Percepções da sustentabilidade em contexto organizacional : interpretando à luz da tríade bourdieusiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malagutti, Natália da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16911
Resumo: Resumo: A crescente crise ambiental e, consequentemente, as patologias sociais geram preocupações e estabelecem discussões sobre o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade Decorrente deste fato, as organizações, que são parcialmente responsáveis pelo crescimento econômico e desenvolvimento social, apresentam papel importante para a modificação deste cenário A teoria, por sua vez, apresenta inúmeras abordagens que vinculadas as organizações acarretam narrativas, significados e diretrizes muitas vezes incompreensíveis para a população Para tanto, esta pesquisa analisa, por meio da tríade bourdieusiana, como a sustentabilidade permeia o campo organizacional Com o objetivo de apresentar o significado atribuído ao desenvolvimento da sustentabilidade na realidade cotidiana organizacional Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa é baseado na percepção da sustentabilidade em contexto organizacional Este objetivo foi respondido por meio de uma análise de narrativas pela abordagem construcionista, que apresentou as organizações como campos distintos, com características diferentes, e particulares no que se refere ao capital e ao habitus O significado da sustentabilidade foi analisado e apresentado por meio dos estilos de raciocínio de Balbinot e Borim-de-Souza (212), que proporcionou uma relação entre as duas organizações investigadas, que apresentaram significações atribuídas ao estilo Normativo Reducionista Fraco e Funcionalista, com influências de um estilo intermediário, que torna o homem membro pertencente do meio ambiente e responsável pelas ações que geram e transformam o meio social Por fim, foi realizada uma comparação entre as duas organizações, com o objetivo de apresentar diferenças e igualdades que possibilitarão guiar outras pesquisas
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