Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16739 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os enunciados que emergiram do movimento de greve das Instituições de Ensino Públicas do Paraná, ocorrido em 215 Busca apontar as formações discursivas dos enunciados em análise, além de investigar as discursividades produzidas pelo governo, pela mídia, pelos sindicatos e pelos professores Apresenta reflexões acerca dos conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, sujeito, materialismo e ideologia, além de um breve histórico das lutas de classe, organizações sindicais e grandes greves que ocorreram ao longo da história, com vistas a fomentar a análise do corpus Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados construídos na greve dos professores da educação pública do Paraná em 215?” Em quais condições de produção foram elaborados? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux (França) e Eni Orlandi (Brasil), o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que surgem da discussão como práticas ideológicas Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná Com este estudo é possível considerar que os enunciados não se configuram em mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala Ademais, que a história se repete, ou melhor, segue ressignificando em diferentes condições de produção, disseminando diversos efeitos e que a Educação é o vetor da transformação de uma sociedade O caminho trilhado pela Análise de Discurso ofereceu uma produção de sentido que significa nas bases históricas dos fatos e no envolvimento dos sujeitos com as ideologias que dão força para a luta Se a luta do professor grevista é diária, a leitura pela história materialista não pode se ausentar dos espaços de linguagem para que o sentido dos enunciados seja realmente alcançado |
id |
UEL_808089503d374942b12ca67c0261e2b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16739 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursivaAnálise do discursoGreves e lockoutsProfessoresParanáDiscourse analysisTeachersStrikes and lockoutsParanáResumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os enunciados que emergiram do movimento de greve das Instituições de Ensino Públicas do Paraná, ocorrido em 215 Busca apontar as formações discursivas dos enunciados em análise, além de investigar as discursividades produzidas pelo governo, pela mídia, pelos sindicatos e pelos professores Apresenta reflexões acerca dos conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, sujeito, materialismo e ideologia, além de um breve histórico das lutas de classe, organizações sindicais e grandes greves que ocorreram ao longo da história, com vistas a fomentar a análise do corpus Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados construídos na greve dos professores da educação pública do Paraná em 215?” Em quais condições de produção foram elaborados? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux (França) e Eni Orlandi (Brasil), o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que surgem da discussão como práticas ideológicas Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná Com este estudo é possível considerar que os enunciados não se configuram em mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala Ademais, que a história se repete, ou melhor, segue ressignificando em diferentes condições de produção, disseminando diversos efeitos e que a Educação é o vetor da transformação de uma sociedade O caminho trilhado pela Análise de Discurso ofereceu uma produção de sentido que significa nas bases históricas dos fatos e no envolvimento dos sujeitos com as ideologias que dão força para a luta Se a luta do professor grevista é diária, a leitura pela história materialista não pode se ausentar dos espaços de linguagem para que o sentido dos enunciados seja realmente alcançadoTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The aim of this work was to investigate statements that emerged from the strike of the Public Education Institutions of Paraná in 215 It seeks to point out the discursive formations of the statements under analysis, as well as to investigate the discursive processes produced by the government, media, trade unions and teachers In order to do so, it presents reflections on the concepts of enunciation, discourse, discursive formation, subject, language, history and ideology, as well as a summary of the struggles of class organizations and large strikes that have occurred throughout history, with a view to analysis of the corpus As a problematization, the following questions were delimited: what are the effects of meaning produced by the statements? In which production conditions were produced? In order to answer the research questions, the study was based on French Speech Analysis, especially in the postulates of Michel Pêcheux (France) and Eni Orlandi (Brazil), which favor the understanding of the movement of the senses that arise from the discussion as ideological practices Also worthy of mention is the class struggle between education workers and the Government of the State of Paraná With this study it is possible to consider that the statements do not constitute the mere transmission of information, since the subjects are interpellated by language, history and ideology, which weaves the mark of the subjectivity of the one who speaks in what he speaks In addition, that history repeats itself, or rather, it continues reframing itself in different conditions of production, disseminating diverse effects, and that Education is the vector of the transformation of a society The path traced by Discourse Analysis offered a meaning production that means in the historical bases of the facts and in the involvement of the subjects with the ideologies that give strength to the struggle If the struggle of the striking teacher is daily, reading through materialistic history cannot be absent from language spaces so that the meaning of statements is actually achievedJoanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]Contani, Miguel LuizMeletti, Silvia Márcia FerreiraPanichi, Edina Regina PugasAltino, Fabiane CristinaFreitas, Lisiane Freitas de2024-05-01T15:14:17Z2024-05-01T15:14:17Z2019.0006.05.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16739porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva |
title |
Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva |
spellingShingle |
Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva Freitas, Lisiane Freitas de Análise do discurso Greves e lockouts Professores Paraná Discourse analysis Teachers Strikes and lockouts Paraná |
title_short |
Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva |
title_full |
Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva |
title_fullStr |
Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva |
title_full_unstemmed |
Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva |
title_sort |
Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva |
author |
Freitas, Lisiane Freitas de |
author_facet |
Freitas, Lisiane Freitas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador] Contani, Miguel Luiz Meletti, Silvia Márcia Ferreira Panichi, Edina Regina Pugas Altino, Fabiane Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Lisiane Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Greves e lockouts Professores Paraná Discourse analysis Teachers Strikes and lockouts Paraná |
topic |
Análise do discurso Greves e lockouts Professores Paraná Discourse analysis Teachers Strikes and lockouts Paraná |
description |
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os enunciados que emergiram do movimento de greve das Instituições de Ensino Públicas do Paraná, ocorrido em 215 Busca apontar as formações discursivas dos enunciados em análise, além de investigar as discursividades produzidas pelo governo, pela mídia, pelos sindicatos e pelos professores Apresenta reflexões acerca dos conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, sujeito, materialismo e ideologia, além de um breve histórico das lutas de classe, organizações sindicais e grandes greves que ocorreram ao longo da história, com vistas a fomentar a análise do corpus Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados construídos na greve dos professores da educação pública do Paraná em 215?” Em quais condições de produção foram elaborados? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux (França) e Eni Orlandi (Brasil), o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que surgem da discussão como práticas ideológicas Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná Com este estudo é possível considerar que os enunciados não se configuram em mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala Ademais, que a história se repete, ou melhor, segue ressignificando em diferentes condições de produção, disseminando diversos efeitos e que a Educação é o vetor da transformação de uma sociedade O caminho trilhado pela Análise de Discurso ofereceu uma produção de sentido que significa nas bases históricas dos fatos e no envolvimento dos sujeitos com as ideologias que dão força para a luta Se a luta do professor grevista é diária, a leitura pela história materialista não pode se ausentar dos espaços de linguagem para que o sentido dos enunciados seja realmente alcançado |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
06.05.2019 2019.00 2024-05-01T15:14:17Z 2024-05-01T15:14:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16739 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823297577156608 |