A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011 : um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rogélio Gerônimo dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14393
Resumo: Resumo: O Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo Essa tributação é necessária para fazer frente às despesas com serviços característicos de Estado que são demandados pela sociedade Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento da arrecadação per capita do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no Estado do Paraná, no período entre 1997-211, com os impactos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) A distribuição espacial da arrecadação dos tributos municipais é determinada através da utilização de técnicas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) - teste I de Moran Global e Local - para verificar a autocorrelação espacial entre os municípios do Paraná e confirmar a existência de clusters espaciais Para comparar a evolução das receitas desses tributos, no segundo período, foi utilizado o modelo econométrico denominado de Ajuste de Poligonais É significativo o aumento da arrecadação per capita do IPTU nas mesorregiões - Noroeste, Centro Oriental, Sudoeste e Oeste – a partir do ano de 25, mesmo sendo em níveis muito inferiores quando comparadas à mesorregião Metropolitana de Curitiba e Norte Central O que se pode concluir é que está ocorrendo uma desaceleração dessas receitas mesmo que a mesorregião Metropolitana de Curitiba corresponda por mais de 5% da arrecadação no Estado Com relação às receitas oriundas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), observa-se uma mudança estrutural nos padrões de agrupamentos baixo-baixo e alto-alto No primeiro período havia dois significativos clusters do padrão baixo-baixo Um grande cluster formado por cinquenta e cinco municípios pertencentes às mesorregiões: Sudoeste, Centro Sul, Norte Central, Sudeste e parte Sul da mesorregião Metropolitana de Curitiba No período referente a 25-211 reduziu-se a apenas dezesseis cidades Em relação ao padrão de agrupamento alto-alto no primeiro período havia concentração na mesorregião Noroeste, Mesorregião Oeste e mesorregião Norte Central Entretanto, no período de 25-211 esse padrão migrou para mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais especificamente para os municípios de: Colombo; Guaratuba; Matinhos; Paranaguá; Pontal do Paraná; Pinhais e São José dos Pinhais Os resultados demonstram que no período de 25-211, observou-se aumento da concentração de municípios entorno à mesorregião Metropolitana de Curitiba no padrão de agrupamento alto-alto Assim, constata-se que as mesorregiões “menos expressivas” do Estado do Paraná, com o advento da LRF, não alteraram seu comportamento no que tange a arrecadação per capita dos impostos municipais, com a mesma intensidade da mesorregião Metropolitana de Curitiba
id UEL_87581953fd8118a25d14426f817b5b73
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14393
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011 : um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscalRenda públicaImpostos municipaisParanáResponsabilidade fiscalEconomia regionalRevenueRegional economicsResumo: O Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo Essa tributação é necessária para fazer frente às despesas com serviços característicos de Estado que são demandados pela sociedade Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento da arrecadação per capita do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no Estado do Paraná, no período entre 1997-211, com os impactos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) A distribuição espacial da arrecadação dos tributos municipais é determinada através da utilização de técnicas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) - teste I de Moran Global e Local - para verificar a autocorrelação espacial entre os municípios do Paraná e confirmar a existência de clusters espaciais Para comparar a evolução das receitas desses tributos, no segundo período, foi utilizado o modelo econométrico denominado de Ajuste de Poligonais É significativo o aumento da arrecadação per capita do IPTU nas mesorregiões - Noroeste, Centro Oriental, Sudoeste e Oeste – a partir do ano de 25, mesmo sendo em níveis muito inferiores quando comparadas à mesorregião Metropolitana de Curitiba e Norte Central O que se pode concluir é que está ocorrendo uma desaceleração dessas receitas mesmo que a mesorregião Metropolitana de Curitiba corresponda por mais de 5% da arrecadação no Estado Com relação às receitas oriundas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), observa-se uma mudança estrutural nos padrões de agrupamentos baixo-baixo e alto-alto No primeiro período havia dois significativos clusters do padrão baixo-baixo Um grande cluster formado por cinquenta e cinco municípios pertencentes às mesorregiões: Sudoeste, Centro Sul, Norte Central, Sudeste e parte Sul da mesorregião Metropolitana de Curitiba No período referente a 25-211 reduziu-se a apenas dezesseis cidades Em relação ao padrão de agrupamento alto-alto no primeiro período havia concentração na mesorregião Noroeste, Mesorregião Oeste e mesorregião Norte Central Entretanto, no período de 25-211 esse padrão migrou para mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais especificamente para os municípios de: Colombo; Guaratuba; Matinhos; Paranaguá; Pontal do Paraná; Pinhais e São José dos Pinhais Os resultados demonstram que no período de 25-211, observou-se aumento da concentração de municípios entorno à mesorregião Metropolitana de Curitiba no padrão de agrupamento alto-alto Assim, constata-se que as mesorregiões “menos expressivas” do Estado do Paraná, com o advento da LRF, não alteraram seu comportamento no que tange a arrecadação per capita dos impostos municipais, com a mesma intensidade da mesorregião Metropolitana de CuritibaDissertação (Mestrado em Economia Regional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Economia RegionalAbstract: Brazil is one of the countries with the highest tax burden in the world Such taxation is needed to meet the costs of services that are characteristics of the State demanded by society The objective of this study is to analysis the behavior of the collection per capita of the Tax Property Territorial Urban (TPTU), income Tax Transfers of Real Estate (TTRE), Tax on Services of Any Nature (TSAN), IN THE STATE OF Paraná, in the period 1997-211 with the impacts of the Fiscal Responsibility Law (FRL) The spatial distribution of the collection of municipal taxes is determined through the use of techniques of Exploratory Spatial Data Analysis (ESDA) – Index Moran Local and Global – to verify spatial autocorrelation between the municipalities of Parana and confirm the existence of spatial cluster To compare the revenue performance of these taxes in the second period, the econometric model called adjustment of traverses was used Is a significant increase in the property tax