Estratégias de promoção da saúde na primeira infância : tecendo redes locais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9432 |
Resumo: | Resumo: Os primeiros anos de vida são como a fundação de uma casa e, ao investir na primeira infância, investimos na sociedade como um todo Nesse sentido, essa pesquisa objetivou analisar intervenções, estratégias e recursos utilizados para a realização de ações de Promoção da Saúde na Primeira infância, à luz da intersetorialidade, em um território da Atenção Primária à Saúde (APS) em um município de grande porte do norte do Paraná Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória na qual o percurso metodológico foi estruturado para que, cada momento da pesquisa, subsidiasse o melhor direcionamento para a realização do Grupo Focal Dessa forma, utilizando-se de informações obtidas através de coleta de dados primários e secundários, a seleção dos atores sociais se deu a partir da delimitação do universo amostral, da seleção e caracterização do Território de estudo e, proveniente dessa análise foram selecionados os atores sociais que mantinham vínculos mais expressivos com o território Assim, o grupo focal foi realizado com oito atores sociais da rede local e analisado à luz de Bardin (211) O material coletado foi organizado a partir das falas dos participantes que compartilharam suas vivências e experiências e, derivadas de sua análise, emergiram quatro categorias: 1) Demanda “mais Pititiquinha” e a situação de saúde na primeira infância: da clínica ao social; 2) PueriCULTURA: Ritalina para Todo Mundo 3) Rede de Nó(s): criando laços intersetoriais e 4) MultiplicAÇÃO: estratégias locais de promoção da saúde na primeira infância O conjunto de ideias centrais fez vir à tona a visão de uma Primeira Infância demarcada por barreiras relacionadas ao aumento das demandas de ordem sociais e clínicas; a eclosão de transtornos “psiquiátricos”; as repercussões das tecnologias e mídias digitais nas relações humanas; as dificuldades da rede para lidar com os pais na construção da parentalidade e no desenvolvimento infantil, principalmente diante do modelo biomédico e da lacuna de formação, da sobrecarga e do sucateamento do trabalho; dos recursos insuficientes e, da persistência mal sucedida de articulação com os conselhos e participação popular, dificultando iniciativas intersetoriais Frente a essas adversidades, a pesquisa identificou dispositivos potencializadores de Saúde para fomentar o trabalho intersetorial e a realização de ações de Promoção da Saúde na Primeira Infância demonstradas por esforços incansáveis, coletivos e individuais, de forma intra e intersetorial, que foram desde uma sequência de encaminhamentos médicos, avaliações, ações clínico-assistenciais, vacinas, até ações lúdicas na puericultura, projetos de construção de hortas e compostagem e a proposição de grupos familiares intergeracionais na Educação, na Saúde, e na Assistência Social As estratégias ratificam a importância do estabelecimento de redes locais de cogestão e a potência da Promoção da Saúde na Primeira Infância no enfrentamento dos Determinantes Sociais da Saúde |
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Estratégias de promoção da saúde na primeira infância : tecendo redes locaisPromoção da saúdePrimeira infânciaParanáSaúdeAtenção primáriaHealth promotion - Early childhood – ParanáHealth - Primary Care – ParanáChild health – ParanáHealth promotion - Intersectoriality – ParanáHealth promotion - Medicalization - PResumo: Os primeiros anos de vida são como a fundação de uma casa e, ao investir na primeira infância, investimos na sociedade como um todo Nesse sentido, essa pesquisa objetivou analisar intervenções, estratégias e recursos utilizados para a realização de ações de Promoção da Saúde na Primeira infância, à luz da intersetorialidade, em um território da Atenção Primária à Saúde (APS) em um município de grande porte do norte do Paraná Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória na qual o percurso metodológico foi estruturado para que, cada momento da pesquisa, subsidiasse o melhor direcionamento para a realização do Grupo Focal Dessa forma, utilizando-se de informações obtidas através de coleta de dados primários e secundários, a seleção dos atores sociais se deu a partir da delimitação do universo amostral, da seleção e caracterização do Território de estudo e, proveniente dessa análise foram selecionados os atores sociais que mantinham vínculos mais expressivos com o território Assim, o grupo focal foi realizado com oito atores sociais da rede local e analisado à luz de Bardin (211) O material coletado foi organizado a partir das falas dos participantes que compartilharam suas vivências e experiências e, derivadas de sua análise, emergiram quatro categorias: 1) Demanda “mais Pititiquinha” e a situação de saúde na primeira infância: da clínica