A arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flausino, Vagner Fabrício Vieira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15114
Resumo: Resumo: Almejou-se através de uma avaliação doutrinária, jurisprudencial e histórico- legislativa, analisar a compatibilidade do uso da arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada Observa-se, no contexto atual, uma nova postura do Estado frente os contratos administrativos, que teve como marco inicial as sucessivas reformas dos modelos de Administração Pública (reforma burocrática de 1937 e, posteriormente, com a implantação da reforma administrativa gerencial de 1995) Fato é que, desde o final do século XX a Administração Pública vem acolhendo os modelos consensuais de resolução de conflitos, especialmente a arbitragem, por ser um meio eficaz e célere de resolução de conflitos, apta a garantir a rapidez e a segurança na dissipação de divergências que surjam durante a consecução da relação negocial A Lei 1179/24 (lei da parceria público-privada) foi a norma pioneira a admitir o uso da arbitragem no âmbito das relações negociais envolvendo a Administração Pública Logo após, seguindo essa nova tendência, o legislador alterou a Lei 8987/95 (através da Lei 11196/25), para incluir a arbitragem como mecanismo de resolução de conflitos nos contratos de concessão A presente pesquisa se volta a analisar a possibilidade do uso da arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada Embora a questão pareça ser pacífica, há discussões doutrinárias e jurisprudenciais no sentido de que haveria a necessidade de haver a compatibilização da arbitragem com os princípios que envolvem a Administração Pública, dentre eles, destacam-se os princípios da supremacia do interesse público, da indisponibilidade do interesse público, da legalidade e da publicidade Numa análise mais detida sobre o tema, é possível enxergar o uso da arbitragem desde que haja algumas adequações em relação ao procedimento previsto na Lei 937/96 (necessidade de previsão expressa no edital de licitação; quanto a escolha e contratação do(s) árbitro(s); vedação de julgamento por equidade, etc), sem que isso resulte na violação dos princípios que orientam a Administração Pública A doutrina, a jurisprudência e a prática administrativa têm demonstrado que arbitragem é medida que privilegia a eficiência administrativa, pois permite que o objeto do contrato seja concretizado sem maiores delongas, além de possibilitar maior segurança quanto ao resultado em razão da especialização dos árbitros
id UEL_83e4e9e5d048e92fddecae248e524b41
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15114
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privadaArbitragem (Direito)Contratos administrativosServiços públicosContratosAdministração públicaArbitration (Law)Public contractsPublic servicesPublic administrationContractsResumo: Almejou-se através de uma avaliação doutrinária, jurisprudencial e histórico- legislativa, analisar a compatibilidade do uso da arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada Observa-se, no contexto atual, uma nova postura do Estado frente os contratos administrativos, que teve como marco inicial as sucessivas reformas dos modelos de Administração Pública (reforma burocrática de 1937 e, posteriormente, com a implantação da reforma administrativa gerencial de 1995) Fato é que, desde o final do século XX a Administração Pública vem acolhendo os modelos consensuais de resolução de conflitos, especialmente a arbitragem, por ser um meio eficaz e célere de resolução de conflitos, apta a garantir a rapidez e a segurança na dissipação de divergências que surjam durante a consecução da relação negocial A Lei 1179/24 (lei da parceria público-privada) foi a norma pioneira a admitir o uso da arbitragem no âmbito das relações negociais envolvendo a Administração Pública Logo após, seguindo essa nova tendência, o legislador alterou a Lei 8987/95 (através da Lei 11196/25), para incluir a arbitragem como mecanismo de resolução de conflitos nos contratos de concessão A presente pesquisa se volta a analisar a possibilidade do uso da arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada Embora a questão pareça ser pacífica, há discussões doutrinárias e jurisprudenciais no sentido de que haveria a necessidade de haver a compatibilização da arbitragem com os princípios que envolvem a Administração Pública, dentre eles, destacam-se os princípios da supremacia do interesse público, da indisponibilidade do interesse público, da legalidade e da publicidade Numa análise mais detida sobre o tema, é possível enxergar o uso da arbitragem desde que haja algumas adequações em relação ao procedimento previsto na Lei 937/96 (necessidade de previsão expressa no edital de licitação; quanto a escolha e contratação do(s) árbitro(s); vedação de julgamento por equidade, etc), sem que isso resulte na violação dos princípios que orientam a Administração Pública A doutrina, a jurisprudência e a prática administrativa têm demonstrado que arbitragem é medida que privilegia a eficiência administrativa, pois permite que o objeto do contrato seja concretizado sem maiores delongas, além de possibilitar maior segurança quanto ao resultado em razão da especialização dos árbitrosDissertação (Mestrado em Direito Negocial) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Direito NegocialAbstract: If craved through a doctrinal, jurisprudential and legislative historical-assessment, analyze the compatibility of the use of arbitration in the provision of public services and public-private partnership contracts It is observed in the current context, a new attitude of the State against the government contracts that had as starting point the successive reforms of the models of Public Administration (bureaucratic reform 1937 and later with the introduction of managerial administrative reform of 1995) Fact is, since the late twentieth century public administration is welcoming consensual models of conflict resolution, particularly arbitration, to be an effective and rapid means of conflict resolution, able to guarantee speed and security in the dissipation