Os princípios organizativos e a proposta pedagógica do MST : contradições de sua materialização na Escola Estadual Iraci Salete Strozak
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11878 |
Resumo: | Resumo: A presente Dissertação de mestrado aborda alguns pontos da luta pela terra no Brasil e a forma específica de reivindicação que proporcionou o destaque do MST no conjunto dos movimentos sociais A pesquisa faz um recorte especial à sua estrutura organizacional e como esta se desmembra numa proposta pedagógica de educação escolar Nesse sentido, estuda as contradições da materialização dos princípios organizacionais e pedagógicos do MST numa escola pública Estadual que traz seu Projeto Político Pedagógico embasado na perspectiva educacional do movimento e que tem uma vinculação histórica com este As intenções que permearam a análise foram a compreensão da trajetória histórica do MST destacando a constituição de sua estrutura organizativa, bem como o resgate histórico dos Assentamentos Ireno Alves dos Santos e Marcos Freire em Rio Bonito do Iguaçu, região Centro – Oeste do PR e, concomitantemente, a trajetória histórica da Escola Iraci Salete Strozak, localizada neste assentamento abordando, em seu contexto, as contradições da materialização dos princípios pedagógicos e organizacionais propostos pelo MST e, em que medida, o processo educacional da escola ainda se vincula aos seus princípios pedagógicos e organizacionais A pesquisa se desenvolveu através de estudo teórico compreendendo obras literárias, trabalhos acadêmicos, documentos e artigos em periódicos e também pesquisa de campo no período de maio a setembro de 27, período em que fizemos várias visitas à escola e participamos de eventos promovidos tanto pela comunidade local quanto pela escola e realizamos um total de 18 entrevistas/depoimentos com a comunidade assentada, professores, funcionários e alunos da escola além de dirigentes do MST estadual regional e local Os resultados da pesquisa confirmam que, durante a vivência em situação de acampamento o cotidiano, foi totalmente baseado na proposta organizacional do MST e, da mesma forma, na escola nesse período, estando sob total responsabilidade do MST, a proposta pedagógica é plenamente efetivada Já no período de assentamento, devido à distancia das moradias, o compromisso com a produção, entre outros fatores, acabam por isolar as famílias Também a ausência de uma identidade com o processo de luta contribuiu para dificultar a manutenção daquela organização, dificuldade que se agravou com a troca de lotes entre famílias da região e a própria venda da terra à famílias que não passaram pelo processo de acampamento Quanto à escola, o processo se repetiu, demonstrando bastante controversa o vínculo da escola com o MST e, do mesmo modo, a materialização dos princípios organizacionais e pedagógicos e, por outro lado, também nos deparamos com um processo pedagógico, em alguns aspectos coletivo Além de experiências que refletem a proposta do MST, mesmo limitadamente, contrariando a estrutura societal em alguns âmbitos |
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Os princípios organizativos e a proposta pedagógica do MST : contradições de sua materialização na Escola Estadual Iraci Salete StrozakEducação ruralMSTEducação e EstadoEducaçãoMovimento dos trabalhadores rurais sem terraRural education - MSTEducational policyEducation - Behavioral rural - Brazil - PedagogyResumo: A presente Dissertação de mestrado aborda alguns pontos da luta pela terra no Brasil e a forma específica de reivindicação que proporcionou o destaque do MST no conjunto dos movimentos sociais A pesquisa faz um recorte especial à sua estrutura organizacional e como esta se desmembra numa proposta pedagógica de educação escolar Nesse sentido, estuda as contradições da materialização dos princípios organizacionais e pedagógicos do MST numa escola pública Estadual que traz seu Projeto Político Pedagógico embasado na perspectiva educacional do movimento e que tem uma vinculação histórica com este As intenções que permearam a análise foram a compreensão da trajetória histórica do MST destacando a constituição de sua estrutura organizativa, bem como o resgate histórico dos Assentamentos Ireno Alves dos Santos e Marcos Freire em Rio Bonito do Iguaçu, região Centro – Oeste do PR e, concomitantemente, a trajetória histórica da Escola Iraci Salete Strozak, localizada neste assentamento abordando, em seu contexto, as contradições da materialização dos princípios pedagógicos e organizacionais propostos pelo MST e, em que medida, o processo educacional da escola ainda se vincula aos seus princípios pedagógicos e organizacionais A pesquisa se desenvolveu através de estudo teórico compreendendo obras literárias, trabalhos acadêmicos, documentos