Participação política dos jovens estudantes do ensino médio e profissionalizante do CEEP Profª Maria do Rosário Castaldi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Carlos Alberto Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12895
Resumo: Resumo: Esta Dissertação apresenta uma reflexão sobre a participação política dos jovens estudantes do ensino médio e profissionalizante da rede pública estadual, considerando que, dentre as finalidades previstas nas diretrizes curriculares do Conselho Nacional de Educação, para esta etapa do ensino básico, constam a formação do aluno como pessoa humana, o desenvolvimento da autonomia intelectual e pensamento crítico, além da preparação para o trabalho e cidadania Objetivamos investigar a participação política desses jovens e, em que medida esta participação pode contribuir para solução dos problemas vivenciados no ambiente escolar, bem como, oferecer melhorias na qualidade do processo educacional Este estudo está relacionado à busca de elementos e estratégias que contribuam para o maior interesse dos jovens com o processo de ensino e aprendizagem, bem como a sua formação política para lidar com os problemas do ambiente escolar, sejam estes de caráter pedagógico ou de gestão Estabelecemos como campo de pesquisa o CEEP Profª Maria do Rosário Castaldi, situado na cidade de Londrina e, consequentemente como sujeitos, os alunos (as) matriculados(as) nos últimos períodos dos cursos do ensino médio normal, eletrotécnica, mecatrônica e administração A opção metodológica tem dimensão qualitativa, que possibilita a percepção da complexidade das interações sociais que vive o jovem estudante, suas formas de intervenção social e concepções acerca da dinâmica de funcionamento do ambiente escolar Buscamos o aporte teórico da Sociologia, Serviço Social e Pedagogia, para identificar a pertinência das categorias de análise da pesquisa Durante os meses de abril a setembro de 214, e julho de 215, foram feitas observações em sala de aula, das disciplinas de sociologia, bem como de reuniões e eventos promovidos pela escola, além da realização de uma oficina temática e aplicação de dois questionários aos estudantes, professores e coordenadores De posse da análise dos dados, concluímos que os jovens estudantes necessitam de estímulos e atitudes motivacionais por parte dos educadores, no sentido de lhes oportunizar a participação política, organizada, crítica e coletiva para que possam contribuir com a busca de soluções para os problemas do ambiente escolar e do processo de construção do conhecimento
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: This paper presents a reflection on the political participation of young students from public schools of secondary-school and professional education, considering that among the purposes in the curriculum guidelines of the National Council of Education, for this stage of basic education, included student education as a human person, the development of intellectual autonomy and critical thinking, as well as preparation for work and citizenship We aimed to investigate the political participation of these young people, and to what extent this participation can contribute to solving the problems experienced in the school environment as well, offering improvements in the quality of the educational process This study is related with search elements and strategies that contribute to the greater interest of young people with the process of teaching and learning, as well as their political training to deal with the school environment problems, be they pedagogical or management Established as a research field CEEP Professor Maria do Rosario Castaldi, located in Londrina and therefore as subjects, students enrolled in the last periods of the normal high school courses, electrical engineering, mechatronics and administration The methodological option has qualitative dimension, which enables the perception of the complexity of social interactions experienced by the young student, their forms of social intervention and conceptions of the working dynamics of the school environment We seek the theoretical contribution of Sociology, Social Work and Education, to identify the relevance of the analysis categories of the survey During the months of April to September 214 and July 215, observations were made in the classroom during sociology classes, as well as meetings and events organized by the school, in addition to holding a thematic workshop and application of two questionnaires students, teachers and coordinators Armed with the data analysis, we concluded that young students need stimulus and motivational attitudes of educators towards them create opportunities for political participation, organized, critical and collective so that they can contribute to finding solutions to the problems of education and knowledge building process environmentSilva, Cláudia Neves da [Orientador]Lolis, DioneSilva, Ileizi Luciana FiorelliXavier, Carlos Alberto Silva2024-05-01T14:03:43Z2024-05-01T14:03:43Z2015.0016.09.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12895porMestradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - 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