Duplos em Tutaméia : terceiras histórias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11726 |
Resumo: | Resumo: Tutaméia (Terceiras Estórias), de João Guimarães Rosa, é uma obra que desestrutura o leitor Os elementos que a tornam labiríntica são múltiplos: dois índices, dois títulos, ordenação alfabética dos contos, anagramas, epígrafes, glossário, quatro prefácios, ilustrações de capa e ilustrações ao final de cada estória A tese que se propõe defender nesta pesquisa dá conta de decifrar parte de um de seus enigmas Curiosamente, o livro possui quatro prefácios distribuídos de entremeio aos contos A nosso ver, desempenhando função específica planejada pelo ficcionista, tais textos estariam a serviço de “prefaciar” os correspondentes contos que antecipam Através da análise dos onze contos que seguem o terceiro prefácio, “Nós, os temulentos”, o presente estudo objetiva evidenciar esta intenção do escritor Em “Nós, os temulentos”, Guimarães Rosa explora, pela via do humor, a visão “diplópica” de “Chico, o herói”, propiciada pela embriaguez Por meio da imagem deste temulento e de seus dualismos, o autor parece oferecer a chave temática do grupo de estórias que segue o referido prefácio Acreditamos que a grande constante ou a coluna dorsal de tais contos é o tema do duplo O primeiro passo a ser dado para provar esta tese inicia já na introdução do trabalho Nesta parte, são detalhados os pormenores da peculiar estrutura de Tutaméia (Terceiras Estórias) e tecidas algumas considerações acerca dos quatro prefácios que a compõem Em seguida, conforme antecipa o título do primeiro capítulo, é realizado “um périplo pelo território do duplo”, assunto de abrangência bastante considerável Por último, são realizadas as análises dos contos “O outro ou o outro”, “Orientação”, “Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi”, “Palhaço da boca verde”, “Presepe”, “Quadrinho de estória”, “Rebimba, o bom”, “Retrato de cavalo”, “Ripuária”, “Se eu seria personagem” e “Sinhá secada” |
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Duplos em Tutaméia : terceiras históriasContos brasileirosHistória e críticaHistória e críticaBrazilian storiesHistory and criticismResumo: Tutaméia (Terceiras Estórias), de João Guimarães Rosa, é uma obra que desestrutura o leitor Os elementos que a tornam labiríntica são múltiplos: dois índices, dois títulos, ordenação alfabética dos contos, anagramas, epígrafes, glossário, quatro prefácios, ilustrações de capa e ilustrações ao final de cada estória A tese que se propõe defender nesta pesquisa dá conta de decifrar parte de um de seus enigmas Curiosamente, o livro possui quatro prefácios distribuídos de entremeio aos contos A nosso ver, desempenhando função específica planejada pelo ficcionista, tais textos estariam a serviço de “prefaciar” os correspondentes contos que antecipam Através da análise dos onze contos que seguem o terceiro prefácio, “Nós, os temulentos”, o presente estudo objetiva evidenciar esta intenção do escritor Em “Nós, os temulentos”, Guimarães Rosa explora, pela via do humor, a visão “diplópica” de “Chico, o herói”, propiciada pela embriaguez Por meio da imagem deste temulento e de seus dualismos, o autor parece oferecer a chave temática do grupo de estórias que segue o referido prefácio Acreditamos que a grande constante ou a coluna dorsal de tais contos é o tema do duplo O primeiro passo a ser dado para provar esta tese inicia já na introdução do trabalho Nesta parte, são detalhados os pormenores da peculiar estrutura de Tutaméia (Terceiras Estórias) e tecidas algumas considerações acerca dos quatro prefácios que a compõem Em seguida, conforme antecipa o título do primeiro capítulo, é realizado “um périplo pelo território do duplo”, assunto de abrangência bastante considerável Por último, são realizadas as análises dos contos “O outro ou o outro”, “Orientação”, “Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi”, “Palhaço da boca verde”, “Presepe”, “Quadrinho de estória”, “Rebimba, o bom”, “Retrato de cavalo”, “Ripuária”, “Se eu seria personagem” e “Sinhá secada”Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: Tutaméia (Terceiras Estórias), by João Guimarães Rosa, is a book that distabilizes the reader The several elements that make it labyrinthine are: two indexes, two titles, alphabetical arrangement of the short stories, anagrams, epigraphs, glossary, four prefaces, cover illustrations and illustrations at the end of each short story The thesis that we defend in this research deciphers part of one of its enigmas Curiously, the book has four prefaces distributed among the short stories In our view, by performing specific function planned by the writer, these texts would aim at “prefacing” the short stories that follow them The objective of this study is to prove this fact through the analysis of the eleven short stories that follow the third preface, “Nós, os temulentos” In this preface, Guimarães Rosa explores, through humour, the double vision of “Chico, the hero”, provided by drunkenness Through the image of this drunkard and his dualisms, the author seems to offer the thematic key of the group of short stories that follows the mentioned preface We believe that the great constant or the dorsal column of these short stories is the theme of the double The first step to be taken in order to prove this thesis starts in the introduction of this study In this part, we describe the details of the peculiar structure of Tutaméia (Terceiras Estórias) and make some considerations about its four prefaces Then, as the title of the first chapter anticipates, it is done “a tour through the territory of the double”, a subject of very considerable extent In the last part, we analyse the short stories “O outro ou o outro”, “Orientação”, “Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi”, “Palhaço da boca verde”, “Presepe”, “Quadrinho de estória”, “Rebimba, o bom”, “Retrato de cavalo”, “Ripuária”, “Se eu seria personagem” and “Sinhá secada”Cézar, Adelaide Caramuru [Orientador]Spera, Jeane Mari Sant AnaFortes, Rita das Graças FélixCorrêa, Regina Helena Machado AquinoNascimento, Gizêlda Melo doSantos, Adilson dos2024-05-01T13:20:15Z2024-05-01T13:20:15Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11726porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11726Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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