Corpos e bio-virtualidades : pedagogias do eu no vale dos homossexuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polizel, Alexandre Luiz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16802
Resumo: Resumo: Na contemporaneidade, insurge uma grande preocupação com os estudos acerca dos corpos Os corpos das ciências, os corpos das educações, os corpos e as tecnologias de poder, os corpos Todavia, os corpos sempre se mantiveram como o cerne dos problemas filosóficos e da movimentação do pensamento Este manuscrito, então, opera pelos corpos como fio condutor, buscando traçar explanações acerca de “Como fazem-se os corpos nas virtualidades?” Muitos espaços seriam possíveis para tratar tal questão, optei por buscar dicas no ciberespaço, em um grupo na rede social, Facebook, tratado aqui como Vale dos Homossexuais A partir de uma perspectiva ontológica do diagnóstico do presente, compreendendo o fazer-se corpo como um instaurador de existência, lanço mãos de conceitos Nietzscheanos, Foucaultianos e Latourianos para buscar uma taxonomização deste fazer corpo Deste movimento emerge apolíneas Pedagogias do Eu, que vejo operar em, ao menos, cinco tecnologias: a) Tecnologia das confessionalidades; b) Tecnologia da fanficzação; c) Tecnologia da hipertextualização; d) Tecnologia da exposição; e) Tecnologia do Corpo-arquivo e das banalidades Vê-se que o corpo se fazer no ciberespaço, em movimentos de atualização encontra-se interligado na produção constante de verdade de si e do Outro, via confissão, ficcionalização, combinações hipertextualizadas, exposições de si-Outro e na transformação do corpo em arquivo Essas movimentações levam a múltiplas possibilidades de produções do corpo via composições ligando os recortes das narrativas deixadas, conexões utilizadas de modo interessado A investigação leva a considerar que tais composições interessadas têm reverberado na produção de linhas de subjetivação que valorizam um corpo-Eu enquanto produto a ser cultuado – corpolatria –, uma Pedagogia de centralização no Eu, na semelhança e na captura da atenção via fazer-se visível, bem como no esforço para tornar-se supostamente e repetitivamente: eventos inéditos
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Many spaces would be possible to address such issue, I chose to seek tips in cyberspace, in a group on, the Facebook social network treated here as the Valley of Homosexuals From an ontological perspective of the diagnosis of the present, including the making of the body as a creator of existence, I launch hands of Nietzschean, Foucaultian and Latouran concepts to seek a taxonomization of this body From this movement emerge apilhas Pedagogias do Eu, which I see operate in five different technologies: a) Technology of as; b) Technology of fanficzation; c) Technology of hypertextualization; d) Technology of exposure; e) Body-file technology and banality It is seen that the body is made in cyberspace, in movements of updating is interconnected in the constant production of truth of itself and the Other, by means of confession, fictionalization, hypertextualized combinations, self-Other expositions and in the transformation of the body into a file These drives lead to multiple possibilities of body productions by means of compositions linking the cutouts of the narratives left, connections used in an interested way Research leads us to consider that such interested compositions have reverberated in the production of lines of subjectivation that value a body-I as a product to be worshiped – Bodielatry (idols of the bodies) –, a Pedagogy of centralization in the Self, the similarity and capture of attention visible, as well as in the effort to become supposedly and repetitively: unpublished eventsOliveira, Moisés Alves de [Orientador]Carvalho, Fabiana Aparecida deCastro, Bruna Jamila dePolizel, Alexandre Luiz2024-05-01T15:14:57Z2024-05-01T15:14:57Z2019.0007.03.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16802porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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