Poéticas visuais e verbais de crianças assentadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8476 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como interesse central a análise da poética infantil, seja ela representada sob forma analógica, visual, a partir de desenhos, ou sob forma digital, verbal, a partir da construção de alguns textos ou fragmentos discursivos A pesquisa é realizada em duas partes, juntamente com um grupo de alunos e professores de Letras, Artes plásticas e Música que constituem o Projeto PROESA - Projeto Esperança e Ação Pela Palavra e Pelo Gesto A primeira parte é formada pela realização de reuniões teórico-metodológicas que discutem textos a respeito de poesia, semiótica, linguagem visual e a relação entre arte e ensino Nestas reuniões são preparados os planos de unidade que serão desenvolvidos em campo, daí a segunda parte desta pesquisa, junto a um grupo de crianças carentes que moram no Assentamento Novo Amparo II, na Zona Norte de Londrina A metodologia não apreende a poesia apenas como fruto de experiências escolares das aulas de língua portuguesa As crianças, com uma percepção mais voltada para a realidade cognitiva, estão mais próximas de experiências diretas, sendo que as linguagens, ferramentas novas nas mãos das crianças, são usadas para construir um mundo, para criar contatos e estabelecer diálogos, comunicação Trata-se de uma comunicação sensível e subjetiva, mais próxima, portanto, da medula poética Diferentemente da maneira como o mundo adulto lida com as linguagens, de forma referencial, objetiva e com a percepção voltada para a realidade intelectual É matéria poética, para a pesquisa, não apenas o verso, mas a relação que as crianças do assentamento têm com o próprio espaço, com o desenho (que se divide num mundo de cores, formas, volumes e intensidades) e com a palavra, principalmente a falada despretensiosamente durante nossos encontros, ou em voz baixa, no momento em que a criança transforma a idéia em registro gráfico Interessa-nos, então, toda utilização simbólica, imagística e sonora da linguagem, que nada mais é do que a maneira como a criança se relaciona com o mundo |
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Poéticas visuais e verbais de crianças assentadasPoética visual infantilPoesia brasileiraHistória e críticaVisual poetryBrazilian poetryHistory and criticismResumo: Este trabalho tem como interesse central a análise da poética infantil, seja ela representada sob forma analógica, visual, a partir de desenhos, ou sob forma digital, verbal, a partir da construção de alguns textos ou fragmentos discursivos A pesquisa é realizada em duas partes, juntamente com um grupo de alunos e professores de Letras, Artes plásticas e Música que constituem o Projeto PROESA - Projeto Esperança e Ação Pela Palavra e Pelo Gesto A primeira parte é formada pela realização de reuniões teórico-metodológicas que discutem textos a respeito de poesia, semiótica, linguagem visual e a relação entre arte e ensino Nestas reuniões são preparados os planos de unidade que serão desenvolvidos em campo, daí a segunda parte desta pesquisa, junto a um grupo de crianças carentes que moram no Assentamento Novo Amparo II, na Zona Norte de Londrina A metodologia não apreende a poesia apenas como fruto de experiências escolares das aulas de língua portuguesa As crianças, com uma percepção mais voltada para a realidade cognitiva, estão mais próximas de experiências diretas, sendo que as linguagens, ferramentas novas nas mãos das crianças, são usadas para construir um mundo, para criar contatos e estabelecer diálogos, comunicação Trata-se de uma comunicação sensível e subjetiva, mais próxima, portanto, da medula poética Diferentemente da maneira como o mundo adulto lida com as linguagens, de forma referencial, objetiva e com a percepção voltada para a realidade intelectual É matéria poética, para a pesquisa, não apenas o verso, mas a relação que as crianças do assentamento têm com o próprio espaço, com o desenho (que se divide num mundo de cores, formas, volumes e intensidades) e com a palavra, principalmente a falada despretensiosamente durante nossos encontros, ou em voz baixa, no momento em que a criança transforma a idéia em registro gráfico Interessa-nos, então, toda utilização simbólica, imagística e sonora da linguagem, que nada mais é do que a maneira como a criança se relaciona com o mundoDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de LondrinaAbstract: This paper has as a main goal the analysis of the children's poetics, represented either in an analog way, visual, from drawings, or in a digital way, verbal, from the construction of some texts or speech fragments The research is performed in two parts, together with a group of students and teachers of Language, Plastic arts and Music that constitute PROESA (Hope and Action Through Word and Gesture Project) The first part is made up of theoric-methodologic meetings that discuss texts regarding poetry, semiotics, visual language, and the relation between art and teaching In these meetings, the field plans to be developed are prepared, then the second part of this research, with a group of indigent children living in Novo Amparo II Settlement, in the North region of Londrina Our methodology doesn't grasp poetry only as a result of school experiences in Portuguese language classes The children, with a perception more focused on cognitive reality, are closer to direct experiences, being that the languages, new tools on the children's hands, are used to build a world, to create contacts and establish dialogues, communication It's about a sensitive and subjective communication, closer, therefore, to the poetic medulla, contrasting with the way the adult world deals with the languages, in a referential, objective way, and with the perception directed to the intellectual reality It's poetic matter, to the research, not only verse, but the relation the settlement children have with their own space, with the drawing (that is divided in a world of colors, forms, volumes and intensities) and with the word, specially the one spoken unpretentiously during our meetings, or in a low voice, in the moment the child transforms the idea in a graphic record It interests us, thus, all symbolic, image and sound usage of the language, which is nothing but the way the child relates to the worldLimoli, Loredana [Orientador]Ceciliato, NeuzaBarros, Diana Luz Pessoa deGiachini Neto, Emilio2024-05-01T11:33:55Z2024-05-01T11:33:55Z2004.0014.04.2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8476porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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