Os sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da Família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15478 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar e analisar as representações sociais instituídas no imaginário social dos profissionais de Educação Física (PEF) vinculados aos Núcleos de Apoio a Saúde da Família de Londrina sobre a intervenção profissional que produzem na Estratégia Saúde da Família (ESF) Utilizamos como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici e a Análise de Discurso pautada nos estudos de Eni Orlandi Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra Identificamos como o núcleo central da representação social a própria ESF e os sistemas periféricos desta representação referem-se: a) ao papel do PEF; b) ao perfil do PEF; c) ao trabalho em equipe Os resultados da pesquisa apontam que o distanciamento existente entre a formação inicial e o exercício profissional da Educação Física neste campo apresenta-se como um obstáculo real à intervenção orientada pelos princípios da Atenção Básica à Saúde Neste sentido, os PEF atribuem aos cursos de pósgraduação, especialmente à Residência Multiprofissional em Saúde da Família, o papel de prepará-los adequadamente para o trabalho em equipe (matriciamento, consultas compartilhadas, discussão de casos etc) e com grandes coletivos |
id |
UEL_7e98aa480160edd21774c13f71e578d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15478 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da FamíliaProfissional de educação físicaRepresentações sociaisSocial representationsResumo: A presente pesquisa objetivou identificar e analisar as representações sociais instituídas no imaginário social dos profissionais de Educação Física (PEF) vinculados aos Núcleos de Apoio a Saúde da Família de Londrina sobre a intervenção profissional que produzem na Estratégia Saúde da Família (ESF) Utilizamos como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici e a Análise de Discurso pautada nos estudos de Eni Orlandi Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra Identificamos como o núcleo central da representação social a própria ESF e os sistemas periféricos desta representação referem-se: a) ao papel do PEF; b) ao perfil do PEF; c) ao trabalho em equipe Os resultados da pesquisa apontam que o distanciamento existente entre a formação inicial e o exercício profissional da Educação Física neste campo apresenta-se como um obstáculo real à intervenção orientada pelos princípios da Atenção Básica à Saúde Neste sentido, os PEF atribuem aos cursos de pósgraduação, especialmente à Residência Multiprofissional em Saúde da Família, o papel de prepará-los adequadamente para o trabalho em equipe (matriciamento, consultas compartilhadas, discussão de casos etc) e com grandes coletivosDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: This research aimed to identify and analyze the social representations established in the social imaginary of physical education professionals (PEF) linked to the Centers of Support to Health Londrina family of professional intervention that produce in the Family Health Strategy (FHS) We used as theoretical and methodological reference the Theory of Social Representations proposed by Serge Moscovici and Discourse Analysis guided the studies of Eni Orlandi Data were collected through semistructured interviews, recorded and later transcribed Identified as the core of social representation of the intervention of the PEF in the FHS representation that social actors have on their own ESF and peripheral systems of representation refer to: a) the role of PEF; b) the PEF profile; c) teamwork The survey results indicate that the existing gap between initial training and professional practice of physical education in this field is presented as a real obstacle to intervention adjusted to the principles of primary health care In this sense, the PEF attribute to post courses Postgraduate, especially the Multidisciplinary Residency in Family Health, the role of preparing them adequately for teamwork (matricial, shared consultations, case discussions etc) and large collectiveLara, Larissa Michelle [Orientador]Gomes, Alberto AlbuquerqueLoch, Mathias RobertoPires, Antonio Geraldo Magalhães Gomes [Coorientador]Araujo, Marta Soares2024-05-01T14:49:45Z2024-05-01T14:49:45Z2015.0017.09.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15478porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15478Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da Família |
title |
Os sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da Família |
spellingShingle |
Os sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da Família Araujo, Marta Soares Profissional de educação física Representações sociais Social representations |
title_short |
Os sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da Família |
title_full |
Os sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da Família |
title_fullStr |
Os sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da Família |
title_full_unstemmed |
Os sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da Família |
title_sort |
Os sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da Família |
author |
Araujo, Marta Soares |
author_facet |
Araujo, Marta Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lara, Larissa Michelle [Orientador] Gomes, Alberto Albuquerque Loch, Mathias Roberto Pires, Antonio Geraldo Magalhães Gomes [Coorientador] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Marta Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissional de educação física Representações sociais Social representations |
topic |
Profissional de educação física Representações sociais Social representations |
description |
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar e analisar as representações sociais instituídas no imaginário social dos profissionais de Educação Física (PEF) vinculados aos Núcleos de Apoio a Saúde da Família de Londrina sobre a intervenção profissional que produzem na Estratégia Saúde da Família (ESF) Utilizamos como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici e a Análise de Discurso pautada nos estudos de Eni Orlandi Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra Identificamos como o núcleo central da representação social a própria ESF e os sistemas periféricos desta representação referem-se: a) ao papel do PEF; b) ao perfil do PEF; c) ao trabalho em equipe Os resultados da pesquisa apontam que o distanciamento existente entre a formação inicial e o exercício profissional da Educação Física neste campo apresenta-se como um obstáculo real à intervenção orientada pelos princípios da Atenção Básica à Saúde Neste sentido, os PEF atribuem aos cursos de pósgraduação, especialmente à Residência Multiprofissional em Saúde da Família, o papel de prepará-los adequadamente para o trabalho em equipe (matriciamento, consultas compartilhadas, discussão de casos etc) e com grandes coletivos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
17.09.2015 2015.00 2024-05-01T14:49:45Z 2024-05-01T14:49:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15478 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Física Centro de Educação Física e Esportes Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823287914528768 |