Competitividade e desempenho das exportações do complexo agroindustrial brasileiro : 1989/2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalto, José Luis
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10333
Resumo: Resumo: O objetivo principal do trabalho é examinar o comportamento e a competitividade das exportações de produtos originários da agroindústria brasileira no período de 1989 a 22 Os produtos que compõem a pauta brasileira agroindustrial foram agrupados em complexos de produtos agroindustriais, os quais representam mais de 7% das exportações brasileiras Para a análise foram utilizados o indicador de Vantagens Comparativas Reveladas (VCR) e aplicado o modelo Constant Market-Share (CMS), que decompôs os dados em fontes de crescimento das exportações As fontes de crescimento das exportações brasileiras de produtos agroindustriais foram calculadas em relação às alterações/evolução da pauta de produtos agroindustriais mundial e também por mercados de destinos, sendo considerados para tanto 6 mercados: Mercosul (exceto Brasil), Nafta, Europa, Ásia, África e Oceania Ao longo do período estudado (1989 a 22) houve baixo desempenho das exportações brasileiras, principalmente no início e final da década de 9 Mas a partir do inicio da década de 2, observa-se nova fase de crescimento das exportações brasileiras, e impulsionadas pelo desempenho da pauta de produtos agroindustriais Nota-se também que ao longo de todo período a balança agroindustrial brasileira, permanece positiva, minimizando o desempenho deficitário dos demais segmentos da economia brasileira Com a aplicação do modelo CMS confirmamos o efeito competitividade como o principal responsável pelo desempenho dos produtos agroindustriais, acompanhado pelo indicador crescimento do comércio mundial Os indicadores composição da pauta de exportações e destino das exportações apresentaram, de uma maneira geral, evolução quase nula, sendo mais expressivos na década de 2, indicando a necessidade da ampliação da pauta de produtos brasileiros, assim como uma maior diversificação nos mercados de destino das exportações brasileiras
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