Assistência ao recém-nascido em maternidades públicas : características e o vivido materno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Maicon de Moraes de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9071
Resumo: Resumo: Introdução: A assistência ao recém-nascido (RN) adequada é essencial e pode trazer benefícios consideráveis aos que a recebem Objetivos: Analisar a assistência aos recém-nascidos em duas maternidades públicas do município de Londrina Métodos: Trata-se de um estudo misto, realizado em duas maternidades públicas da região norte do Paraná, em duas fases, a primeira configurou-se como um estudo quantitativo do tipo transversal, alinhado a uma coorte, com 299 mulheres, compondo um total de 3 RN, a coleta ocorreu no período de agosto a dezembro de 217, sendo utilizado um instrumento estruturado Na segunda fase, foi adotado a pesquisa qualitativa fundamentada no referencial teórico-metodológico da Fenomenologia Social de Alfred Schütz, no domicílio de 3 mães de recém-nascidos, no período de fevereiro a julho de 218, seis meses após o parto, por meio de entrevista semiestruturada Resultados: Na primeira fase do estudo em relação a estratificação de risco das mulheres estudadas 58% apresentavam risco habitual, 24,7% alto risco e 17,3% risco intermediário, já referente a assistência realizada na primeira hora de vida, 7% dos bebês foram colocados em contato pele a pele, dentre os motivos da não realização, destacou-se ao parto cesáreo 54,4% Colocados para a sugar o seio materno ao nascer 79,3%, foram submetidos a alguma intervenção 86,3%, destes mais de 94,2% a aspiração nasofaringe e orofaríngea Na segunda fase foram incluídas 3 mães da primeira fase foi possível analisar nos relatos maternos o surgimento de duas unidades temáticas A primeira refere-se aos "motivos por que", ou seja, a experiência já vivida: Vivenciando as primeiras horas de vida do filho nos serviços de maternidade (Sala de Parto: aproximações e distanciamento do contato, Alojamento conjunto: (re) aprendendo o cuidado com o bebê; Apoio a amamentação, Falta de comunicação, Orientações de alta e gratidão frente a assistência recebida) A segunda categoria refere-se as expectativas, os "motivos para": O que espera da assistência nas primeiras horas após o nascimento do filho (Assistência de qualidade e Acompanhamento no parto: desejos e desafios) Conclusão: Os cuidados ao RN vêm ocorrendo, porém, alguns necessitam de melhor aperfeiçoamento, o contato pele a pele e a colocação do bebê para sugar o seio materno, tiveram índices expressivos, porém não atingiram sua totalidade Observou se que a via de parto foi um empecilho para a realização de alguns cuidados, assim como realizações de intervenções logo após o nascimento Por meio dos relatos maternos pode se observar o surgimento de sentimentos positivos e negativos, relatos de momentos de interação e distanciamento com o filho ao nascer, momentos de aprendizados, assim como presença e ausência profissional e o surgimento de expectativas geradas por meio destas vivências Assim sendo se faz necessário que as maternidades deste estudo repensem suas fragilidades no que tange a seus modelos assistenciais atuais e a importância de realizar capacitações e orientações dos profissionais a fim de garantir e manter uma assistência que possibilite o protagonismo da díade mãe e filho
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: Introduction: Adequate assistance to the newborn (NB) is essential and can bring considerable benefits to those who receive it Objectives: To analyze the assistance to newborns in two public maternity hospitals in the city of Londrina Methods: This is a mixed study, carried out in two public maternity hospitals in the northern region of Paraná, in two phases, the first of which was a quantitative cross-sectional study, aligned with a cohort, with 299 women, making up a total of 3 newborns, the collection took place from August to December 217, using a structured instrument In the second phase, qualitative research based on the theoretical-methodological framework of Social Phenomenology of Alfred Schütz was adopted, at the home of 3 mothers of newborns, from February to July 218, six months after delivery, through semi-structured interview Results: In the first phase of the study, concerning the risk stratification of the women studied, 58% had habitual risk, 247% high risk, and 173% intermediate risk, already referring to the assistance provided in the first hour of life, 7% of babies were placed in skin-to-skin contact, among the reasons for not performing, 544% stood out for cesarean delivery 793% were placed to suck the maternal breast at birth, 863% underwent some intervention, of which more than 942% were nasopharyngeal and oropharyngeal aspiration In the second phase, 3 mothers from the first phase were included It was possible to analyze in the maternal reports the emerged of two thematic units The first refers to the "reasons why," that is, the experience already lived: Experiencing the first hours of the life of the child in the maternity services (Childbirth Room: closeness and distance from the contact, Joint accommodation: (re) learning care for the baby, support for breastfeeding, lack of communication, discharge guidelines and gratitude for the assistance received) The second category refers to expectations, the "reasons for": What do you expect from assistance in the first hours after the child's birth (Quality assistance and Monitoring during childbirth: wishes and challenges) Conclusion: NB care has been taking place However, some need better improvement, skin-to-skin contact, and the baby's placement to suck the mother's breast had expressive rates but did not reach their totality It was observed that the way of delivery was an obstacle to the performance of some care and the performance of interventions soon after birth Through maternal reports, the emergence of positive and negative feelings, reports of moments of interaction and distance with the child at birth, moments of learning, and professional presence and absence, and the emergence of expectations generated through these experiences can be observed Therefore, the maternities in this study must rethink their weaknesses regarding their current care models and the importance of providing training and guidance for professionals to guarantee and maintain assistance that enables the role of the mother and child dyadZani, Adriana Valongo [Orientador]Ferrari, Rosângela Aparecida PimentaCaldeira, SebastiãoMiranda, Maicon de Moraes de2024-05-01T11:46:47Z2024-05-01T11:46:47Z2021.0012.04.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9071porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - 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