Apropriação de conceitos referentes à polinização a partir de representações imagéticas de estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16792 |
Resumo: | Resumo: A linguagem visual representa uma ferramenta didática no ensino Na Biologia, ela ancora os conteúdos permitindo a aproximação do ensinado O objetivo desta pesquisa foi investigar a apropriação de conceitos referentes à polinização por meio das representações encontradas nos desenhos de estudantes do Ensino Médio em situações de aprendizagem Para tal, as ações pedagógicas que se seguiram no decorrer da pesquisa foram planejadas nos moldes das múltiplas representações, visando explorar o conceito de polinização de diversas maneiras, com o objetivo de melhor atender aos estudantes em sua pluralidade de conhecimentos e disponibilizar objetos e contextualizações para ocorrer o processo de conceitualização Ao final da atividade, foi entregue aos estudantes um papel contendo um texto elaborado pela professora-pesquisadora Cada estudante produziu um desenho relacionado ao texto Para fins de análise metodológica da pesquisa, foram estabelecidos critérios para observar os elementos contidos nos desenhos produzidos, inspirados no instrumento analítico de Klein (211) O instrumento estabelece três domínios, sendo eles domínio descritivo, domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo, cada qual com dois níveis de significação Os trabalhos, em sua maioria, encaixam-se em uma tentativa de resolução do exercício proposto O domínio interpretativo científico envolve uma maior complexidade de processos cognitivos para ser associado ou representado, sendo uma contextualização do conceito de polinização A maioria dos estudantes atingiu este nível, indicando que a estratégia de múltiplas representações, utilizada durante o percurso metodológico, contribui para a contextualização do conceito Os elementos constituintes nas imagens produzidas pelas estudantes na atividade sobre síndromes de polinização foram traduzidos na forma de um novo conjunto de elementos, mais complexos e com linguagem científica na rede semântica das mesmas, processo considerado como conceito por Giordan e Vecchi (1996) Com isso, são estabelecidas novas aprendizagens que, segundo Ausubel (2), são um importante aspecto para a criação de significados e resolução de problemas |
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Apropriação de conceitos referentes à polinização a partir de representações imagéticas de estudantes do ensino médioBiologiaEstudo e ensinoPolinizaçãoConceitosDesenhoStudy and teachingPollinationConceptsBiologyResumo: A linguagem visual representa uma ferramenta didática no ensino Na Biologia, ela ancora os conteúdos permitindo a aproximação do ensinado O objetivo desta pesquisa foi investigar a apropriação de conceitos referentes à polinização por meio das representações encontradas nos desenhos de estudantes do Ensino Médio em situações de aprendizagem Para tal, as ações pedagógicas que se seguiram no decorrer da pesquisa foram planejadas nos moldes das múltiplas representações, visando explorar o conceito de polinização de diversas maneiras, com o objetivo de melhor atender aos estudantes em sua pluralidade de conhecimentos e disponibilizar objetos e contextualizações para ocorrer o processo de conceitualização Ao final da atividade, foi entregue aos estudantes um papel contendo um texto elaborado pela professora-pesquisadora Cada estudante produziu um desenho relacionado ao texto Para fins de análise metodológica da pesquisa, foram estabelecidos critérios para observar os elementos contidos nos desenhos produzidos, inspirados no instrumento analítico de Klein (211) O instrumento estabelece três domínios, sendo eles domínio descritivo, domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo, cada qual com dois níveis de significação Os trabalhos, em sua maioria, encaixam-se em uma tentativa de resolução do exercício proposto O domínio interpretativo científico envolve uma maior complexidade de processos cognitivos para ser associado ou representado, sendo uma contextualização do conceito de polinização A maioria dos estudantes atingiu este nível, indicando que a estratégia de múltiplas representações, utilizada durante o percurso metodológico, contribui para a contextualização do conceito Os elementos constituintes nas imagens produzidas pelas estudantes na atividade sobre síndromes de polinização foram traduzidos na forma de um novo conjunto de elementos, mais complexos e com linguagem científica na rede semântica das mesmas, processo considerado como conceito por Giordan e Vecchi (1996) Com isso, são estabelecidas novas aprendizagens que, segundo Ausubel (2), são um importante aspecto para a criação de significados e resolução de problemasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Visual language represents a didactic tool in teaching In Biology, it anchors the contents, allowing the approximation of the taught The aim of this research is to investigate the appropriation of concepts related to pollination through the representations found in the drawings of high school students in learning situations For that, the pedagogical actions that followed the course of the research were planned in the form of multiple representations, aiming to explore the concept of pollination in several ways, with the objective of better serving the students in their plurality of knowledge and providing objects and contextualizations for the process to occur of conceptualization At the end of the activity, were given a paper to the students containing a text prepared by the teacher-researcher Each student produced a drawing related to the text For the purposes of methodological analysis of the research, criteria were established to observe the elements contained in the drawings produced, inspired by the analytical instrument of Klein (211) The instrument establishes three domains, being descriptive domain, scientific interpretative domain and interpretive domain, each with two levels of signification The majority of the works fit into an attempt to solve the proposed exercise The scientific interpretive domain involves a greater complexity of cognitive processes to be associated or represented, being a contextualization of the concept of pollination The majority of students reached this level, indicating that the strategy of multiple representations, used during the methodological course, contributes to the contextualization of the concept The elements drew by the students in the activity on pollination syndromes were translated in the form of a new set of elements, more complex and with scientific language in the semantic network of the same, process considered as concept by Giordan and Vecchi (1996) Thus, the new learning established are, according to Ausubel (2), an important aspect for the creation of meanings and problem solvingLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Klein, Tânia Aparecida da SilvaOliveira, Vera Lúcia Bahl deMarinho, Juliana Benassi2024-05-01T15:14:51Z2024-05-01T15:14:51Z2019.0025.03.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16792porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:31Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16792Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:31Repositório Institucional da UEL - 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