ao social; 2) PueriCULTURA: Ritalina para Todo Mundo 3) Rede de Nó(s): criando laços intersetoriais e 4) MultiplicAÇÃO: estratégias locais de promoção da saúde na primeira infância O conjunto de ideias centrais fez vir à tona a visão de uma Primeira Infância demarcada por barreiras relacionadas ao aumento das demandas de ordem sociais e clínicas; a eclosão de transtornos “psiquiátricos”; as repercussões das tecnologias e mídias digitais nas relações humanas; as dificuldades da rede para lidar com os pais na construção da parentalidade e no desenvolvimento infantil, principalmente diante do modelo biomédico e da lacuna de formação, da sobrecarga e do sucateamento do trabalho; dos recursos insuficientes e, da persistência mal sucedida de articulação com os conselhos e participação popular, dificultando iniciativas intersetoriais Frente a essas adversidades, a pesquisa identificou dispositivos potencializadores de Saúde para fomentar o trabalho intersetorial e a realização de ações de Promoção da Saúde na Primeira Infância demonstradas por esforços incansáveis, coletivos e individuais, de forma intra e intersetorial, que foram desde uma sequência de encaminhamentos médicos, avaliações, ações clínico-assistenciais, vacinas, até ações lúdicas na puericultura, projetos de construção de hortas e compostagem e a proposição de grupos familiares intergeracionais na Educação, na Saúde, e na Assistência Social As estratégias ratificam a importância do estabelecimento de redes locais de cogestão e a potência da Promoção da Saúde na Primeira Infância no enfrentamento dos Determinantes Sociais da SaúdeDissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: The first years of life are like the foundation of a house, and by investing in early childhood, we invest in society as a whole In this sense, this research aimed to analyze interventions, strategies and resources used to carry out Health Promotion actions in Early Childhood, in the light of intersectoriality, in a territory of a Primary Health Care Unit in a large city in the north from Paraná An exploratory qualitative research was carried out in which the methodological course was structured so that, at each moment of the research, it subsidized the best direction for the realization of the Focus Group Thus, using information obtained through the collection of primary and secondary data, the selection of social actors took place from the delimitation of the sample universe, the selection and characterization of the Study Territory and, from this analysis, the actors were selected social groups that maintained more expressive links with the territory Thus, the focus group was carried out with eight social actors from the local network and analyzed in the light of Bardin (211) The material collected was organized from the speeches of the participants who shared their experiences and, derived from their analysis, four categories emerged: 1) Demand “more tiny little one” and the health situation in early childhood: from clinical to social; 2) Childcare: Ritalin for Everyone 3) Network of Nodes: creating intersectoral links and 4) Multiplication: local strategies for health promotion in early childhood The set of central ideas brought to light the vision of an Early Childhood demarcated by barriers related to the increase in social and clinical demands; the outbreak of “psychiatric” disorders; the repercussions of technologies and digital media on human relationships; the network's difficulties in dealing with parents in the construction of parenting and child development, especially in the face of the biomedical model and the training gap, overload and scrapping of work; insufficient resources and the unsuccessful persistence of articulation with councils and popular participation, hindering intersectoral initiatives Faced with these adversities, the research identified Health potentiating devices to foster intersectoral work and the carrying out of Health Promotion actions in Early Childhood demonstrated by tireless efforts, collective and individual, in an intra and intersectoral way, which ranged from a sequence of medical referrals, evaluations, clinical-assistance actions, vaccines, even playful actions in childcare, projects to build gardens and compost and the proposition of intergenerational family groups in Education, Health, and Social Assistance The strategies ratify the importance of establishing local co-management networks and the power of Health Promotion in Early Childhood in facing the Social Determinants of HealthLoch, Mathias Roberto [Orientador]Milani, Rute GrossiMendonça, Fernanda de FreitasMoura, Camila Sighinolfi de2024-05-01T11:55:21Z2024-05-01T11:55:21Z2022.0002.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9432porMestradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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