Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermann, Wellington
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12759
Resumo: Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo responder à questão: Como as histórias interna e externa da prática científica de um grupo específico de pesquisa em Educação Matemática, o grupo GPIMEM, foram sendo tecidas de forma a produzir um estilo de pensamento próprio? Para tanto, fez-se um estudo da produção deste grupo, ou seja, das teses e dos livros produzidos por seus membros e realizou-se entrevistas com seu coordenador A partir da epistemologia fleckiana, foi possível estabelecer elementos da produção científica do grupo que evidenciaram a influência política, econômica e institucional além, é claro, da influência teórica sobre sua prática científica
id UEL_80514a3efca7ed8da373c889c1baeae1
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12759
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemáticaEducação matemáticaEducação matemáticaDivulgação científicaEducação matemáticaMetodologiaMathematics educationMathematics educationMethodologyScientificMathematics education - ResearchResumo: Esta é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo responder à questão: Como as histórias interna e externa da prática científica de um grupo específico de pesquisa em Educação Matemática, o grupo GPIMEM, foram sendo tecidas de forma a produzir um estilo de pensamento próprio? Para tanto, fez-se um estudo da produção deste grupo, ou seja, das teses e dos livros produzidos por seus membros e realizou-se entrevistas com seu coordenador A partir da epistemologia fleckiana, foi possível estabelecer elementos da produção científica do grupo que evidenciaram a influência política, econômica e institucional além, é claro, da influência teórica sobre sua prática científicaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This is a qualitative research aimed to answer the question: How do the internal and external stories of the scientific practice of a specific research group in mathematics education, the GPIMEM group, were being woven to produce a thought style itself? As such, became a study of the production from this group, ie, theses and books produced by its members and held interviews with its coordinator From fleckian epistemology was possible to establish elements of the scientific production of group that showed the political, economic and institutional influence besides, of course, the theoretical influence on his scientific practiceSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Batista, Irinéa de LourdesMiorin, Maria ÂngelaHermann, Wellington2024-05-01T14:02:10Z2024-05-01T14:02:10Z2011.0028.02.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12759porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática
title Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática
spellingShingle Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática
Hermann, Wellington
Educação matemática
Educação matemática
Divulgação científica
Educação matemática
Metodologia
Mathematics education
Mathematics education
Methodology
Scientific
Mathematics education - Research
title_short Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática
title_full Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática
title_fullStr Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática
title_full_unstemmed Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática
title_sort Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática
author Hermann, Wellington
author_facet Hermann, Wellington
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Batista, Irinéa de Lourdes
Miorin, Maria Ângela
dc.contributor.author.fl_str_mv Hermann, Wellington
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Educação matemática
Divulgação científica
Educação matemática
Metodologia
Mathematics education
Mathematics education
Methodology
Scientific
Mathematics education - Research
topic Educação matemática
Educação matemática
Divulgação científica
Educação matemática
Metodologia
Mathematics education
Mathematics education
Methodology
Scientific
Mathematics education - Research
description Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo responder à questão: Como as histórias interna e externa da prática científica de um grupo específico de pesquisa em Educação Matemática, o grupo GPIMEM, foram sendo tecidas de forma a produzir um estilo de pensamento próprio? Para tanto, fez-se um estudo da produção deste grupo, ou seja, das teses e dos livros produzidos por seus membros e realizou-se entrevistas com seu coordenador A partir da epistemologia fleckiana, foi possível estabelecer elementos da produção científica do grupo que evidenciaram a influência política, econômica e institucional além, é claro, da influência teórica sobre sua prática científica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2024-05-01T14:02:10Z
2024-05-01T14:02:10Z
28.02.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12759
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823243709710336