Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Lisiane Freitas de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16739
Resumo: Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os enunciados que emergiram do movimento de greve das Instituições de Ensino Públicas do Paraná, ocorrido em 215 Busca apontar as formações discursivas dos enunciados em análise, além de investigar as discursividades produzidas pelo governo, pela mídia, pelos sindicatos e pelos professores Apresenta reflexões acerca dos conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, sujeito, materialismo e ideologia, além de um breve histórico das lutas de classe, organizações sindicais e grandes greves que ocorreram ao longo da história, com vistas a fomentar a análise do corpus Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados construídos na greve dos professores da educação pública do Paraná em 215?” Em quais condições de produção foram elaborados? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux (França) e Eni Orlandi (Brasil), o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que surgem da discussão como práticas ideológicas Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná Com este estudo é possível considerar que os enunciados não se configuram em mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala Ademais, que a história se repete, ou melhor, segue ressignificando em diferentes condições de produção, disseminando diversos efeitos e que a Educação é o vetor da transformação de uma sociedade O caminho trilhado pela Análise de Discurso ofereceu uma produção de sentido que significa nas bases históricas dos fatos e no envolvimento dos sujeitos com as ideologias que dão força para a luta Se a luta do professor grevista é diária, a leitura pela história materialista não pode se ausentar dos espaços de linguagem para que o sentido dos enunciados seja realmente alcançado
id UEL_808089503d374942b12ca67c0261e2b9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16739
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursivaAnálise do discursoGreves e lockoutsProfessoresParanáDiscourse analysisTeachersStrikes and lockoutsParanáResumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os enunciados que emergiram do movimento de greve das Instituições de Ensino Públicas do Paraná, ocorrido em 215 Busca apontar as formações discursivas dos enunciados em análise, além de investigar as discursividades produzidas pelo governo, pela mídia, pelos sindicatos e pelos professores Apresenta reflexões acerca dos conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, sujeito, materialismo e ideologia, além de um breve histórico das lutas de classe, organizações sindicais e grandes greves que ocorreram ao longo da história, com vistas a fomentar a análise do corpus Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados construídos na greve dos professores da educação pública do Paraná em 215?” Em quais condições de produção foram elaborados? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux (França) e Eni Orlandi (Brasil), o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que surgem da discussão como práticas ideológicas Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná Com este estudo é possível considerar que os enunciados não se configuram em mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala Ademais, que a história se repete, ou melhor, segue ressignificando em diferentes condições de produção, disseminando diversos efeitos e que a Educação é o vetor da transformação de uma sociedade O caminho trilhado pela Análise de Discurso ofereceu uma produção de sentido que significa nas bases históricas dos fatos e no envolvimento dos sujeitos com as ideologias que dão força para a luta Se a luta do professor grevista é diária, a leitura pela história materialista não pode se ausentar dos espaços de linguagem para que o sentido dos enunciados seja realmente alcançadoTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The aim of this work was to investigate statements that emerged from the strike of the Public Education Institutions of Paraná in 215 It seeks to point out the discursive formations of the statements under analysis, as well as to investigate the discursive processes produced by the government, media, trade unions and teachers In order to do so, it presents reflections on the concepts of enunciation, discourse, discursive formation, subject, language, history and ideology, as well as a summary of the struggles of class organizations and large strikes that have occurred throughout history, with a view to analysis of the corpus As a problematization, the following questions were delimited: what are the effects of meaning produced by the statements? In which production conditions were produced? In order to answer the research questions, the study was based on French Speech Analysis, especially in the postulates of Michel Pêcheux (France) and Eni Orlandi (Brazil), which favor the understanding of the movement of the senses that arise from the discussion as ideological practices Also worthy of mention is the class struggle between education workers and the Government of the State of Paraná With this study it is possible to consider that the statements do not constitute the mere transmission of information, since the subjects are interpellated by language, history and ideology, which weaves the mark of the subjectivity of the one who speaks in what he speaks In addition, that history repeats itself, or rather, it continues reframing itself in different conditions of production, disseminating diverse effects, and that Education is the vector of the transformation of a society The path traced by Discourse Analysis offered a meaning production that means in the historical bases of the facts and in the involvement of the subjects with the ideologies that give strength to the struggle If the struggle of the striking teacher is daily, reading through materialistic history cannot be absent from language spaces so that the meaning of statements is actually achievedJoanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]Contani, Miguel LuizMeletti, Silvia Márcia FerreiraPanichi, Edina Regina PugasAltino, Fabiane CristinaFreitas, Lisiane Freitas de2024-05-01T15:14:17Z2024-05-01T15:14:17Z2019.0006.05.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16739porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva
title Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva
spellingShingle Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva
Freitas, Lisiane Freitas de
Análise do discurso
Greves e lockouts
Professores
Paraná
Discourse analysis
Teachers
Strikes and lockouts
Paraná
title_short Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva
title_full Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva
title_fullStr Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva
title_full_unstemmed Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva
title_sort Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva
author Freitas, Lisiane Freitas de
author_facet Freitas, Lisiane Freitas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]
Contani, Miguel Luiz
Meletti, Silvia Márcia Ferreira
Panichi, Edina Regina Pugas
Altino, Fabiane Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Lisiane Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Greves e lockouts
Professores
Paraná
Discourse analysis
Teachers
Strikes and lockouts
Paraná
topic Análise do discurso
Greves e lockouts
Professores
Paraná
Discourse analysis
Teachers
Strikes and lockouts
Paraná
description Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os enunciados que emergiram do movimento de greve das Instituições de Ensino Públicas do Paraná, ocorrido em 215 Busca apontar as formações discursivas dos enunciados em análise, além de investigar as discursividades produzidas pelo governo, pela mídia, pelos sindicatos e pelos professores Apresenta reflexões acerca dos conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, sujeito, materialismo e ideologia, além de um breve histórico das lutas de classe, organizações sindicais e grandes greves que ocorreram ao longo da história, com vistas a fomentar a análise do corpus Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados construídos na greve dos professores da educação pública do Paraná em 215?” Em quais condições de produção foram elaborados? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux (França) e Eni Orlandi (Brasil), o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que surgem da discussão como práticas ideológicas Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná Com este estudo é possível considerar que os enunciados não se configuram em mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala Ademais, que a história se repete, ou melhor, segue ressignificando em diferentes condições de produção, disseminando diversos efeitos e que a Educação é o vetor da transformação de uma sociedade O caminho trilhado pela Análise de Discurso ofereceu uma produção de sentido que significa nas bases históricas dos fatos e no envolvimento dos sujeitos com as ideologias que dão força para a luta Se a luta do professor grevista é diária, a leitura pela história materialista não pode se ausentar dos espaços de linguagem para que o sentido dos enunciados seja realmente alcançado
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.05.2019
2019.00
2024-05-01T15:14:17Z
2024-05-01T15:14:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16739
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823297577156608