Identificação das expectativas do mercado de trabalho em psicologia da saúde no norte do Paraná e proposta de formação lato sensu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliani, Simone Martin
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13384
Resumo: Resumo: O presente trabalho busca discutir questões relacionadas à atuação, formação e inserção de psicólogos na área da saúde no Brasil A Psicologia da Saúde é definida como um conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais da disciplina da Psicologia para promoção e manutenção da saúde, a prevenção e tratamento de doenças, a identificação da etiologia e diagnóstico dos correlatos de saúde, doença e funções relacionadas, e a análise e aprimoramento do sistema e regulamentação da saúde Esta área será analisada dentro do contexto histórico da saúde no país, bem como a atuação do profissional em contextos do âmbito sanitário das políticas públicas Pesquisadores constataram que o campo de atuação foi ampliado e a formação do profissional apresenta deficiências tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação Analisou-se variáveis relacionadas à atuação profissional e deficiências na formação, considerando as expectativas do mercado de trabalho na área de Psicologia da Saúde Para isto, foram pesquisados editais de concursos públicos, no estado do Paraná, publicados online no ano de 211, na região de Londrina Considerou-se seis editais que atendiam os critérios de análise e levantou-se as competências e atribuições para o cargo de psicólogo elencados nos respectivos concursos Além disso, buscou-se verificar a inserção do psicólogo na área da saúde por meio de dados publicados pelo Conselho Federal de Psicologia Levantou-se incongruências entre a formação de base, a realidade social e a inserção de psicólogos para intervir nos distintos contextos Analisou-se as deficiências dessa formação e a necessidade de contextualização e conexão entre disciplinas As solicitações de competências do cargo de psicólogo nos editais de concursos públicos são muito mais amplas do que os cursos de graduação oferecem, deixando uma lacuna com relação às políticas públicas Infelizmente, tanto com relação à fundamentos teóricos quanto aos estágios práticos, apresentam-se insuficientes na área da saúde, em que os psicólogos encontrarão dificuldades na inserção neste mercado de trabalho Assim, pretende-se contribuir para uma maior compreensão da formação/atuação desses profissionais que atuam no estado do Paraná, e também para reflexão sobre os caminhos que se está percorrendo, sobretudo como instituições formadoras, além de embasar uma proposta de curso de pós-graduação que atenda as expectativa e demandas do contexto
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: This paper aim to discuss issues related to performance, training and integration of psychologists in health in Brazil Health Psychology is defined as a set of educational, scientific and professional contributions of the discipline of psychology for the promotion and maintenance of health, prevention and treatment of diseases, identification of the etiology and diagnostic of health correlates, illness and related functions, and analysis and improvement of the system and regulation of health This area will be analyzed within the historical context of health in the country, as well as the professional performance in contexts within public health policies Researchers found that the acting field has been expanded and professional training provides deficiencies at both the undergraduate and postgraduate levels Were analyzed variables related to professional performance and deficiencies in training, considering the expectations of the labor market in the area of Health Psychology For this, public tender announcements were surveyed on the state of Paraná, published online in 211, in Londrina region Were considered six announcements that met the analysis criteria and were collected the responsibilities and duties for the position of psychologist listed in their respective competitions In addition, were attempted to verify the insertion of psychologists in health through data published by the Federal Council of Psychology Were collected inconsistencies between basic training, social reality and the insertion of psychologists to intervene in different contexts Were analyzed the shortcomings of this training and the need for context and connection among disciplines Requests for competences of the position of psychologist in public procurement notices are much broader than the undergraduate courses offer, leaving a gap regarding to public policy Unfortunately, both regarding the theoretical and practical training, there is a shortfall in health area, in which psychologists will find difficulty in entering the labor market Were intended to contribute to a better understanding of the training/performance of these professionals who work in the state of Parana, and also to reflect about the ways that are being walked through, especially as educational institutions, in addition to base a proposal for a post-degree course that meets the expectations and demands of the contextSoares, Maria Rita Zoéga [Orientador]Sant’Ana, Vânia Lúcia PestanaGallo, Alex EduardoOliani, Simone Martin2024-05-01T14:14:55Z2024-05-01T14:14:55Z2012.0006.07.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13384porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13384Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - 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