Políticas públicas de educação infantil : uma análise da democratização no município de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16358 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho discute a educação infantil no município de Londrina, sob a perspectiva da democratização Entende-se que a democratização compreende assegurar o acesso à educação infantil com condições de permanência, considerando a criança como sujeito histórico O embasamento teórico-metodológico se sustenta no materialismo histórico, partindo da realidade para compreender os aspectos e relações da dinâmica existente entre os fenômenos estudados O estudo busca responder questões sobre quais os desafios da democratização da educação infantil no município de Londrina e sob quais aspectos ocorreu o processo que transferiu a Educação Infantil para a Secretaria Municipal de Educação, assim como reconhecer quais políticas foram adotadas e como se organizou a oferta da educação infantil pública diante do desafio da sua expansão e obrigatoriedade A partir destas questões problematizadoras, o objetivo geral do estudo é analisar o contexto social, político e econômico no qual se inserem as políticas para a democratização da educação infantil no Brasil Como objetivos específicos, o estudo: analisa as políticas que influenciaram na definição de educação infantil como etapa da educação básica e o seu desenvolvimento no período que compreende de 21 a 216; apresenta analiticamente o contexto histórico da educação infantil no município de Londrina, compreendendo a transição entre serviço assistencial e o âmbito educacional; verifica as implicações das parcerias/convênios entre o setor público e privado para suprir a demanda de vagas da educação infantil no município de Londrina e identifica os desafios para expansão da oferta da educação infantil no município Para o desenvolvimento do estudo tomam-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental Aborda-se a concepção da infância, diante dos aspectos do cuidar e do educar num processo transitório, das políticas compensatórias para educativas Com fundamentação na educação infantil enquanto política social, discute-se sua formulação a partir dos debates nos quais as políticas educacionais foram concebidas no Brasil Aborda-se o contexto social, político e econômico no qual a educação infantil se tornou etapa da educação básica e a importância do debate sobre sua institucionalização e transição, da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Educação, seu desenvolvimento, relações e intencionalidades O estudo aborda as ações para a expansão do atendimento no município e as concepções que nortearam as práticas em sua realidade, com ênfase na recente lei da obrigatoriedade do atendimento às crianças de quatro e cinco anos e a oferta do atendimento às crianças de zero a três anos O trabalho ainda destaca a parceria entre o setor público e privado e o impacto sobre o atendimento da demanda não suprida pelo Estado Conclui-se pela necessidade de promover políticas efetivas que assegurem o acesso e melhorias nas condições de uma educação infantil de qualidade, ao mesmo tempo em que se luta, permanentemente, pela transformação social, a fim de vencer a primazia do capital e, assim, alcançar a emancipação humana, por meio da democratização da educação para todas as crianças, em destaque para aquelas de a 5 anos |
id |
UEL_83ed5c6540462026d88cee2ab239cc35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16358 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas de educação infantil : uma análise da democratização no município de LondrinaEducação de criançasLondrina (PR)Educação e EstadoLondrina (PR)Democratização da educaçãoEarly childhood educationEducation and StateLondrina (PR)Resumo: O presente trabalho discute a educação infantil no município de Londrina, sob a perspectiva da democratização Entende-se que a democratização compreende assegurar o acesso à educação infantil com condições de permanência, considerando a criança como sujeito histórico O embasamento teórico-metodológico se sustenta no materialismo histórico, partindo da realidade para compreender os aspectos e relações da dinâmica existente entre os fenômenos estudados O estudo busca responder questões sobre quais os desafios da democratização da educação infantil no município de Londrina e sob quais aspectos ocorreu o processo que transferiu a Educação Infantil para a Secretaria Municipal de Educação, assim como reconhecer quais políticas foram adotadas e como se organizou a oferta da educação infantil pública diante do desafio da sua expansão e obrigatoriedade A partir destas questões problematizadoras, o objetivo geral do estudo é analisar o contexto social, político e econômico no qual se inserem as políticas para a democratização da educação infantil no Brasil Como objetivos específicos, o estudo: analisa as políticas que influenciaram na definição de educação infantil como etapa da educação básica e o seu desenvolvimento no período que compreende de 21 a 216; apresenta analiticamente o contexto histórico da educação infantil no município de Londrina, compreendendo a transição entre serviço assistencial e o âmbito educacional; verifica as implicações das parcerias/convênios