A relevância do ativo reputacional no comércio internacional de commodities agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galli, Francisco Luis Hipolito
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9831
Resumo: Resumo: A cultura de valorização da reputação exerce uma relevante função no âmbito do comércio internacional de commodities agrícolas, sob a ótica da Economia dos Custos de Transação A problemática incide na consideração da reputação como ativo econômico inserido no sistema normativo das associações comerciais internacionais, especialmente na perpetuação e reforço de vínculos dos negócios jurídicos, à luz da análise econômica do Direito Neste ínterim, o mercado atua para desestimular o rompimento das relações comerciais e, ainda, reforçar e prolongar a duração dos vínculos contratuais Nesse sentido, será abordado o significado e a evolução dos conflitos no comércio internacional de produtos agrícolas, bem como sua relação com o lucro das partes envolvidas, o conceito de “direito agrário” e “agronegócio”, diferenciando-o de “agricultura”, bem como o papel das associações comerciais na harmonização das normas e culturas que regem as transações internacionais A presente pesquisa, vinculada à área de concentração “Estado Contemporâneo: Relações empresariais e Relações Internacionais”, fez uso do método lógico dedutivo, utilizando-se de referências bibliográficas relevantes ao tema, especialmente doutrina nacional e estrangeira, artigos acadêmicos, dissertações, teses, documentos produzidos por instituições do agronegócio e reportagens A hipótese restringe-se quanto ao valor econômico da manutenção da reputação na sociedade moderna, diferenciando seus tipos e apontando os prejuízos financeiros advindos da sua perda ou diminuição, de modo a demonstrar a relação entre o Direito Agrário e Economia, e a importância dessa interdisciplinaridade para a análise da relação contratual no agronegócio A existência de valor econômico da reputação transforma-se em um significativo fator de melhoria e potencialização dos negócios jurídicos que envolvem as principais commodities agrícolas, sendo a aplicação de sanções reputacionais uma alternativa para estimular o cumprimento dos contratos celebrados sob o manto das associações comerciais internacionais
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Direito NegocialAbstract: The culture of valuing reputation plays an important role in the international trade of agricultural commodities, from the perspective of Transaction Cost Economics The problem focuses on the consideration of reputation as an economic asset inserted in the normative system of international trade associations, especially in the perpetuation and reinforcement of legal business links, in the light of the economic analysis of Law In the meantime, the market acts to discourage the rupture of commercial relations and, also, to reinforce and prolong the duration of contractual ties In this sense, the meaning and evolution of conflicts in the international trade of agricultural products will be addressed, as well as their relationship with the profit of the parties involved, the concept of "agrarian law" and "agribusiness", differentiating it from "agriculture", as well as the role of trade associations in harmonizing the norms and cultures that govern international transactions The present research, linked to the area of concentration "Contemporary State: Business Relations and International Relations", made use of the logical deductive method, using relevant bibliographic references to the theme, especially national and foreign doctrine, academic articles, dissertations, theses, documents produced by agribusiness institutions and reports The hypothesis is restricted to the economic value of maintaining reputation in modern society, differentiating its types and pointing out the financial losses arising from its loss or reduction, in order to demonstrate the relationship between Agrarian Law and Economics, and the importance of this interdisciplinarity for the analysis of the contractual relationship in agribusiness The existence of economic value of reputation becomes a significant factor in improving and enhancing legal transactions involving the main agricultural commodities, and the application of reputational sanctions is an alternative to encourage compliance with contracts entered into under the mantle of international trade associationsMuniz, Tânia Lobo [Orientador]Costa, Patrícia Ayub daOliveira, Lourival José deGalli, Francisco Luis Hipolito2024-05-01T12:12:15Z2024-05-01T12:12:15Z2022.0006.06.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9831porMestradoDireito NegocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Direito NegocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - 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