e artigos em periódicos e também pesquisa de campo no período de maio a setembro de 27, período em que fizemos várias visitas à escola e participamos de eventos promovidos tanto pela comunidade local quanto pela escola e realizamos um total de 18 entrevistas/depoimentos com a comunidade assentada, professores, funcionários e alunos da escola além de dirigentes do MST estadual regional e local Os resultados da pesquisa confirmam que, durante a vivência em situação de acampamento o cotidiano, foi totalmente baseado na proposta organizacional do MST e, da mesma forma, na escola nesse período, estando sob total responsabilidade do MST, a proposta pedagógica é plenamente efetivada Já no período de assentamento, devido à distancia das moradias, o compromisso com a produção, entre outros fatores, acabam por isolar as famílias Também a ausência de uma identidade com o processo de luta contribuiu para dificultar a manutenção daquela organização, dificuldade que se agravou com a troca de lotes entre famílias da região e a própria venda da terra à famílias que não passaram pelo processo de acampamento Quanto à escola, o processo se repetiu, demonstrando bastante controversa o vínculo da escola com o MST e, do mesmo modo, a materialização dos princípios organizacionais e pedagógicos e, por outro lado, também nos deparamos com um processo pedagógico, em alguns aspectos coletivo Além de experiências que refletem a proposta do MST, mesmo limitadamente, contrariando a estrutura societal em alguns âmbitosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This dissertation addresses some points of the struggle for land in Brazil and its specific form of claim, that enabled the MST to highlight as a leader in the social movements scenario This research makes a special cut into its organizational structure and how it could break apart in a proposal for school education In that sense, it explores the contradictions in materializing MST’s organizational principles been taught in a public State’s School that has its Educational Policy Project based on the educational perspective of the MST and has a historical linkage with the Movement The intentions that permeated the analysis were the understanding of the historical trajectory of the MST emphasizing the establishment of its organizational structure as well as a historical rescue of the Settlements Ireno Alves dos Santos and Marcos Freire in Rio Bonito do Iguaçu, in the Central-West region of Parana State Concurrently, it looks for the historical trajectory of the school Iraci Salete Strozak, located in this settlement aiming to find the contradictions of materialization of educational and organizational principles proposed by the MST and to what extent the educational process the school is still bound to their educational and organizational principles The research was developed through the study of theoretical reference material, comprising books, scholarly papers, documents and articles from journals Also, “in loco research” was hold, in the period from May to September 27, when several visits to the school were made, including the participation in events organized either by the local community or the school , conducting a total of 18 interviews / testimonials from the settled community, staff, teachers and students of the school, as well as MST State’s and local leaders The survey results confirm that while living camped, daily life was totally based on organizational proposal of the MST and the same way in school during that period, under total responsibility of the MST, the pedagogical proposal was fully effective In the period of settlement, due to distance from homes, the commitment to the production, among other factors, would isolate the families Also, the lack of an identity with the process of struggle contributes to hinder the maintenance of that organization This difficulty is increased by the exchange of lots between families of the region and the intensive trade of land to families who have not gone through the process of camping As for the school, the process is repeated, demonstrating the very controversial link between the school and the MST , by one side the materialization of the organizational and pedagogical principles, by the other we also face a collective educational process that reflects the proposal of the MST in some aspects, even that in a limited way, contrary to the desired social structure in some waysHidalgo, Angela Maria [Orientador]Paranzini, Doralice AparecidaTavares, Taís MouraCericato, Katia Aparecida Seganfredo2024-05-01T13:45:57Z2024-05-01T13:45:57Z2008.0026.03.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11878porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - 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