revenues per capita do TPTU, in the mesoregions – Northwest, East Central, Southwest and West – from the year 25, even though at levels much lower when compared to the mesoregion of Curitiba and North Central – from the year, even though at levels lower when compared to the middle region of Curitiba and North Central What can be concluded is that a slowdown is occurring these revenues even if the middle region of Curitiba represents over 5% of the revenue in the state With respect to revenues derived TTRE observes whether a structural change in patterns of cluster low-low and high-high In the first period there were two significant clusters of standard low-low – a cluster consisting of eight cities in the northern region of Curitiba and a large cluster formed fifty-five municipalities belong to mesoregion: Southwest, South Central, North Central, Southeast and southern part of the mesoregion of Curitiba Referring to the period 25-211 reduced to just sixteen cities Regarding the clustering patter high-high in the first period was concentrated in mesoregion Northwestern, mesoregion West and mesoregion North Central However, in the period 25-211 this pattern migrated to mesoregion Metropolitan Curitiba, specifically to the municipalities of: Colombo; Guaratuba; Matinhos; Paranaguá; Pontal do Paraná; Pinhais e São José dos PinhaisAs the TSAN results obtained show that in the period 25-211, there was an increase in the concentration of municipalities around the mesoregion of Curitiba in the clustering pattern high-high Thus, it appears that the mesoregions “less expressive” of the state of Paraná, with the advent of LFR, did not alter their behavior with respect to per capita tax collections typical of cities with the same intensity from the mesoregion of CuritibaNascimento, Sidnei Pereira do [Orientador]Camara, Márcia Regina Gabardo daParré, José LuizSantos, Rogélio Gerônimo dos2024-05-01T14:30:48Z2024-05-01T14:30:48Z2014.0010.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14393porMestradoEconomia RegionalCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Economia RegionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14393Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011 : um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscal
title A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011 : um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscal
spellingShingle A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011 : um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscal
Santos, Rogélio Gerônimo dos
Renda pública
Impostos municipais
Paraná
Responsabilidade fiscal
Economia regional
Revenue
Regional economics
title_short A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011 : um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscal
title_full A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011 : um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscal
title_fullStr A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011 : um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscal
title_full_unstemmed A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011 : um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscal
title_sort A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011 : um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscal
author Santos, Rogélio Gerônimo dos
author_facet Santos, Rogélio Gerônimo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Sidnei Pereira do [Orientador]
Camara, Márcia Regina Gabardo da
Parré, José Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rogélio Gerônimo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Renda pública
Impostos municipais
Paraná
Responsabilidade fiscal
Economia regional
Revenue
Regional economics
topic Renda pública
Impostos municipais
Paraná
Responsabilidade fiscal
Economia regional
Revenue
Regional economics
description Resumo: O Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo Essa tributação é necessária para fazer frente às despesas com serviços característicos de Estado que são demandados pela sociedade Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento da arrecadação per capita do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no Estado do Paraná, no período entre 1997-211, com os impactos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) A distribuição espacial da arrecadação dos tributos municipais é determinada através da utilização de técnicas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) - teste I de Moran Global e Local - para verificar a autocorrelação espacial entre os municípios do Paraná e confirmar a existência de clusters espaciais Para comparar a evolução das receitas desses tributos, no segundo período, foi utilizado o modelo econométrico denominado de Ajuste de Poligonais É significativo o aumento da arrecadação per capita do IPTU nas mesorregiões - Noroeste, Centro Oriental, Sudoeste e Oeste – a partir do ano de 25, mesmo sendo em níveis muito inferiores quando comparadas à mesorregião Metropolitana de Curitiba e Norte Central O que se pode concluir é que está ocorrendo uma desaceleração dessas receitas mesmo que a mesorregião Metropolitana de Curitiba corresponda por mais de 5% da arrecadação no Estado Com relação às receitas oriundas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), observa-se uma mudança estrutural nos padrões de agrupamentos baixo-baixo e alto-alto No primeiro período havia dois significativos clusters do padrão baixo-baixo Um grande cluster formado por cinquenta e cinco municípios pertencentes às mesorregiões: Sudoeste, Centro Sul, Norte Central, Sudeste e parte Sul da mesorregião Metropolitana de Curitiba No período referente a 25-211 reduziu-se a apenas dezesseis cidades Em relação ao padrão de agrupamento alto-alto no primeiro período havia concentração na mesorregião Noroeste, Mesorregião Oeste e mesorregião Norte Central Entretanto, no período de 25-211 esse padrão migrou para mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais especificamente para os municípios de: Colombo; Guaratuba; Matinhos; Paranaguá; Pontal do Paraná; Pinhais e São José dos Pinhais Os resultados demonstram que no período de 25-211, observou-se aumento da concentração de municípios entorno à mesorregião Metropolitana de Curitiba no padrão de agrupamento alto-alto Assim, constata-se que as mesorregiões “menos expressivas” do Estado do Paraná, com o advento da LRF, não alteraram seu comportamento no que tange a arrecadação per capita dos impostos municipais, com a mesma intensidade da mesorregião Metropolitana de Curitiba
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 10.02.2014
2014.00
2024-05-01T14:30:48Z
2024-05-01T14:30:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14393
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Economia Regional
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Programa de Pós-Graduação em Economia Regional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823315613712384