O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme "O menino do pijama listrado" em uma aula-oficina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rebecca Carolline Moraes da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11239
Resumo: Resumo: Esta Dissertação se refere a uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina Tal investigação se encontra no campo da Educação Histórica (BARCA (21; 24; 25), CAINELLI (212), SCHMIDT (29; 215), LEE (23; 26), entre outros) e buscou o desenvolvimento de um estudo sobre ensino-aprendizagem em que pudesse ser observado o desenvolvimento dos conceitos de multiperspectividade e empatia histórica O problema norteador foi a busca dos significados que poderiam ser obtidos por meio da relação entre o filme histórico “O menino do pijama listrado” e a aprendizagem histórica Para isso, realizamos uma aula-oficina com objetivo de analisar as ideias de alunos do ensino médio sobre os conceitos de segunda ordem que escolhemos Os objetivos mais específicos foram desenvolver uma aula-oficina que abordasse particularmente a instrumentalização da compreensão contextualizada e tivesse como fonte um filme histórico A compreensão contextualizada seria concretizada na forma de narrativas nos questionários aplicados, ou seja, na comunicação da compreensão A pesquisa se desenvolveu à luz da Investigação-Ação (COUTINHO et al, 29) O corpus documental para análise é formado por Questionários de conhecimentos prévios, narrativas produzidas pelos alunos no estudo principal e anotações de uma roda de conversa realizada com os estudantes A análise está foi feita por meio da Grounded Theory (CHARMAZ, 29; STRAUSS & CORBIN, 28) e da Análise de Conteúdo (BARDIN, 24; FRANCO, 25) Concluimos que foi possível desenvolver o conceito de multiperspectividade nesta aula-oficina; o conceito de empatia histórica foi alcançado e demonstrado apenas por poucos alunos, o que avaliamos ter como causa a temática do filme escolhido, que dificulta a compreensão desse conceito
id UEL_71ffc7cc64a89d6a1a14a6989f0ad285
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11239
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme "O menino do pijama listrado" em uma aula-oficinaEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasEducação históricaFilmes históricosCinema e históriaEducation - BrazilHistorical filmsMotion pictures and historyResumo: Esta Dissertação se refere a uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina Tal investigação se encontra no campo da Educação Histórica (BARCA (21; 24; 25), CAINELLI (212), SCHMIDT (29; 215), LEE (23; 26), entre outros) e buscou o desenvolvimento de um estudo sobre ensino-aprendizagem em que pudesse ser observado o desenvolvimento dos conceitos de multiperspectividade e empatia histórica O problema norteador foi a busca dos significados que poderiam ser obtidos por meio da relação entre o filme histórico “O menino do pijama listrado” e a aprendizagem histórica Para isso, realizamos uma aula-oficina com objetivo de analisar as ideias de alunos do ensino médio sobre os conceitos de segunda ordem que escolhemos Os objetivos mais específicos foram desenvolver uma aula-oficina que abordasse particularmente a instrumentalização da compreensão contextualizada e tivesse como fonte um filme histórico A compreensão contextualizada seria concretizada na forma de narrativas nos questionários aplicados, ou seja, na comunicação da compreensão A pesquisa se desenvolveu à luz da Investigação-Ação (COUTINHO et al, 29) O corpus documental para análise é formado por Questionários de conhecimentos prévios, narrativas produzidas pelos alunos no estudo principal e anotações de uma roda de conversa realizada com os estudantes A análise está foi feita por meio da Grounded Theory (CHARMAZ, 29; STRAUSS & CORBIN, 28) e da Análise de Conteúdo (BARDIN, 24; FRANCO, 25) Concluimos que foi possível desenvolver o conceito de multiperspectividade nesta aula-oficina; o conceito de empatia histórica foi alcançado e demonstrado apenas por poucos alunos, o que avaliamos ter como causa a temática do filme escolhido, que dificulta a compreensão desse conceitoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This dissertation refers to an ongoing Master's research being developed in the Post Graduation Program in Education at State University of Londrina Such investigation is related to the field of History Education (BARCA (21; 24; 25), CAINELLI (212), SCHMIDT (29; 215), LEE (23; 26), among others) and sought the development of a study about teaching-learning in which was possible to observe the development of multiperspectivity and historical empathy concepts The research's guiding problem was the search for the meanings that could arise from the relation between the historical film "The boy in the striped pajamas" and historical learning For that, we did a workshop-class with the goal of analyzing high-school students ideas about the second order concepts we chose Specifically, the objective was to develop a