Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Eva Carolina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14178
Resumo: Resumo: O câncer é a doença com a segunda maior causa de morte no Brasil O impacto do diagnóstico marca o início de uma série de modificações no contexto e o indivíduo deve buscar estratégias de enfrentamento no intuito de recuperar sua condição de saúde No caso do câncer infanto – juvenil, o assunto merece especial atenção Como o indivíduo encontra-se em pleno desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, é importante que aprenda estratégias para lidar com este processo É fundamental garantir condições que incentivem a adesão ao tratamento, autonomia e adaptação às atividades de rotina No contexto escolar, preparar professores e colegas, pode ser uma das estratégias para auxiliar a readaptação da criança a este ambiente O presente trabalho será apresentado em duas partes, sendo a primeira, a elaboração de um programa sob o enfoque na Análise do Comportamento para a orientação de professores para a reinserção do aluno com câncer A segunda parte traz um panorama sobre propostas de orientação de professores e discorre sobre a elaboração de uma estratégia de orientação pautada no conceito do comportamento governado por regras Em ambos os estudos, foi possível verificar a necessidade de orientação aos professores, com o fornecimento de informação sobre aspectos gerais da patologia e da resolução de situações que envolvem o aluno com câncer no ambiente escolar Professores com habilidades para promover a adaptação da criança ao contexto acadêmico, após o tratamento oncológico, podem propiciar condições para a aprendizagem e o desenvolvimento global do indivíduo Espera-se que o presente estudo contribua para a discussão de estratégias mais eficazes que facilitem a adaptação de pacientes durante o tratamento oncológico
id UEL_724250201c262f63ffb4fab8e963cac6
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14178
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncerAnálise do comportamentoCâncerCriançasProfessoresOrientação (Psicologia)Behavioral analysisTeachersOrientation (Psychology)Rules (Psychology) - Psychological aspectsCancer in childrenResumo: O câncer é a doença com a segunda maior causa de morte no Brasil O impacto do diagnóstico marca o início de uma série de modificações no contexto e o indivíduo deve buscar estratégias de enfrentamento no intuito de recuperar sua condição de saúde No caso do câncer infanto – juvenil, o assunto merece especial atenção Como o indivíduo encontra-se em pleno desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, é importante que aprenda estratégias para lidar com este processo É fundamental garantir condições que incentivem a adesão ao tratamento, autonomia e adaptação às atividades de rotina No contexto escolar, preparar professores e colegas, pode ser uma das estratégias para auxiliar a readaptação da criança a este ambiente O presente trabalho será apresentado em duas partes, sendo a primeira, a elaboração de um programa sob o enfoque na Análise do Comportamento para a orientação de professores para a reinserção do aluno com câncer A segunda parte traz um panorama sobre propostas de orientação de professores e discorre sobre a elaboração de uma estratégia de orientação pautada no conceito do comportamento governado por regras Em ambos os estudos, foi possível verificar a necessidade de orientação aos professores, com o fornecimento de informação sobre aspectos gerais da patologia e da resolução de situações que envolvem o aluno com câncer no ambiente escolar Professores com habilidades para promover a adaptação da criança ao contexto acadêmico, após o tratamento oncológico, podem propiciar condições para a aprendizagem e o desenvolvimento global do indivíduo Espera-se que o presente estudo contribua para a discussão de estratégias mais eficazes que facilitem a adaptação de pacientes durante o tratamento oncológicoDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Cancer is the disease the second leading cause of death in Brazil The impact of the diagnosis marks the beginning of a series of changes in the context and the individual must seek coping strategies in order to recover their health In the case of infant cancer - juvenile, it deserves special attention As the individual is in full development and socials emotional skills, it is important to learn strategies for dealing with this process It is essential to ensure that conditions encourage a treatment adherence, autonomy and adaptation routine activities In the school context, preparing teachers and peers, may be a strategy to assist the rehabilitation of the child in this environment This work will be presented in two parts, the first, the development of a program with a focus in Behavior Analysis for the guidance of teachers to rehabilitate the student with cancer The second part presents an overview of proposed guidelines for teachers and discusses the development of strategy guided guidance on the concept of rule-governed behavior In both studies, we found the need for guidance to teachers, by providing information on general aspects of pathology and resolution of situations involving the student with cancer at school Teachers with skills to promote the child's adaptation to the academic context, after cancer treatment, can provide conditions for learning and overall development of the individual It is hoped that this study contributes to the discussion of more effective strategies to facilitate the adaptation of patients during cancer treatmentSoares, Maria Rita Zoéga [Orientador]Gallo, Alex EduardoSant’Ana, Vânia Lúcia PestanaGuimarães, Eva Carolina2024-05-01T14:29:13Z2024-05-01T14:29:13Z2013.0013.12.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14178porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:35Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14178Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:35Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer
title Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer
spellingShingle Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer
Guimarães, Eva Carolina
Análise do comportamento
Câncer
Crianças
Professores
Orientação (Psicologia)
Behavioral analysis
Teachers
Orientation (Psychology)
Rules (Psychology) - Psychological aspects
Cancer in children
title_short Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer
title_full Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer
title_fullStr Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer
title_full_unstemmed Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer
title_sort Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer
author Guimarães, Eva Carolina
author_facet Guimarães, Eva Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador]
Gallo, Alex Eduardo
Sant’Ana, Vânia Lúcia Pestana
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Eva Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Câncer
Crianças
Professores
Orientação (Psicologia)
Behavioral analysis
Teachers
Orientation (Psychology)
Rules (Psychology) - Psychological aspects
Cancer in children
topic Análise do comportamento
Câncer
Crianças
Professores
Orientação (Psicologia)
Behavioral analysis
Teachers
Orientation (Psychology)
Rules (Psychology) - Psychological aspects
Cancer in children
description Resumo: O câncer é a doença com a segunda maior causa de morte no Brasil O impacto do diagnóstico marca o início de uma série de modificações no contexto e o indivíduo deve buscar estratégias de enfrentamento no intuito de recuperar sua condição de saúde No caso do câncer infanto – juvenil, o assunto merece especial atenção Como o indivíduo encontra-se em pleno desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, é importante que aprenda estratégias para lidar com este processo É fundamental garantir condições que incentivem a adesão ao tratamento, autonomia e adaptação às atividades de rotina No contexto escolar, preparar professores e colegas, pode ser uma das estratégias para auxiliar a readaptação da criança a este ambiente O presente trabalho será apresentado em duas partes, sendo a primeira, a elaboração de um programa sob o enfoque na Análise do Comportamento para a orientação de professores para a reinserção do aluno com câncer A segunda parte traz um panorama sobre propostas de orientação de professores e discorre sobre a elaboração de uma estratégia de orientação pautada no conceito do comportamento governado por regras Em ambos os estudos, foi possível verificar a necessidade de orientação aos professores, com o fornecimento de informação sobre aspectos gerais da patologia e da resolução de situações que envolvem o aluno com câncer no ambiente escolar Professores com habilidades para promover a adaptação da criança ao contexto acadêmico, após o tratamento oncológico, podem propiciar condições para a aprendizagem e o desenvolvimento global do indivíduo Espera-se que o presente estudo contribua para a discussão de estratégias mais eficazes que facilitem a adaptação de pacientes durante o tratamento oncológico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 13.12.2013
2013.00
2024-05-01T14:29:13Z
2024-05-01T14:29:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14178
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823240595439616