entre o setor público e privado para suprir a demanda de vagas da educação infantil no município de Londrina e identifica os desafios para expansão da oferta da educação infantil no município Para o desenvolvimento do estudo tomam-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental Aborda-se a concepção da infância, diante dos aspectos do cuidar e do educar num processo transitório, das políticas compensatórias para educativas Com fundamentação na educação infantil enquanto política social, discute-se sua formulação a partir dos debates nos quais as políticas educacionais foram concebidas no Brasil Aborda-se o contexto social, político e econômico no qual a educação infantil se tornou etapa da educação básica e a importância do debate sobre sua institucionalização e transição, da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Educação, seu desenvolvimento, relações e intencionalidades O estudo aborda as ações para a expansão do atendimento no município e as concepções que nortearam as práticas em sua realidade, com ênfase na recente lei da obrigatoriedade do atendimento às crianças de quatro e cinco anos e a oferta do atendimento às crianças de zero a três anos O trabalho ainda destaca a parceria entre o setor público e privado e o impacto sobre o atendimento da demanda não suprida pelo Estado Conclui-se pela necessidade de promover políticas efetivas que assegurem o acesso e melhorias nas condições de uma educação infantil de qualidade, ao mesmo tempo em que se luta, permanentemente, pela transformação social, a fim de vencer a primazia do capital e, assim, alcançar a emancipação humana, por meio da democratização da educação para todas as crianças, em destaque para aquelas de a 5 anosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This work discusses the preschool in the municipality of Londrina, under the perspective of democratization It is understood that democratization comprises ensuring access to early childhood education with permanence conditions, considering the child as a historical subject The theoretical-methodological basis is supported on historical materialism, starting from reality to understand the aspects and relations of the existing dynamics among the studied phenomena The study seeks to answer questions on the challenges of early childhood education democratization in the municipality of Londrina and under which aspects the process that transferred the preschool to the Municipal Department of Education occurred, as well as to recognize which policies were adopted and how the public early childhood education offer was organized toward the challenge of its expansion and requirement From these problematizing questions, the study’s overall objective is to analyze the social, political and economic context in which the policies for the democratization of early childhood education in Brazil fit As specific goals, the study: analyzes the policies that influenced the definition of early childhood education as a stage of basic education and its development in the period from 21 to 216; presents analytically the historical context of preschool in the city of Londrina, comprising the transition between social care service and the educational scope; verifies the implications of partnerships/agreements between public and private sector to supply the place’s demand at early childhood education in the municipality of Londrina and identifies the challenges for the expansion of early childhood education offer in the municipality For the study development, bibliographic research and documentary research are taken as procedures The conception of childhood, toward caring and educating aspects in a transitional process from compensatory to educational policies, is approached Based on preschool as a social policy, its formulation is dealt with from the discussions in which educational policies were conceived in Brazil We address the social, political and economic context in which the early childhood education became a stage of basic education and the importance of the debate on its institutionalization and transition, from the Department of Social Assistance to the Department of Education, its development, relationships and intentionalities The study addresses the actions for the service expansion in the municipality and the conceptions that guided the practices in their reality, emphasizing on the recent law that compels the service to children of four and five years and the service’s offer for children from zero to three years The work also stresses the partnership between the public and private sector and the impact on meeting the demand not supplied by the State Concludes by the need to promote effective policies that ensure access and improvements in conditions of quality early childhood education, at the same time fighting, permanently, through social transformation, in order to overcome the primacy of capital and thus achieve human emancipation, through the democratization of education for all children, highlighting those from to 5 years oldRuiz, Maria José Ferreira [Orientador]Fernandes, Tania da CostaLara, Ângela Mara de BarrosLima, Daniela Zanoni de Oliveira2024-05-01T15:06:23Z2024-05-01T15:06:23Z2018.0022.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16358porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de educação infantil : uma análise da democratização no município de Londrina |
