para a formação do aluno crítico, já que em sua grande maioria, as questões apresentam como exigência que o aluno explique os fenômenos cientificamente, sendo necessário para isso, somente o conhecimento do conteúdo, e não como as ideias são produzidas (conhecimento procedimental) e a compreensão do raciocínio e justificativa para o uso dessas ideias (conhecimento epistêmico) e, por essa razão, podemos concluir que as competências e conhecimentos são insuficientes para a formação de estudantes Letrados Cientificamente Isso nos permite compreender o motivo do insucesso dos alunos brasileiros na prova PISA, que diferentemente do ENEM, prioriza o conhecimento procedimental e epistêmico, exigindo do aluno uma postura reflexiva sobre cada uma das questões
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Considering the relevance of external evaluations for the reading of educational institutions and the implementation of public policies for the evaluation of the teaching/learning process, this study brings a discussion on external evaluations, in particular the National High School Exam (ENEM) and the International Program for Student Assessment (PISA) For this, we seek to understand, in this investigation, which dimensions for Scientific Literacy that underlie PISA are contemplated in the ENEM questions, and how they are organized This work is qualitative and we used content analysis (BARDIN, 211) as a analytical procedure To start, we consulted the ENEM tests corresponding to the area of Natural Sciences and its technologies in the period from 212 to 22, and the items released from the Science tests from 2 to 215, in order to select the questions corresponding to the discipline of Chemistry Subsequently, we coded and separated the questions by thematic, in order to analyze those with the highest number of items, resulting in eighty-five questions (ENEM and PISA) that gave rise to four themes: carbon dioxide, water, energy sources and pollution and their environmental impacts The results show us that the ENEM test is well contextualized, but does not contribute to the formation of the critical student, since the vast majority of the questions require the student to explain the phenomena scientifically, for this only knowledge of the content is needed, rather than how ideas are produced (procedural knowledge) and the understanding of reasoning and justification for the use of these ideas (epistemic knowledge) and, for this reason, we can conclude that skills and knowledge are insufficient for the training of Scientifically Literate students This allows us to understand the reason for the failure of Brazilian students in the PISA test, which, unlike ENEM, prioritizes procedural and epistemic knowledge, demanding from the student a reflective stance on each of the questionsLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Nunes, Albino OliveiraBroietti, Fabiele Cristiane DiasLeite, Rosana FranzenBeber, Silvia Zamberlan CostaVacheski, Géssica Mayara Otto2024-05-01T12:45:04Z2024-05-01T12:45:04Z2021.0019.01.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10576porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - 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