O ser professor de matemática e a reconstrução da subjetividade : estudo realizado com alunos do 1º ano do curso de matemática da Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Marinez Meneghello
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8486
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo é compreender o que leva alguns adolescentes escolherem pelo curso de licenciatura em Matemática O estudo envolve os acadêmicos que ingressaram em uma turma do primeiro ano do curso de Matemática (fizeram parte da pesquisa 38 alunos) - habilitação licenciatura - da Universidade Estadual de Londrina Para descrever os motivos da escolha, apresentados pelos sujeitos em estudo, foram realizadas notas de campo, no período referente a um ano letivo, em todos os dias que os alunos tiveram aula com a pesquisadora, também professora de Matemática e igualmente implicada nesse processo - utilizando-se por metodologia a observação participante e trabalhando-se com uma coleta de dados aberta Para compreender as narrativas, adotou-se como base para análise fragmentos de história de vida e sobre eles lançou-se diversos olhares alicerçados em conceitos pertinentes à multirreferencialidade, adotando como eixo central a identidade e aproximando dele conceitos relativos à adolescência e desejo A complexidade evidenciada pelo fenômeno em pesquisa levou essa investigação qualitativa a lançar mão de aportes teóricos com pontes em diversas áreas de conhecimento, com a intenção de realizar um movimento de não recortar, a situação em estudo, para analisar, mas ampliar o nosso olhar com relação ao objeto
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spelling O ser professor de matemática e a reconstrução da subjetividade : estudo realizado com alunos do 1º ano do curso de matemática da Universidade Estadual de LondrinaMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaFormação de professoresMathematicsStudy and teachingResumo: O objetivo deste estudo é compreender o que leva alguns adolescentes escolherem pelo curso de licenciatura em Matemática O estudo envolve os acadêmicos que ingressaram em uma turma do primeiro ano do curso de Matemática (fizeram parte da pesquisa 38 alunos) - habilitação licenciatura - da Universidade Estadual de Londrina Para descrever os motivos da escolha, apresentados pelos sujeitos em estudo, foram realizadas notas de campo, no período referente a um ano letivo, em todos os dias que os alunos tiveram aula com a pesquisadora, também professora de Matemática e igualmente implicada nesse processo - utilizando-se por metodologia a observação participante e trabalhando-se com uma coleta de dados aberta Para compreender as narrativas, adotou-se como base para análise fragmentos de história de vida e sobre eles lançou-se diversos olhares alicerçados em conceitos pertinentes à multirreferencialidade, adotando como eixo central a identidade e aproximando dele conceitos relativos à adolescência e desejo A complexidade evidenciada pelo fenômeno em pesquisa levou essa investigação qualitativa a lançar mão de aportes teóricos com pontes em diversas áreas de conhecimento, com a intenção de realizar um movimento de não recortar, a situação em estudo, para analisar, mas ampliar o nosso olhar com relação ao objetoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The objective of this study is to understand why some adolescents choose to became a Mathematics teacher The study was done with 38 students of the first year of the Mathematics teacher education program of the State University of Londrina To describe the reasons of the choice, presented by the subjects in study, we have taken notes during the classes over one school year It was used the methodology of the participant observation and we have worked with an opened collection of data To understand the narratives, it was adopted as base for analysis the life history wich was analised with concepts of the multi-referentiality, psychology and psychoanalysis The complexity of the phenomenon in research made us take a qualitative investigation that utilizes theoretical contributions of several knowledge areas, with the intention of accomplishing a movement of not cutting out, the situation in study, but to enlarge our vision of the objectMartins, João Batista [Orientador]Barbosa, Joaquim GonçalvesCapelo, Maria Regina ClivatiPassos, Marinez Meneghello2024-05-01T11:33:59Z2024-05-01T11:33:59Z2004.0008.03.2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8486porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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