title |
Políticas públicas de educação infantil : uma análise da democratização no município de Londrina |
spellingShingle |
Políticas públicas de educação infantil : uma análise da democratização no município de Londrina Lima, Daniela Zanoni de Oliveira Educação de crianças Londrina (PR) Educação e Estado Londrina (PR) Democratização da educação Early childhood education Education and State Londrina (PR) |
title_short |
Políticas públicas de educação infantil : uma análise da democratização no município de Londrina |
title_full |
Políticas públicas de educação infantil : uma análise da democratização no município de Londrina |
title_fullStr |
Políticas públicas de educação infantil : uma análise da democratização no município de Londrina |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de educação infantil : uma análise da democratização no município de Londrina |
title_sort |
Políticas públicas de educação infantil : uma análise da democratização no município de Londrina |
author |
Lima, Daniela Zanoni de Oliveira |
author_facet |
Lima, Daniela Zanoni de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador] Fernandes, Tania da Costa Lara, Ângela Mara de Barros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Daniela Zanoni de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de crianças Londrina (PR) Educação e Estado Londrina (PR) Democratização da educação Early childhood education Education and State Londrina (PR) |
topic |
Educação de crianças Londrina (PR) Educação e Estado Londrina (PR) Democratização da educação Early childhood education Education and State Londrina (PR) |
description |
Resumo: O presente trabalho discute a educação infantil no município de Londrina, sob a perspectiva da democratização Entende-se que a democratização compreende assegurar o acesso à educação infantil com condições de permanência, considerando a criança como sujeito histórico O embasamento teórico-metodológico se sustenta no materialismo histórico, partindo da realidade para compreender os aspectos e relações da dinâmica existente entre os fenômenos estudados O estudo busca responder questões sobre quais os desafios da democratização da educação infantil no município de Londrina e sob quais aspectos ocorreu o processo que transferiu a Educação Infantil para a Secretaria Municipal de Educação, assim como reconhecer quais políticas foram adotadas e como se organizou a oferta da educação infantil pública diante do desafio da sua expansão e obrigatoriedade A partir destas questões problematizadoras, o objetivo geral do estudo é analisar o contexto social, político e econômico no qual se inserem as políticas para a democratização da educação infantil no Brasil Como objetivos específicos, o estudo: analisa as políticas que influenciaram na definição de educação infantil como etapa da educação básica e o seu desenvolvimento no período que compreende de 21 a 216; apresenta analiticamente o contexto histórico da educação infantil no município de Londrina, compreendendo a transição entre serviço assistencial e o âmbito educacional; verifica as implicações das parcerias/convênios entre o setor público e privado para suprir a demanda de vagas da educação infantil no município de Londrina e identifica os desafios para expansão da oferta da educação infantil no município Para o desenvolvimento do estudo tomam-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental Aborda-se a concepção da infância, diante dos aspectos do cuidar e do educar num processo transitório, das políticas compensatórias para educativas Com fundamentação na educação infantil enquanto política social, discute-se sua formulação a partir dos debates nos quais as políticas educacionais foram concebidas no Brasil Aborda-se o contexto social, político e econômico no qual a educação infantil se tornou etapa da educação básica e a importância do debate sobre sua institucionalização e transição, da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Educação, seu desenvolvimento, relações e intencionalidades O estudo aborda as ações para a expansão do atendimento no município e as concepções que nortearam as práticas em sua realidade, com ênfase na recente lei da obrigatoriedade do atendimento às crianças de quatro e cinco anos e a oferta do atendimento às crianças de zero a três anos O trabalho ainda destaca a parceria entre o setor público e privado e o impacto sobre o atendimento da demanda não suprida pelo Estado Conclui-se pela necessidade de promover políticas efetivas que assegurem o acesso e melhorias nas condições de uma educação infantil de qualidade, ao mesmo tempo em que se luta, permanentemente, pela transformação social, a fim de vencer a primazia do capital e, assim, alcançar a emancipação humana, por meio da democratização da educação para todas as crianças, em destaque para aquelas de a 5 anos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018.00 2024-05-01T15:06:23Z 2024-05-01T15:06:23Z 22.02.2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16358 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823275559157760 |