disagreements that arise during the achievement of the business relationship Law 11,79 / 24 (law of public-private partnership) was the pioneer to admit the use of arbitration in the context of business relationships involving the Public Administration norm Soon after, following this new trend, the legislature amended the Law 8987 / 95 (through Law 11196 / 25), to include arbitration as a mechanism for conflict resolution in the concession agreements This research turns to examine the possibility of the use of arbitration in the provision of public services and public-private partnership contracts Although the question seems peaceful, there is doctrinal and jurisprudential arguments to the effect that there would be a need for the compatibility of arbitration with the principles involving the public administration, among them stand out the principles of supremacy of the public interest, the unavailability the public interest, legality and advertising In a more detailed analysis on the subject, you can see the use of arbitration provided there is some adjustments in relation to the procedure laid down in Law 937 / 96 (requiring an explicit provision in the bidding, and contracting as the choice (s) of referee (s), seal of trial fairness, etc), without resulting in violation of the principles governing public administration The doctrine, case law and administrative practice have shown that arbitration is as privileged administrative efficiency by allowing the object of the contract is to be achieved without further ado, and enable greater certainty as to the outcome because of the expertise of the arbitratorsMuniz, Tânia Lobo [Orientador]Baleotti, Francisco EmílioRibeiro, Maria de FátimaFlausino, Vagner Fabrício Vieira2024-05-01T14:45:03Z2024-05-01T14:45:03Z2014.0025.10.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15114porMestradoDireito NegocialCentro de Estudos Sociais AplicadosLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada
title A arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada
spellingShingle A arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada
Flausino, Vagner Fabrício Vieira
Arbitragem (Direito)
Contratos administrativos
Serviços públicos
Contratos
Administração pública
Arbitration (Law)
Public contracts
Public services
Public administration
Contracts
title_short A arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada
title_full A arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada
title_fullStr A arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada
title_full_unstemmed A arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada
title_sort A arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada
author Flausino, Vagner Fabrício Vieira
author_facet Flausino, Vagner Fabrício Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz, Tânia Lobo [Orientador]
Baleotti, Francisco Emílio
Ribeiro, Maria de Fátima
dc.contributor.author.fl_str_mv Flausino, Vagner Fabrício Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Arbitragem (Direito)
Contratos administrativos
Serviços públicos
Contratos
Administração pública
Arbitration (Law)
Public contracts
Public services
Public administration
Contracts
topic Arbitragem (Direito)
Contratos administrativos
Serviços públicos
Contratos
Administração pública
Arbitration (Law)
Public contracts
Public services
Public administration
Contracts
description Resumo: Almejou-se através de uma avaliação doutrinária, jurisprudencial e histórico- legislativa, analisar a compatibilidade do uso da arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada Observa-se, no contexto atual, uma nova postura do Estado frente os contratos administrativos, que teve como marco inicial as sucessivas reformas dos modelos de Administração Pública (reforma burocrática de 1937 e, posteriormente, com a implantação da reforma administrativa gerencial de 1995) Fato é que, desde o final do século XX a Administração Pública vem acolhendo os modelos consensuais de resolução de conflitos, especialmente a arbitragem, por ser um meio eficaz e célere de resolução de conflitos, apta a garantir a rapidez e a segurança na dissipação de divergências que surjam durante a consecução da relação negocial A Lei 1179/24 (lei da parceria público-privada) foi a norma pioneira a admitir o uso da arbitragem no âmbito das relações negociais envolvendo a Administração Pública Logo após, seguindo essa nova tendência, o legislador alterou a Lei 8987/95 (através da Lei 11196/25), para incluir a arbitragem como mecanismo de resolução de conflitos nos contratos de concessão A presente pesquisa se volta a analisar a possibilidade do uso da arbitragem nos contratos de concessão de serviços públicos e de parceria público-privada Embora a questão pareça ser pacífica, há discussões doutrinárias e jurisprudenciais no sentido de que haveria a necessidade de haver a compatibilização da arbitragem com os princípios que envolvem a Administração Pública, dentre eles, destacam-se os princípios da supremacia do interesse público, da indisponibilidade do interesse público, da legalidade e da publicidade Numa análise mais detida sobre o tema, é possível enxergar o uso da arbitragem desde que haja algumas adequações em relação ao procedimento previsto na Lei 937/96 (necessidade de previsão expressa no edital de licitação; quanto a escolha e contratação do(s) árbitro(s); vedação de julgamento por equidade, etc), sem que isso resulte na violação dos princípios que orientam a Administração Pública A doutrina, a jurisprudência e a prática administrativa têm demonstrado que arbitragem é medida que privilegia a eficiência administrativa, pois permite que o objeto do contrato seja concretizado sem maiores delongas, além de possibilitar maior segurança quanto ao resultado em razão da especialização dos árbitros
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T14:45:03Z
2024-05-01T14:45:03Z
25.10.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15114
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Direito Negocial
Centro de Estudos Sociais Aplicados
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823294073864192