workshop-class that approached particularly the instrumentalization of contextualized comprehension and had a historical film as the source The contextualized comprehension would be developed by means of narratives in the applied questionnaires, that is, in the comprehension communication The research was developed in light of Action Research (COUTINHO et al, 29) The documentary corpus for analysis is made of previous knowledge questionnaires, narratives produced by the students throughout the main study and annotations from a conversation circle that was made with the students The analysis was made by means of the Grounded Theory (CHARMAZ, 29; STRAUSS & CORBIN, 28) and the Content Analysis (BARDIN, 24; FRANCO, 25) We concluded that it was possible to develop the concept of multiperspectivity in this workshop-class; the concept of historical empathy was reached and demonstrated by only a few students, which we considered was due to the theme of the chosen film, that may difficult the concept comprehensionCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Souza, Éder Cristiano deHonorato, TonySilva, Rebecca Carolline Moraes da2024-05-01T13:11:38Z2024-05-01T13:11:38Z2018.0023.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11239porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme "O menino do pijama listrado" em uma aula-oficina
title O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme "O menino do pijama listrado" em uma aula-oficina
spellingShingle O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme "O menino do pijama listrado" em uma aula-oficina
Silva, Rebecca Carolline Moraes da
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Educação histórica
Filmes históricos
Cinema e história
Education - Brazil
Historical films
Motion pictures and history
title_short O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme "O menino do pijama listrado" em uma aula-oficina
title_full O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme "O menino do pijama listrado" em uma aula-oficina
title_fullStr O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme "O menino do pijama listrado" em uma aula-oficina
title_full_unstemmed O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme "O menino do pijama listrado" em uma aula-oficina
title_sort O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme "O menino do pijama listrado" em uma aula-oficina
author Silva, Rebecca Carolline Moraes da
author_facet Silva, Rebecca Carolline Moraes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]
Souza, Éder Cristiano de
Honorato, Tony
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rebecca Carolline Moraes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Educação histórica
Filmes históricos
Cinema e história
Education - Brazil
Historical films
Motion pictures and history
topic Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Educação histórica
Filmes históricos
Cinema e história
Education - Brazil
Historical films
Motion pictures and history
description Resumo: Esta Dissertação se refere a uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina Tal investigação se encontra no campo da Educação Histórica (BARCA (21; 24; 25), CAINELLI (212), SCHMIDT (29; 215), LEE (23; 26), entre outros) e buscou o desenvolvimento de um estudo sobre ensino-aprendizagem em que pudesse ser observado o desenvolvimento dos conceitos de multiperspectividade e empatia histórica O problema norteador foi a busca dos significados que poderiam ser obtidos por meio da relação entre o filme histórico “O menino do pijama listrado” e a aprendizagem histórica Para isso, realizamos uma aula-oficina com objetivo de analisar as ideias de alunos do ensino médio sobre os conceitos de segunda ordem que escolhemos Os objetivos mais específicos foram desenvolver uma aula-oficina que abordasse particularmente a instrumentalização da compreensão contextualizada e tivesse como fonte um filme histórico A compreensão contextualizada seria concretizada na forma de narrativas nos questionários aplicados, ou seja, na comunicação da compreensão A pesquisa se desenvolveu à luz da Investigação-Ação (COUTINHO et al, 29) O corpus documental para análise é formado por Questionários de conhecimentos prévios, narrativas produzidas pelos alunos no estudo principal e anotações de uma roda de conversa realizada com os estudantes A análise está foi feita por meio da Grounded Theory (CHARMAZ, 29; STRAUSS & CORBIN, 28) e da Análise de Conteúdo (BARDIN, 24; FRANCO, 25) Concluimos que foi possível desenvolver o conceito de multiperspectividade nesta aula-oficina; o conceito de empatia histórica foi alcançado e demonstrado apenas por poucos alunos, o que avaliamos ter como causa a temática do filme escolhido, que dificulta a compreensão desse conceito
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2018.00
2024-05-01T13:11:38Z
2024-05-01T13:11:38Z
23.02.2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11239
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823295166480384